Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Valeu pela ajuda galera, vou fazer um estudo aqui sobre os rádios digitais sobre frequência como conf etc. se eu tiver alguma dúvida posto aqui blz

  2. #22

    Padrão Re: AirFiber 5X

    este mesmo, digitei errado aqui.

  3. #23

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Sobre esses kits 45°, seja pra UBNT, Ceragon, Huawei ou seja lá o que for, não é que a ficha técnica não diz nada, ao contrário, é só ver a ficha técnica e o ridículo isolamento entre os chains, com isolamento RUIM tipo apenas 22dB tem PTP que fica ruim, precisa isolamento na casa dos 35dB.

    Então imagina que LIXO de qualidade vai ter com tripla polarização, a 45°, se o isolamento entre chains ("Polarizações") mal dá 14dB!
    O chain a 0° recebe o sinal na vertical a, digamos, -55dBm, o sinal da pol. a 45° vai chegar então nesse exemplo com -55 - 14 = -69dbm, que é sinal pra lá de legível pro rádio. Se fosse sistema de apenas 2 polarização, o sinal na pol. a 90° chegaria a -55 - 35 = -90dBm, que é bem ilegível (E antenas decentes tem isolamento acima dos 30dB, é o caso das Algcom, RocketDish e MK).

    Nenhum rádio digital usa essa gambiarra, é 0° e 90°, nada de gambiarra ridícula com 0°, 45° e 90°, é IMPOSSÍVEL ter isolamento suficiente entre os 3 chains então isso nunca vai prestar nem com N nem com AC, talvez no futuro algum hardware faça algo milagroso tipo usar um canal distante pro chain a 45°, mas hoje o sistema é tudo no mesmo canal, não é só a prática que diz que o desempenho é um lixo, a TEORIA também diz que isso é uma IDÉIA RIDÍCULA e tem tudo pra dar errado, é só desrespeitar o isolamento entre polarização que vai dar merda com certeza.

    (As setoriais em X ou de pol. tripla são pra comunicação móvel ou nômade, nenhum fabricante sério faz equipto pra PTP com 3 pol. e garante throughput maior, só fabriqueta desconhecida que quer atender curioso que duvida da teoria e quer ver como é na prática)

  4. #24

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Tenho um enlace com rocketdish de 30 com 25 km de distância passando um link de 50 mb tranquilo mais como vou subir meu link pra 400 mb não sabia bem o que comprar já ia fazer besteira comprando esse kit 45°, ainda bem que perguntei aqui no fórum se não já ia jogar dinheiro 💰 fora

  5. #25

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Na verdade ainda não achei uma solução boa pro meu problema o pouco que pesquisei aqui esse rádios digitais profissionais são os olhos da cara kk

  6. #26

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Citação Postado originalmente por naruto Ver Post
    Na verdade ainda não achei uma solução boa pro meu problema o pouco que pesquisei aqui esse rádios digitais profissionais são os olhos da cara kk
    Patrao vou te falar minha quase experiencia e oque acabei fechando.

    Preciso de apenas 80mb e agora vou subir pra 100mb estou cotando,pesquisando,analizando desde o mes 10/15.

    Se for comprar NOVO ZERO BALA é motorola com meu amigo @Zucchi seja ptp 800 ou 820.

    Se for comprar USADO é marcony e nao tem boca!

    Ambos oferecem a melhor garantia e preço, basta voce ver oque melhor se encaixa no seu orçamento!

  7. #27

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Pra quem ainda não entendeu, ou quiser se aprofundar mais, tem um video no canal do ze alves no youtube sobre ac, que explica muito bem essa questão das 3 portadoras.

  8. #28

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Patrao vou te falar minha quase experiencia e oque acabei fechando.

    Preciso de apenas 80mb e agora vou subir pra 100mb estou cotando,pesquisando,analizando desde o mes 10/15.

    Se for comprar NOVO ZERO BALA é motorola com meu amigo @Zucchi seja ptp 800 ou 820.

    Se for comprar USADO é marcony e nao tem boca!

    Ambos oferecem a melhor garantia e preço, basta voce ver oque melhor se encaixa no seu orçamento!

    E o PTP800 naquele valor está acabando
    Eu na correria esqueço de te pentelhar aehuaheuahuea.

    Obrigado pela confiança !

  9. #29
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Pessoal pegando carona aqui nesse tópico, me tirem uma dúvida que pode até ser besta para muitos, porém estou com isso batendo em minha cabeça!

    Esses rádios digitais que vocês estão falando ai, todos eles só operam com frequência licenciada? Ou tem algum que trabalhe em alguma frequência "aberta", e que poderia por exemplo atender um ptp de uns 2k até 5km no máximo, passando uns 400Mb ?

  10. #30

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Rubem
    acho que nao viu o adaptador certo ?
    as antenas sao dupla não tripla

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre esses kits 45°, seja pra UBNT, Ceragon, Huawei ou seja lá o que for, não é que a ficha técnica não diz nada, ao contrário, é só ver a ficha técnica e o ridículo isolamento entre os chains, com isolamento RUIM tipo apenas 22dB tem PTP que fica ruim, precisa isolamento na casa dos 35dB.

    Então imagina que LIXO de qualidade vai ter com tripla polarização, a 45°, se o isolamento entre chains ("Polarizações") mal dá 14dB!
    O chain a 0° recebe o sinal na vertical a, digamos, -55dBm, o sinal da pol. a 45° vai chegar então nesse exemplo com -55 - 14 = -69dbm, que é sinal pra lá de legível pro rádio. Se fosse sistema de apenas 2 polarização, o sinal na pol. a 90° chegaria a -55 - 35 = -90dBm, que é bem ilegível (E antenas decentes tem isolamento acima dos 30dB, é o caso das Algcom, RocketDish e MK).

    Nenhum rádio digital usa essa gambiarra, é 0° e 90°, nada de gambiarra ridícula com 0°, 45° e 90°, é IMPOSSÍVEL ter isolamento suficiente entre os 3 chains então isso nunca vai prestar nem com N nem com AC, talvez no futuro algum hardware faça algo milagroso tipo usar um canal distante pro chain a 45°, mas hoje o sistema é tudo no mesmo canal, não é só a prática que diz que o desempenho é um lixo, a TEORIA também diz que isso é uma IDÉIA RIDÍCULA e tem tudo pra dar errado, é só desrespeitar o isolamento entre polarização que vai dar merda com certeza.

    (As setoriais em X ou de pol. tripla são pra comunicação móvel ou nômade, nenhum fabricante sério faz equipto pra PTP com 3 pol. e garante throughput maior, só fabriqueta desconhecida que quer atender curioso que duvida da teoria e quer ver como é na prática)

  11. #31

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Seria um desses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...nt5g305g34-_JM
    Esse mesmo?

    Se for, dá na mesma. Essa antena está com pol. a 45° e a 315°. Mas a outra antena estará igual a 0° e 90°.A diferença entre a pol. de uma antena e a de outra é de 45°, igual sistema com 3 chains.

    Ainda que separe as antenas em uns 2m, o problema não é a EMISSÃO de uma atingir a outra, o problema é lá do outro lado do PTP, mesmo que use radome super fechado e a antena tenha só 1° de abertura, 1° depois de vários km atinge uma torre toda fácil, o sinal de todas as polaridades (0°, 45°, 90°, 315°) vai chegar na mesma antena.

    Nativamente o AF5x não usa V e H, ele usa em X (Dual slant). Esse kit só serve então pra colocar num lado, e no outro manter o AF original.
    Porque se 2 antenas no mesmo esquema funcionar, pode colocar 2 DP comuns ou 2 em dual-slant que da na mesma!

    Virar as 2 pol. em 45° não muda nada se você mudar a antena de cima junto.
    Só faz sentido manter a antena de cima de um lado em V+H, e a de baixo de um lado e de cima no outro em X. Mas... nem isso tem como fazer muita diferença por conta do isolamento mínimo que existe a 45° da pol. vertical ou horizontal.

    Agora, se olhar o datasheet do AF5 se vê fácil porque isso não faz milagre:
    A sensibilidade de MCS15 a 40MHz é de -72dBm.

    Se for levar em conta uma margem decente de 25dBm (Entre sensibilidade e sinal) pra distância grande tipo 20Km ou mais (Em 1Km até 15dBm de margem serve, quanto maior a distância maior precisa ser a margem), fica: -72 + 25 = -47dBm de sinal necessário (Pra CCQ ótimo, tipo 95-99%). Se usar 256QAM (Equivalente a MCS8 e 9 em AC) a sensibilidade cai pra -65dBm em 40MHz então precisaria sinal de -40dBm.

    O problema é que a potência do rádio não é grande. Ele é feito pra usar a antena interna, de 23dBi, como ele é feito pra respeitar a regulamentação, ele é feito pra emitir não muito mais que 36dBm EIRP, fala no pdf em "~50dBm EIRP conforme regulamentação", isso quer dizer 50-23 = 27dbm EIRP como potência máxima. E isso é parecido com muita RB, 27dBm em data rate baixo, mas só uns 18-20dBm em 256QAM.

    Se ela tem 18dBm em data rate alto, e a antena externa (A 0°+90° ou a 45°+315°, tanto faz) de 30dBi, isso dá 48dBm EIRP.

    Em 30 km o sinal cai (seja lá qual for a origem, seja lá qual forma a marca do rádio, quem cai é a onda de rádio) cerca de 137dBm.
    48 - 137 = -89dBm no ar.
    A outra antena de 30dBi vai elevar o sinal em 30dBm, -89 + 30 = -59dBm.
    E... isso não é sinal suficiente pra 64QAM. Faltam uns 10dBm de sinal mesmo com essas antenas enormes.

    Se usar esse kit só em 1 lado (No de cima no lado A, no de baixo no lado B, qualquer tonto sabe que RX de um é o TX do outro), o sinal no chain oposto vai chegar em algo tipo -75dBm, que é muito perto da sensibilidade do datarate com 16QAM, logo, é relativamente ilegível. Faz algum sentido usar isso pra melhorar mínimamente o isolamento, mas tem que usar no RX de um e no TX do outro, sei que tem uns noobs colocando nas 2 antenas de cima e isso não faz nenhum sentido, falta de olhar na ficha técnica ou no circuito quem é quem).

    Mas onde o problema é sinal baixo, ou ruído, ou qualquer outra coisa que não seja o sinal do TX incomodando no RX, não faz sentido usar isso, só faz sentido usar em 1 das 2 antenas, pra ter um chain em 0°, outro em 45°, outro em 90°, e o último em 315°, mas ainda assim não tem como isso fazer milagre, é pra melhorar 10% o throughput e olhe lá.

    Se colocar só as 2 antenas de cima (Acho que é TX) assim, vai emitir a 0° e 90°, mas vai receber em 45° e 315°, vai perder uns 15dBm de sinal mesmo.

    E se não colocar esse kit, e usar as 2 antenas em V+H, vai ficar igualzinho o AF5, só que com antena de maior ganho.

    A bobeira de muita gente é achar que sinal RIDÍCULO tipo -55dBm é suficiente pra 256QAM. Pombas, isso é sinal pra 64QAM a 2Km, precisa MUITO sinal pra data rate grande (1024QAM é quase impossível com AF mesmo com antena de 30dBi nem a 10 km!), e quanto maior a distância MAIOR o sinal necessário pra ter CCQ decente. E no caso desses sistemas com RX e TX separado, se ele for sincronizado como o AF5 faz, nem precisa colocar em polarização cruzada (E se colocar, tem que colocar só uma via, se colocar as 2 dá na mesma que deixar as 2 em V+H), mas se fizer sistema com 3 chains tipo RB922 acT tem que levar em conta essa questão da perda de desempenho pela FALTA de isolamento pelo terceiro elemento a 45°.



    Se alguém coloca 2 desses kits em cada antena, não faz diferença com relação a 2 antenas em V+H (Sem o kit), só faz sentido se colocar só em 1, mas tem que inverter o lado (RX de um é TX do outro), mas no AF5 há intercalação no uso, não vejo motivo pra fazar isso, melhor investir isso em outra coisa tipo antena de maior ganho, um belo radome longo e com espuma (Pra minimizar o efeito multipath, que é minimamente reduzido com pol. em X, radome faz mais efeito).


    Eu não sei bem pra que gambiaras andam usando esse kit, mas se é pra evitar problema com efeito multipath isso ajuda pouco, ao invés de um sinal V e H -52/-48 vai ter algo tipo / e \ de -50/-50, divide o incomodo nos 2 chains ao invés de acertar a vertical em cheio. Um radome que feche muito o angulo (Não fecha o angulo nominal, mas corta lóbulo secundário) faz MUITO mais efeito, pode ter o mesmo sinal baixo mas o pacote não chega com tanto reflexo, é a situação em que uma margem (Diferença entre sensibilidade e sinal presente) um pouco menos, tipo 24dBm, fica suficiente.

    (Se tiver muito reflexo, pode ter -50dBm que não vai passar throughput alto. em bancada pode ter -40dBm que dependendo da posição dos rádios na mesa pega tanto reflexo que dá CCQ de 90%)

  12. #32

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Citação Postado originalmente por Arthuzitow Ver Post
    Pessoal pegando carona aqui nesse tópico, me tirem uma dúvida que pode até ser besta para muitos, porém estou com isso batendo em minha cabeça!

    Esses rádios digitais que vocês estão falando ai, todos eles só operam com frequência licenciada? Ou tem algum que trabalhe em alguma frequência "aberta", e que poderia por exemplo atender um ptp de uns 2k até 5km no máximo, passando uns 400Mb ?
    Quem opera em 5GHz, mas não usa os padrões do IEEE, é justo o AF5 da Ubiquiti (Ele usa 256QAM e 1024QAM), e os radios EPmP da Cambium.

    (Eles PODEM operar de modo compatível, mas não é regra)


    Um AF5 em 2Km vai passar isso, em 5 km duvido.


    O radios licenciados usam esquemas de modulação bem parecidos com os do IEEE (802.11N, 802.11AC, etc), só muda a frequência. O AF5x usa em 5,8GHz esquemas similares ao AF24 de 24GHz, o de 256QAM e o de 1024QAM são exatamente o mesmo, só em frequência diferente.

    (Mas não adianta usar outros sistemas não compatíveis com IEEE, se tiver poluição no espectro vai ter rede ruim seja com IEEE ou com sistema proprietário. Se tem um PTP operando em 5825MHz com 802.11N, e do lado colocar um AF5x no mesmo 5825MHz em 256QAM (Num esquema proprietário da Ubiquiti), os 2 PTP's viram um lixo, simplesmente um não escaneia o SSID do outro, mas o uso do canal está lá igual)

    256QAM é quem passaria 400Mbps, mas pra ter essa banda precisa um p*ta sinal tipo -45dBm. Em 2Km isso é fácil, em 5Km complica, esses data rates altos nem sempre tem muita potência nos radios.

    (O AF5x fala "Até 1Gbps" e "Até 50km". O 1Gbps é com 1024QAM e sinal -40dBm, que só existe a menos de 1 km. E o 50 km só existe com data rate baixo tipo MCS8 (13Mbps em 20MHz))

  13. #33

    Padrão Re: AirFiber 5X

    Alguem que comprar ai

    AF5
    AF5U
    AF5x
    AF24
    Radome 34 +shield RF Armor
    Radome Dish30
    Kit45

    Vamo negociar ^^

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthuzitow Ver Post
    Pessoal pegando carona aqui nesse tópico, me tirem uma dúvida que pode até ser besta para muitos, porém estou com isso batendo em minha cabeça!

    Esses rádios digitais que vocês estão falando ai, todos eles só operam com frequência licenciada? Ou tem algum que trabalhe em alguma frequência "aberta", e que poderia por exemplo atender um ptp de uns 2k até 5km no máximo, passando uns 400Mb ?
    Uma das vantagens do enlace licenciado é que você teria uma frequência (em teoria) só sua o que por sí só já torna as coisas melhores...

    Agora... nessa distancia e com essa banda, como o Rubens falou apenas o AF5 ou quem sabe um AirFiber 24Ghz HD (que custa o preço de um rádio digital inclusive)

    Agora... se for de Cambium e tiver MUITO dinheiro, em frequencia aberta tem o imbativel PTP650. Mas...novamente, é o valor de um rádio digital.

    http://www.connectivitatelecom.com.b...50-450mbps-par

    Comparação de valor com o PTP800 - Digital:

    http://www.connectivitatelecom.com.b...microondas-par