Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Estou com uma ideia de virtualizar uma maquina meio parruda que tenho, ela eh quad core i7 3.2, com 32gb kingston, HD sao 4 SATA3 total de 4 Tera, eu sei que nao eh muito violenta mais da pra brincar de virtualizar!!
    Somos ISP temos link dedicado de 380Mb ligado a BGP, temos ASN, nosso roteador de borda esta direto na nuvem!

    Qual sistema eu instalo para gerenciar as virtualizacoes, do tipo quando quiser criar uma maquina nova, eu entro nele e crio por la!! Porem queria fazer isso tudo pela rede, acesso via web se possivel, sem ter que ligar teclado e monitor, muito menos vpn, teamview essas coisas.

    Existe algum sistema gratis? Alguma distribuicao Linux?

    Desculpe minha ignorancia na area de virtualizacao, ate hoje soh usei o virtual box no windows, mais agora quero usar para servidor.

    Aguardo alguma ajuda ou opniao!!

    []´s

  2. #2

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Procure sobre o Proxmox é um sistema free e muito facil e robusto vale a pena pesquisar e realizar testes com ele.

    https://www.proxmox.com/en/

  3. #3

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Sabe me dizer se em algum desses sistemas de virtualização eu consigo adicionar um modem 3g?

  4. #4

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Citação Postado originalmente por Vicctor Ver Post
    Sabe me dizer se em algum desses sistemas de virtualização eu consigo adicionar um modem 3g?
    No VMWare ESXI eu consigo colocar dispositivos USB, entao deve dar para colocar modem 3g tambem

  5. #5

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Muito obrigado pelas informacoes @sgnetararuama e @ab5x2 vou pesquisar aqui sobre e posto resultados!

  6. #6

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Citação Postado originalmente por Vicctor Ver Post
    Sabe me dizer se em algum desses sistemas de virtualização eu consigo adicionar um modem 3g?
    sim da sim, no virtual box eu ja utilizei a usb e funcionou numa boa!

  7. #7
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Eu gosto mais do vmware esxi.

    Enviado via SM-G925I usando UnderLinux App

  8. #8
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Trabalho com virtualização a alguns anos e usei muito tempo VMware mas te aconselho usar proxmox e Debian based tem gui pra gerenciar e faz cluster e live mogration de forma facil substitui todas as vms dr uma empresa que trabalhei pra proxmox (pve) se precisar lhe auxilio


    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    olha foi ate engracado vc levantar esse topico agora, pois justamente estou ja com o proxmox instalado, rodando, porem estou querendo mudar para o vm!!!!

    entao pra comecar o proxmox nao aceita qualquer placa mae, mesmo algumas q tem a opcao de ativar a virtualizacao na bios, ele tbm nao aceita, tentei 3 tipos de placa mae e nao deu certo, ai recentemente adquirimos um dell power edge t420, entao instalei o debian jessie nele, criei as particoes como o proxmox pede, ai depois instalei o proxmox, rodou ok, e aceitou a placa mae, consegui virtualiza maquinas!!!!!

    atualmente estou com 2 maquinas rodando, porem tive problemas para instalar um certo software de gerencia de provedor, o pessoal falou q o proxmox "bagunca" as maquinas criadas, e no sistema dele nao ia dar certo, soh se fosse no vm, pois ele tem clientes com vm rodando e vai numa boa!!!

    ai agora estou nessa duvida, como tudo eh muito recente ainda estou analisando!!

    gostei do proxmox, eh intuitivo, a gerencia eh via web, eh facil de criar as maquinas e tbm novnc, achei ele bem legal vc roda a maquina ali na pagina da web!!!

    me fale mais sobre o proxmox, se tem algo em especial, como vc ta fazendo ai q vc ta usando nessas maquinas virtualizadas??

  10. #10
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Qual versão do seu pve?

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  11. #11
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Para distribuição Linux - > PROXMOX, sem dúvida.

  12. #12

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Proxmox Virtual Environment 4.2-15/6669ad2

    to fazendo login por Linux PAN Standard, com a senha root do linux

    criei as maquinas tudo clicando no botao next
    fiz bridge nos ips, a parte da rede e ip esta ok

    minhas duvidas sao mais na parte de criar a maquina como:
    qual processador escolher, o meu aqui eh xeon 8 cores, usei o default, eu poderia usar ate 8 cores tbm?
    no hd, aparece IDE, mais os meus hds sao SATA, deixei tudo padrao e funcionou!

    outra coisa ele faz backup automatico? se eu criei maquina de 120gb, ele vai usar 240? esse backup fica na particao principal, ou na /var/lib/vz ??

    valeu pela forca...

  13. #13
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Boa noite,
    sua versão é a mais atual,
    o padrão de discos use sempre Qcow2, use preferencialmente sata e marque directsync(gravam de uma forma surpreendentemente rápida)
    o correto é nunca usar todos os cores de seu Baremetal, então sempre tente deixar ao menos 1 core e 512men sobrando para o Bare,
    placas de rede eu aconselho usar sempre Intel10/1000 é mais comum a todos,
    quanto aos discos seguindo as melhores práticas sugiro instalar o PVE em 2 raids, sendo eles:
    Raid0 - PVE e isos (repositório das isos)
    Raid5 - Storage /vz (aonde irá salvar as maquinas paravirtualizadas)

    outra informação importante que vi é que disse ter mais servidores, o PVE tem uma função muito bacana que é o "Pveca" cluster PVE
    ele faz live migration de uma maquina pra outra, podendo assim criar um storage de micros em um pc mais fraco e usar o recurso de processamento de maquinas mais fortes,
    no projeto eu subi cerca de 15 servidores para cada PVE (não clusterizados) porque o projeto não foi tão bem desenhado,
    mas ficou bacana tinham servidores MS, CentOS 5/7 , ubuntus e debians virtualizados, e tinha uma aplicação chamada MKsolution (exclusiva para provedores) ((possui muitos bugs))

  14. #14

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    @vagnerricardo muito brigado pelas informacoes!

    me fala uma coisa estou tendo problema na velocidade da placa de rede, nao chega 100Mb nesse meu servidor virtualizado de jeito nenhum, no maximo chega 40Mb

    vc sabe alguma coisa sobre limitacao de banda, eu vi la Hardware e esta ilimitado a velocidade, mais mesmo assim nao chega 100Mb, e a placa de rede eh Giga!!

  15. #15
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    você tem mais maquinas virtualizadas neste hypervisor? se tiver possivelmente estão dividindo carga, a rede é giga ou fast?

  16. #16

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    tenho sim, mais nenhum esta consumindo nada!
    em uma das maquinas eu montei um servidor de hospedagem, ai nele eu coloquei aquele teste de velocidade, e nao passa de 20Mb, soh ta trafegando 20Mb nao entendo o pq, pois la no proxmox esta ilimitado a banda da placa de rede!!!

    a rede eh giga, eu tirei ilimitado e coloquei 100Mb la na interface, vou ver se vai mudar algo!

  17. #17
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    se não for problema pra ti, posso dar uma olhada no seu PVE? me add no whatsapp
    21-97012-3951
    Um abraço.

  18. #18

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    vixe fica dificil passa a senha root,
    mais eu consegui resolver aqui o problema da banda, agora esta passando bem nos testes de troughput!!

    eu aumentai a velocidade, sabe la onde limita velocidade da rede, quando fica ilimitado percebi que passava apenas 20Mb ai subi para 100Mb e passava uns 40Mb, ai subi para 1024Mb e esta passando 250Mb agora!!! kkkk vai entender!!

    duro de navegar em aguas misteriosas eh isso!!!!

    mais muito obrigado pelas informacoes q me passou, foram muito uteis!!!
    []´s

  19. #19

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Nossa mano, tá falando sério, RAID 0? É sério? É produção, vai ferrar nosso amigo assim, na cara dura?

    Quanta besteira!

    Amigo abandona essa porcaria toda! Vai de Debian + Xen, não tem erro, pode dar um trabalho para configurar tudo, no entanto, depois que tudo estiver configurado vai ficar muito bom.

    Sobre RAID sugiro a galera dar uma estudada, muita sugestão ruim e sem o menor conhecimento, por favor.

    Se tiver dúvidas olhe meu site, wordpress.stubnetwork.com.br

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  20. #20
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Nossa mano, tá falando sério, RAID 0? É sério? É produção, vai ferrar nosso amigo assim, na cara dura?

    Quanta besteira!

    Amigo abandona essa porcaria toda! Vai de Debian + Xen, não tem erro, pode dar um trabalho para configurar tudo, no entanto, depois que tudo estiver configurado vai ficar muito bom.

    Sobre RAID sugiro a galera dar uma estudada, muita sugestão ruim e sem o menor conhecimento, por favor.

    Se tiver dúvidas olhe meu site, wordpress.stubnetwork.com.br

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App
    Gosto de pessoas como você porquê sem entender o motivo ja criticam. Xen/pve/vmware São todos paravirtualizados... no final funcionam parecido. A questão é qual é mais intuitivo e qual o usuario (leia-se) profissional do t.i se dá melhor.
    Se fosse pra ser troll nos comentários deveria ter falado sobre dockers...

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App