+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    ainda optei pela 1016 comprei hoje. Mas ccr com todos os núcleos é igual a funcionários da prefeitura fazendo obra, 1 trabalha os outros ficam morcegando.

  2. #22

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    ainda optei pela 1016 comprei hoje. Mas ccr com todos os núcleos é igual a funcionários da prefeitura fazendo obra, 1 trabalha os outros ficam morcegando.
    kkkkk a comparacao eh boa!!! Mas isso soh acontece no cauculo de rotas... se nao for usa-la em bgp fika tranquilo q vai bem

  3. #23

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    tenho também em produção uma 1036 8G S+ muito boa, porem preço atual dela é quase proibitivo.

  4. #24

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Cara eu to usando, ate agora td normal.

    Enviado via Lenovo A7010a48 usando UnderLinux App

  5. #25

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Parceiro @junior.corazza , manda o contato por favor. Zap zap : 83 9 9652-9313 ou MP

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  6. #26

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Ola onde você comprou ?

  7. #27

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A MK promete usar ARM faz anos, sempre achei que seria uma RB menor tipo RB450/750/850.

    Basicamente entre ARM e MIPS tem diferenças em registradores (Mas de MIPSBE pra MIPSLE também tem uma diferencinha) e endereçadores (Modos de endereçamento), isso gera a obrigação de usar approaches diferentes, então não caiam em bobeira de comparar um ARM 1,4GHz com um MIPS 900MHz.

    No uso dado, ARM concorre com PowerPC e Tile. Eu voto na superioridade do PowerPC.
    Mas... também tem que ver o uso, as DUZIAS de nucleos dos equiptos TILE tem suas vantagens em rede.

    Enfim, esperem um bom review e analisem se o modo usado no review é o mesmo que usará, porque com plataformas tão diferentes não tem como padronizar comportamento. Ainda não tinha RouterOS portado pra ARM simplesmente porque dá trabalho, não tem nenhuma vantagem fantástica pra compensar o custo de portar ele, agora que tem ARM barato a coisa mudou, mas a MK tem linhas com Mips, ARM, PPC e Tile porque tudo tem seus prós e contras, depende do uso.
    (Do tipo de regra, tamanhos de pacotes, operações paralelas ao roteamento, essas coisas)

    Tem vários roteadores de mesa, de primeira linha, com ARM hoje, até uns TP-Link Archer (C8 ou C9, algo assim), o desempenho é bem superior aos modelos com MIPS do mesmo fabricante mas também muda RAM e ROM, fora que são mais caros, então um comparativo mesmo neles não é tão simples. Precisaria comparar com roteadores com MIPS de mesmo preço.
    Rubem o que acha da 850GX2 ?
    O meu balance atual esta chegando nos 80M. A RB450 é quem gerencia tudo e infelizmente tenho ainda algumas regras de QOS e filtros. Logo irei colocar colocar um link de 50M e depois de um 100M, fatalmente ela não irá suportar o tráfego. Pois, hoje ela tem picos de 70~80%.
    Eu gostaria de colocar logo uma 1100AHX2, mas neste momento não posso.

  8. #28

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Pra mim processador PowerPC é a melhor coisa do mundo, então acho a 850GX2 linda.

    Mas no comparativo com preço sei lá como fica, ela anda meio cara.
    (Mas eu me decepcionei com RB1200 e 1100 simples, que ficam no preço da 850gx2)

  9. #29

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pra mim processador PowerPC é a melhor coisa do mundo, então acho a 850GX2 linda.

    Mas no comparativo com preço sei lá como fica, ela anda meio cara.
    (Mas eu me decepcionei com RB1200 e 1100 simples, que ficam no preço da 850gx2)
    Na prática essa RB850GX2 aguentaria quantos megas de tráfego so loadbalace ?

  10. #30

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    E em relação aos PPS?

  11. #31

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Eu vou pela "metade" do que a MK promete. Ela promete 54Kpps no pior cenário pra RB450G, eu acredito só em uns 25Kpps (Que é o que na prática já vi).

    Se a RB850GX2 promete no mesmo cenário 114Kpps, eu confiaria nuns 50Kpps.

    É metade da capacidade prometida da RB1100AH x2, mas... o preço muda 300% quando o desempenho teórico muda 100%.


    (Nem coloquem a RB750, 750G, GL e UP na estória porque o foco delas é custo menor, o desempenho é baixo por o preço é menor, não são "substitutas" da RB450G com case, são pra outros usos onde precisa pouco processamento. Se é pra dar substituto pra RB450G, seria a 850GX2. Depois disso o preço dobra e já chega nas RB1xxxx)

    A RB1100 é uma RB800 sem wifi e com mais Ram, não que seja ruim, mas... por R$ 1,6 mil complica. A AHx2 já tem outra geração bem mais nova de processador PowerPC e custa quando muito R$ 500 a mais que a 1100, isso torna a 1100 um produto ruim (Pro preço).

    E o processador da RB850GX2 também é moderno. Se tiver uma RB600 com 5 ethernet e míseros 128MB de Ram eu já ia preferir ela (A qualquer uma RB750), imagina algo com um PowerPC bem mais novo e com muito mais Ram! É a RB850GX2.

    (Mas tem que ver os limites dela, não tem MTU de mais de 2000 igual mips, é limitada igual RB450G, é realmente algo pra colocar onde a RB450G não dá mais conta, mas onde ainda não precisa uma RB1100AHX2 ou uma CCR da vida)

  12. #32

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Entao sendo assim loadbalance tipo 150/15 mb assimétrico ou até mesmo 200mb com esses links adls de 50mb pode edquecer com ela ne?

  13. #33

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Sem falar que existe um equipamento da TP-Link o ER5120 que segura esse tráfego de boa e custa bem menos.

  14. #34

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    O TP Link promete
    Desempenho
    Sessão Simultânea 120000
    Throughput NAT 350Mbps


    A RB850GX2 promete
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         850.jpg
Visualizações:	366
Tamanho: 	16,8 KB
ID:      	63081


    Mas acreditar em promessa não dá, isso é valor que se consegue em situação muuuuuto específica, com pacotes todos iguais, com digamos 25 maquinas trafegando pacotes iguais, é situação só de teste.

    No mundo real tem delays diferentes, um site leva 20ms pra responder, o outro 200ms, uma conexão tem pacotes de 100B, outra tem de 1500B, uma hora tem 1500 sessões abertar trafegando mini-rajadas de 50bps cada, outra hora tem meia duzia de cliente trafegando tudo o que podem, uma hora tem na tabela do firewall 200 itens com timeout de 4 segundos a 5 minutos, outra hora tem 5000 itens na tabela e metade tem timeout de 5h ou 24h...


    Se for pelas promessas de throughput a RB450G devia balancear perfeito 4 vdsl de 50Mbps cada, e se fizer download único em 3 ou 4 maquinas ela certamente dá conta de um belo trafego tipo 150Mbps, mas... no mundo real isso não existe, no mundo real tem 150 clientes com pacotes de 100 a 500 bytes, com rajadas de consumo baixo ou médio, e tá lá na ficha técnica, pacotes pequenos geram throughput pequeno. Cada pacote de ping do Windows ou do Android ocupa o processamento que um pacote de 1500 bytes de um download ocuparia, e hoje o cliente produz milhares de pacotes pequenos com timeout enorme (Acho que o WhatsApp tem timeout tipo 5 minutos, mas tem redirecionamento dinâmico no Android que pede timeout de 5h, outros de 12h, a sessão fica lá esse tempo todo a toa geralmente).

  15. #35

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Faz um tempo que parei de usar MK pra LB. Em empresas uso o Tp Link 470+ (pequenas) sem rack e em empresas médias uso o 480+ que precisam de redundancia e nao abrem mao de usar os dois links. Possuo tambem rede com 4 vdsl de 20Mb na ER5120 com 200 usuarios e pico de 60Mb. Diz ela que sao 350Mb Nat e 120000pps. Fiz teste nela com fibra 200Mb com 20 torrents e segurou as pontas sem problema.

  16. #36

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Mathcardoso vc que tem experiência com as ER5120 sabe dizer se elas tem o firmware com as mesmas funçoes da TL-4180 ou ja tem um firmware melhorado?

  17. #37

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Mathcardoso vc que tem experiência com as ER5120 sabe dizer se elas tem o firmware com as mesmas funçoes da TL-4180 ou ja tem um firmware melhorado?
    a 4180 ou a 480? Essa 4180 nao conheço. Mas o firmware delas sao iguais, só mudam umas funçoes, no caso da 5120 tem porta DMZ por hardware. E tem as versoes tambem. a 480 que presta acho que é a versao 6 e 7, da 5 pra tras travam demais, principalmente se usar os services.

  18. #38

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Isso 480 foi erro de digitaçao. Obrigado

  19. #39

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Interresante essas ER5120. Eh uma pena que a alimentação delas sejam AC100-240v. Fica difícil manter nobreak com bateria so pra ela.

  20. #40

    Padrão Re: RB3011UiAS-RM - Alguém já testou?

    Dia desses abri uma 480 e vi que a fonte interna dela alimenta ela com somente 3,5v. Eletrónica não eh minha praia, entao fico imaginando se seria possível adaptar no fundo dela um conector P4 e dentro dela colocar um Step Down de 24v para 3v ou 5v e ligá-la. Na minha fonte nobreak 24v da volt.