+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com a rede e com PPPoE

    Olá galera! estou com problema muito estranho na qual não estou conseguindo detectar a origem, mas antes de desmanchar todas as configurações e fazer tudo do zero, gostaria de entender o motivo, de esta ocorrendo o seguinte problema. Hoje a rede é roteada, tem ospf, vpls, mpls. Servidor dns local.

    A rede possui 10 torres, sendo que em todas elas possui rb, e media de 3 painéis com rocket,

    Torre-1 A rb 1, é um concentrador e toda a rede é processada nela, uma ccr1036-8g-2s+em.

    O ptp é feito com par de airfiber AF24 distancia de 3km, e 200Mb de link (até hoje não foi detectado problema com chuva, distancia pouca)

    Torre 2 , possui uma rb 2011 e todo o fluxo da rede é passado por esta RB, menos o fluxo das conexões dos painéis da torre 1, o que representa menos 60 clientes; alem deste ponto ramificar a rede, aqui possui 5 painéis com rocket para conexão de clientes.

    Deste ponto saem seguintes enlance

    Torre 3 sendo que esta, é uma bridge da torre 2, possui 1 painéi com rocket

    Torre 4 esta possui roteamento, rb 750, 3 painéis com rocket

    Torre 5 possui roteamento rb 2011
    Aqui nesta torre, possui 2 painéis com rocket, e 2 ptp, em bridge para duas torres na qual uma possui rb 750, e outra 450

    Torre 6, esta é interligada com torre 2 via fibra, aqui possui rb 2011 uias
    deste ponto a rede sai mais 3 ptp, e possui 2 painéis com rocket para conectar clientes locais

    Torre 7 nesta torre possui 3 painéis com rocket, rb 2011 ptp é fechado powerbeam

    torre 8 nesta torre possui 3 painéis com rocket, rb 750 ptp é fechado powerbeam

    torre 9 nesta torre possui 3 painéis com rocket, rb 750 ptp é fechado powerbeam

    O provedor possui 700 clientes, porem de alguns meses vem apresentando problema de lentidão no cliente, e as maiores taxas de uso do link ficou registrado algo na ordem de 150Mb maior taxa de consumo, são dois link dedicado, este de 200Mb na fibra, e outro de 60Mb que chega ate a ccr via Vlan, trafegando da torre 2, através do airfiber, até chegar na ccr, somente é acionado quando o link principal cai.
    Mesmo tendo sobra de link, os uma parcela de clientes não conseguem ter uma boa navegação, mesmo eles tendo uma boa comunicação com radio, sinal muito bom, ccq, ótimo, nois floor quase sempre -100 -102, então foi observado que na CCR estes clientes que não estão tendo boa navegação, ficam autenticando, e em menos de 10 minutos caem a conexão no servidor.

    Técnicos, foram deslocados até a casa dos clientes, para tentar localizar a origem do problema.

    Teste realizado.

    Técnico observou que mesmo o cliente estando conectado, não consegui ter navegação, e nem pigar site algum, nem abrir o sistema de gestão internamente.

    Técnico observou que, no nanobeam antena que usadas nos clientes, em toda rede UBNT, o Tunnelo ficava desconectando de tempos em tempos, mas a antena em si não desassociava do painel.

    Foi trocado, fonte, cabo, CPE, e o problema persistindo, de tal forma que não estou conseguindo entender o problema. eu calculo que mais ou menos 150 clientes estão sendo afetados com este problema.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: problema com a rede, e com ppoe

    Aqui onde moro aconteceu uma vez, era cliente deste provedor. Foram dias vasculhando a rede, quando acidentalmente descobriu-se que tinha um MAC não cadastrado conectado a uma nanostation, não tinha tráfego mas tipo travava outros usuários..

  3. #3

    Padrão Re: problema com a rede, e com ppoe

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Aqui onde moro aconteceu uma vez, era cliente deste provedor. Foram dias vasculhando a rede, quando acidentalmente descobriu-se que tinha um MAC não cadastrado conectado a uma nanostation, não tinha tráfego mas tipo travava outros usuários..
    Mas aqui todos os painéis possuem
    ACL de MAC,
    o para ser cadastrado, precisa da criptografia, ter um usuário ativo na rede, e senha, e cada usuário e amarrado a um endereço mac.

  4. #4

    Padrão Re: problema com a rede, e com ppoe

    Olá, não tenho conhecimentos abrangentes para te ajudar. Contudo te digo que se um problema é grande quebre ele e resolva-o por partes. Já tem idéia de onde estão conectados os cliente problemáticos, se estão em alguma torre ou se são espalhados...

  5. #5

    Padrão Re: problema com a rede, e com ppoe

    estão espalhados, este o problema.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com a rede e com PPPoE

    Ja fez uma planilha incluindo cada cliente afetado, com dados como horaris, rotas por onde saem para a net, tipo de hardware usado, local geografico, etc, essa colrta pode ajudar muito.
    Nao sei se estou falando bobagem mas ja verificaram aqueles problemas de mikrotics com alto consumo de processador?

  7. #7

    Padrão Re: Problema com a rede e com PPPoE

    Tive um problema parecido na minha CCR, o trafego dificilmente batia 130 mega, minha rede ainda está mesclada entre ip Arp e pppoe, e todas passavam pelo chips Atheros 8327 que corresponde por comunicação de 4 portas em switch , depois de muitos teste a solução foi tirar as conexão pppoe desse switch, usando outra porta que nao seja a pertencente ao Switch o modelo da minha CCR 1009. 8g 1s, não sei o pq resolveu mas resolveu e desde então estou tentando entender essa situação

    Sent from my XT1068 using UnderLinux mobile app
    Última edição por rafaelplis; 06-02-2016 às 19:43. Razão: Complemento

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Problema com a rede e com PPPoE

    Os daqui, todos que tem PPPoE, com nome de usuário e senha, vem um terceiro ainda se consegue conectar, mas não navega principalmente em placa wireless antigas ou roteadores com wisp. O mais modernos, se todas as configurações não forem aceitas, não prende aquela rede o mesmo acontecendo com android 6.0 ou nos Apples; não sei dizer com windows phone. Acredito que uma pessoa com certo conhecimento de segurança em wireless, ele burla, trava a sua rede ou um determinado cliente e acho que tinha um que fazia isso na minha rede, por que ficava um determinado mac om certo ip conectando pela madrugada adentro. Tive de mudar a senha pra começar... depois i IP e o DNS

  9. #9

    Padrão Re: Problema com a rede e com PPPoE

    Ou "conhecimento de segurança" ou "saber qual APP baixar".

    Porque uns problemas de molecadas burlando senha WPA (Não WPA2), autenticação PPPoE, as vezes aparece por aqui, e não é molecada que sabe alguma coisa (Se perguntar pelo endereço IP vai dizer a rua em que mora), mas que testam vários app's pra burlar isso e aquilo, uma hora acham uma brecha e conectam.

    Não sei bem que aplicativos usam, mas procurando por senha e wifi (Ou password, ou hack, coisas assim) tem sempre os 100 itens limite da busca cheios, 2/3 deve ser puro adware, mas alguns devem burlar alguma coisa, porque empresa que tem uns AP's velhos por aqui, se tem muito vizinho grudado do lado, sempre acaba com internet lenta e mais gente conectada que devia, isso sem nem passar senha nem pra funcionário! (Conecta todos os notebook e nem passa senha pra ninguém. Mas... uns aparelhos velhos não rodam WPA2, você se obriga a usar WPA, aí complica. E atrelar MAC não resolve, pra clonar MAC esse eu mesmo já testei ferramenta, que escaneia rede e exibe uns MAC's).


    Molecada hoje não entende pinóias de rede, mas sabe procurar e tem paciência pra testar os app's do Google Play. É outro tipo de especialização.

    No caso do bloqueio do Whats App foi lindo, a 0:01h tava bloqueado, mas as 0:02h já tinha um monte de gente usando proxy, gente que não faz ideia do que é proxy mas que sabe seguir receita de bolo e tem tempo e paciência pra testar vários softwares.

  10. #10

    Padrão Re: Problema com a rede e com PPPoE

    Não sei se estou falando bobagem, mas reconexão constante no pppoe não pode ser MTU? E nos clientes que apresenta lentidão, fazendo teste com iperf, passa uma banda considerável ou passa pouca banda justificando a lentidão?