+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    Pretendo usar essas CPE para clientes com até 1,7 km, fica bom ?

  2. #2

    Padrão Re: Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    Nao compensa usar 912 no lugar do rocket?

  3. #3

    Padrão Re: Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    1,7km vai depender dos detalhes como fresnel, nivel de ruido da sua região e quanto de banda vai querer passar.

  4. #4

    Padrão Re: Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    Citação Postado originalmente por leonardoads Ver Post
    1,7km vai depender dos detalhes como fresnel, nivel de ruido da sua região e quanto de banda vai querer passar.
    amigo, pra falar a verdade no local onde eu quero instalar não tem provedor de internet nenhum, é em uma zona rural, sem ruídos, visada 100%.

  5. #5

    Padrão Re: Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    Citação Postado originalmente por RanieldePaivaSilva Ver Post
    amigo, pra falar a verdade no local onde eu quero instalar não tem provedor de internet nenhum, é em uma zona rural, sem ruídos, visada 100%.
    Mesmo com visada 100% a altura onde vai ser instalado no cliente interfere, ainda mais a essa distancia. E como vai usar no cliente TL, fica melhor se usar MK no lugar do rocket. O bom seria Rocket com Airgrid/Nano ou 912 com SXT

  6. #6

    Padrão Re: Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    Se a zona de Fresnel estiver 100% limpa, não vejo porque terá rede ruim.

    São 20dBi na torre. Mesmo que use só 15dBm no Rocket, em 1,7Km vai ter nessa CPE um sinal lá por -63dBm, que é mais que suficiente pra um MCS13 da vida.

    Se tiver sinal ruim (Digamos -70dBm ou menos (E menos que -70 é -71, -72, -73, etc), ou está na configuração pra dona-de-casa também conhecida como default, ou tem zona de Fresnel obstruída.

    É só configurar bem que um PTP com 2 WA7510n em 5Km passa fácil quase 40Mbps.

  7. #7

    Padrão Re: Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se a zona de Fresnel estiver 100% limpa, não vejo porque terá rede ruim.

    São 20dBi na torre. Mesmo que use só 15dBm no Rocket, em 1,7Km vai ter nessa CPE um sinal lá por -63dBm, que é mais que suficiente pra um MCS13 da vida.

    Se tiver sinal ruim (Digamos -70dBm ou menos (E menos que -70 é -71, -72, -73, etc), ou está na configuração pra dona-de-casa também conhecida como default, ou tem zona de Fresnel obstruída.

    É só configurar bem que um PTP com 2 WA7510n em 5Km passa fácil quase 40Mbps.
    Rubem, quero passar 2 megas para meus clientes que estaram a no máximo 1,7km usando wa7510n, na torre um basestation de 17dbi ficaria bom, ou eu teria que usar a de 20dbi mesmo? e qual rádio, Rocket m5 ou Basebox 5 ? agradeço desde já!

  8. #8

    Padrão Re: Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    Se não vai usar o protocolo proprietário, vá de basebox5. Terá mais processamento e os infinitos recursos do MK.

  9. #9

    Padrão Re: Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    Citação Postado originalmente por RanieldePaivaSilva Ver Post
    Rubem, quero passar 2 megas para meus clientes que estaram a no máximo 1,7km usando wa7510n, na torre um basestation de 17dbi ficaria bom, ou eu teria que usar a de 20dbi mesmo? e qual rádio, Rocket m5 ou Basebox 5 ? agradeço desde já!
    Ah, ainda nem comprou?
    Achei que já tinha o equipto, se já tem então o negócio é usar.

    Mas se ainda vai comprar, tem que ver quanto quer gastar, que data rates quer usar, essas coisas, porque funcionar qualquer coisa funciona.
    (Cada modelo ou linha com seu "porém")

    Se colocar setorial de 17dBi, com o rádio (Rocket ou RB912) a 20dBm, vai ter 37dBm EIRP.

    Em 1,7Km o sinal será recebido por um CPE de 15dBi lá pelos -61dBm, e isso é sinal suficiente pra MCS13 ou MCS14 tranquilo.

    Mas... a WA7510n é coisa de velho, só tem polarização simples, é o mesmo que as ridículas Airgrid, em pleno 2015 usar polarização simples só sendo um velho saudosista.

    Com uma SXT Lite5 com esse sinal vai poder usar MCS13 ou MCS14, vender uns 40Mbps agregado (Divido pelos clientes).
    Com uma ridícula/velha/retrógrada CPE de polarização simples, tipo essa TP-Link ou um antiquado Airgrid, só metade disso.

    Polarização simples não devia ser usada pra muito mais que 1Mbps, que já tem esses equiptos deve usar mesma, mas comprar NOVO isso hoje, sendo que vai cabo (ADSL, fibra, ethernet) se vende 5 a 10Mbps pelo menos.

    Polarização simples vendendo 5Mbps é suicídio, é ter 2 heavy users na célula que a banda agregada vendível já ficará comprometida.

    Então recomendo NEM COMEÇAR com pol. simples.

    Começa com pol. dupla, que seja uma Omnitik barata (Mas não recomendaria mais que 1,5Km nela (Usando MCS13, nada de pendurar pol. simples tipo Airgrid nelas, é desperdício de dinheiro)), é muito mais simples trocar uma omnitik na torre (Quando tiver muito cliente) do que ir em cada cliente tirar Airgrid e colocar alguma coisa de polarização dupla no futuro (Quando a demanda por 5Mbps for grande).

    Com CPE de 15 ou 16dBi, DESDE que seja de polarização dupla, pode usar 1,7Km sem problema, desde que a torre tenha antena de uns 14dBi pra cima. Com qualquer equipto desse, é só fazer instalação com visada e zona de fresnel limpos, configurar pra data rate suficiente pro sinal existente (Nada de insistir em MCS15 se tiver sinal ruim tipo -60dBm) que terá rede ok. Pode ser UBNT, MK, Intelbras, Oiw, a maior cagada é misturar pol. simples com dupla e misturar equiptos que não funcionam com data rate fixo e ser obrigado (Pela péssima escolha de equiptos) a deixar data rate automático.

    Tem um monte de fabricante porque os concorrentes tem seus problemas. Mas funcionar todos funcionam, instabilidade é relativo, tem muito lugar com mistura idiota tipo Airgrid e SXT, cujo problema é a zona entre pol. simples e dupla, não por misturar MK e UBNT.

  10. #10

    Padrão Re: Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ah, ainda nem comprou?
    Achei que já tinha o equipto, se já tem então o negócio é usar.

    Mas se ainda vai comprar, tem que ver quanto quer gastar, que data rates quer usar, essas coisas, porque funcionar qualquer coisa funciona.
    (Cada modelo ou linha com seu "porém")

    Se colocar setorial de 17dBi, com o rádio (Rocket ou RB912) a 20dBm, vai ter 37dBm EIRP.

    Em 1,7Km o sinal será recebido por um CPE de 15dBi lá pelos -61dBm, e isso é sinal suficiente pra MCS13 ou MCS14 tranquilo.

    Mas... a WA7510n é coisa de velho, só tem polarização simples, é o mesmo que as ridículas Airgrid, em pleno 2015 usar polarização simples só sendo um velho saudosista.

    Com uma SXT Lite5 com esse sinal vai poder usar MCS13 ou MCS14, vender uns 40Mbps agregado (Divido pelos clientes).
    Com uma ridícula/velha/retrógrada CPE de polarização simples, tipo essa TP-Link ou um antiquado Airgrid, só metade disso.

    Polarização simples não devia ser usada pra muito mais que 1Mbps, que já tem esses equiptos deve usar mesma, mas comprar NOVO isso hoje, sendo que vai cabo (ADSL, fibra, ethernet) se vende 5 a 10Mbps pelo menos.

    Polarização simples vendendo 5Mbps é suicídio, é ter 2 heavy users na célula que a banda agregada vendível já ficará comprometida.

    Então recomendo NEM COMEÇAR com pol. simples.

    Começa com pol. dupla, que seja uma Omnitik barata (Mas não recomendaria mais que 1,5Km nela (Usando MCS13, nada de pendurar pol. simples tipo Airgrid nelas, é desperdício de dinheiro)), é muito mais simples trocar uma omnitik na torre (Quando tiver muito cliente) do que ir em cada cliente tirar Airgrid e colocar alguma coisa de polarização dupla no futuro (Quando a demanda por 5Mbps for grande).

    Com CPE de 15 ou 16dBi, DESDE que seja de polarização dupla, pode usar 1,7Km sem problema, desde que a torre tenha antena de uns 14dBi pra cima. Com qualquer equipto desse, é só fazer instalação com visada e zona de fresnel limpos, configurar pra data rate suficiente pro sinal existente (Nada de insistir em MCS15 se tiver sinal ruim tipo -60dBm) que terá rede ok. Pode ser UBNT, MK, Intelbras, Oiw, a maior cagada é misturar pol. simples com dupla e misturar equiptos que não funcionam com data rate fixo e ser obrigado (Pela péssima escolha de equiptos) a deixar data rate automático.

    Tem um monte de fabricante porque os concorrentes tem seus problemas. Mas funcionar todos funcionam, instabilidade é relativo, tem muito lugar com mistura idiota tipo Airgrid e SXT, cujo problema é a zona entre pol. simples e dupla, não por misturar MK e UBNT.
    Rubem, tanto no site da tp link quanto nos vendedores informam que a wa7510n é dupla polarização. veja essas imagens: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cpe 2.JPG
Visualizações:	155
Tamanho: 	68,5 KB
ID:      	62608Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cpe.JPG
Visualizações:	97
Tamanho: 	52,5 KB
ID:      	62607
    Agora fiquei na dúvida, vi que em outro tópico você e outras pessoas falaram muito bem da wa5210g, eu deduzi que também teria uma ótima qualidade a wa7510n.

  11. #11

    Padrão Re: Até quantos km posso usar uma CPE Tl-WA7510n, com Basestation Am-5g20-90 + Rocket ???

    Ah sim, equívoco meu.
    Ela tem ANTENA de polarização dupla. Mas ela não suporta MIMO.

    Ela só tem 1 chain. Na saída do chipset de RF tem um switch controlado pelo chipset, que seleciona OU vertical OU horizontal.

    Então reescrevendo: Opte por equiptos que façam MIMO, pra usar realmente as 2 polarizações ao mesmo tempo.

    As CPE's que suportam MIMO falarão em data rate de 300M.
    (Tipo roteador de 2 antenas, falam em 300M, porque fazem MIMO com elas)

    É a CPE 510n deles que tem antena de dupla pol. e faz MIMO:
    http://www.tp-link.com/en/products/d...81_CPE510.html

    (Ter antena dupla, mas rádio single, é o mesmo que virar um Airgrid de lado, é basicamente mudar a polarização mas usar só 1 chain)

    (A WA5210g também faz isso, é radio de 1 chain (Alias, é chipset antigo que só roda B/G, não suportaria MIMO já que não suporte N) mas tem um switch qhe chaveia entre a antena V, a H, e o conector SMA externo, a saída chaveia de modo a usar só 1 por vez (MIMO usa as 2 pol. ao mesmo tempo). Até por isso a CPE 210N custa muito mais que a WA5210g, o custo não fica na antena mas no circuito)

    Aqui a etapa de RF do 5210, só tem 1 amplificador (Precisa 1 amplificador por chain, um NS Loco M2 tem 2 amplificadores), mas tem um switch por saída (V, H e SMA, um não aparece na foto mas tá pra direita).
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5210g.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	763,0 KB
ID:      	62609