+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cabo RJ-45 Fortrek

    https://under-linux.org/image/jpeg;b...QY4D0Yb/w49P/ZOla pessoal hj encontrei esta marca de cabo Fortrek gostaria de saber se alguem utiliza ou ja utilizou, o preço esta barato mas gostaria de saber se e bom para instalacoes, se resiste ao tempo olha o link do ML http://produto.mercadolivre.com.br/M...5m-fortrek-_JM

  2. #2

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Até onde sei é cabo para instalações internas, Pelo preço provavelmente com condutores de alumínio e talvez banhados com cobre.
    Eu não usaria para instalações externas devido a capa mais frágil.

  3. #3

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Ele é mais barato não pelo cobre (Que não faz diferença em AC, a onda não vai pela alma de cobre do cabo, ela percorre a borda, por isso até Cisco tem cabo CCA (Com alumínio), mas porque usa fio 25AWG, que é mais fino que o padrão, que é 24 AWG.

    (Um vendedor diz que é 24AWG (0,5mm), outro que é 25AWG (0,45mm), não sei se tem mesmo dos 2, esse do anúncio disse numa resposta 24 e noutra 25AWG, mas deu até o diametro certo então não foi erro de digitação, provavelmente leu a ficha técnica de uma caixa diferente a cada resposta, deve ter pego um lote barato com umas caixas de 25AWG no meio por isso está barato)


    Cabo de puro cobre só faz diferença pra POE. Pra dados ethernet em alta frequência a onda vai correndo por fora:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         field-pattern-of-parallel-wires.jpg
Visualizações:	385
Tamanho: 	17,5 KB
ID:      	62816


    O fato da alma ser de cobre ou alumínio muda a velocidade de propagação porque no meio do condutor, dependendo do diâmetro e frequência, tem uns campos parasitas, as correntes de Eddy. O padrão 802.3 da IEEE diz pra usar 24AWG com cobre ou CCA porque na frequência das portadoras do padrão esse diâmetro terá menos correntes de Eddy, a velocidade de propagação final muda pouco com cobre ou CCA nesse uso (95 a 105m, limite de TEMPO, não é problema de atenuar sinal)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SkinEffect.png
Visualizações:	523
Tamanho: 	12,4 KB
ID:      	62817


    A Cisco, HP, Linksys, Arruba, e sei lá mais quantas empresas grandes do ramo, usam ou usaram cabos CCA (Com alumínio) nos produtos.

    A questão não é ter cobre, tem que ver se o diametro é perene, que tipo de cobre e pureza de alumínio (Se for CCA), numero de trançagens no par (5 giros por metro é muito pior que 30 ou 40). Esse tipo de cuidado um cabo barato nunca terá, pode dizer que usa puro cobre e não funcionar nem com 95m, a culpa será de trançagem ruim, de sujeira no cobre, de setores com espessura pequena, esse tipo de coisa que faz a onda percorrendo o cabo ter umas correntes de Eddy no meio do condutor.
    (E alumínio é MENOS afetado por isso (por isso não tem nucleo de transformador com alumínio), CCA com alumínio no centro e cobre na borba nasceu então não como economia, mas como solução pro problema das correntes de Eddy no meio, quem dá qualidade ruim pra cabo não é o alumínio mas a má qualidade da produção do cabo CCA, e quem faz um cabo CCA ruim vai fazer um cabo de cobre ruim)

    Ter cabo de R$ 160 com puro cobre, e qualidade ruim, isso tem. A Mymax tem modelo com escrito CCA no fim, é CCA (Cobre e alumínio), mas o modelo sem CCA é cobre puro (Pega solda lindo, então tem pureza boa), mas com 90m a porcaria nem sempre detecta rede, o alcance acaba sendo o mesmo que o modelo CCA. A diferença do cobre só surge no POE, a queda de tensão no cobre puro será muito menor que o alumínio com cladeamento em cobre.

  4. #4

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Ótima aula Ruben. parabéns.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Ruben, essa questão de cabo bem como material empregado é complicado ou esquisito. Na minha rede, que é só um roteador multi-uso da 3Com e um roteador multilaser em bridge usava aqueles rabichos de rede usava 4, substitui 3 por conta da estrutura(mudança de local). Aumentou a estabilidade, com essa leitura, vou trocar esse outro que é ligado do PoE para multilaser.

  6. #6

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Obrigado pela aula Rubem , não imaginava q existia estes pros e contras.

  7. #7

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Eu já usei, tirando o lado técnico muito bem explicado pelo Rubem, eu não gostei do lado pratico pois ele trava dentro da caixa na hora de puxar se não tomar cuidado quando ver ta tudo enrolado, provavelmente por ser mais fino como foi citado e na hora de crimpar também é uma tragedia.

  8. #8

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Cobre também tem dureza. Ele puro é macio demais, arrebenta fácil, se tiver 99% de pureza, e misturado com alguns metais mais duros, ainda é macio demais.

    Tem meia duzia de escalas de dureza pra metais, nunca vi dado de cabo ethernet sobre isso, mas dá pra notar diferença de dureza entre um Furukawa e um Multilaser que ambos dizem ser cobre puro.

    Lembro de uns cabos com algo oleoso dentro, acho que LanExpert numa linha barata, apesar de ser CCA ele não dobrava facil por causa desse óleo dentro, achei uma idéial boa.

    Tô com um pedaço de Furukawa enrolando toda hora, não sei se é muito velho (Comprei a menos de 1 ano), pegar solda pega então tem muito cobre, mas enrola demais pro meu gosto. As vezes dá vontade de colocar vaselina nele por dentro, põe um bico de mamadeira como funil em cima, deixa essa ponta erguida e cheia de vaselina e deixa a gravidade agir, vai de hora em hora e completa com vaselina. Pra cabo de aço dentro de espia isso funciona perfeito.

  9. #9

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Qual a marca que hoje melhor lhe atende @rubem? Tanto para rede interna como externa, aqui eu uso furukawa 24 awg, mais depois dessa sua ilustre aula, fiquei com dor de cabeca em esta pensando que o lote que comprei pode nao prestar.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    os cabos mpt sao muito bons

  11. #11

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Citação Postado originalmente por aplinktelecom Ver Post
    Qual a marca que hoje melhor lhe atende @rubem? Tanto para rede interna como externa, aqui eu uso furukawa 24 awg, mais depois dessa sua ilustre aula, fiquei com dor de cabeca em esta pensando que o lote que comprei pode nao prestar.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App
    Ih, eu uso muito pouco cabo, compro sempre um bem barato (Agora estou com Multilaser) e um bom (Geralmente Furukawa, as vezes LanExpert), mas uso quando muito 1 caixa por ano, não sou referência, pra mim quase todos servem.

    Tenho mais problema com conector que com cabo, conector de R$ 0,11 dá mais problema, compro sempre alguns mais caros de R$ 0,50, por padrão coloco os baratos e só troco pelos caros quando dá problema (Que é coisa tipo 1 em cada 10 instalações).

    O troço fica cozinhando em carretinha ou no porta-malas, um pouco da dureza de uns cabos talvez seja isso, passou muito calor enquanto ficou guardado e o plastico ressecou.

    Teria que perguntar pra quem tem rede cabeada, ou tem muitos clientes com 30m de cabo POE, eu não tenho mais provedor, só atendo algumas empresas com PTP.

  12. #12

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Eu uso cerca de 6 caixas por semana do prysmian (antigo telcon) de dois pares pra atender cliente. No tronco da rede uso MTP dupla capa. Nao tenho o que reclamar são ótimos, tanto prysmian como MPT. o único problema é o preço.

  13. #13

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    No seu caso caro @ronei10 vc usa rede cabeada com o cabo mpt de poste a poste, e pro cliente usa o prysmian de 2 pares ( ja q nao precisa levar energia )... vc nao usa rede wireless nao? Tipo pra saber qual cabo vc usa do radio para o roteador do cliente.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Sim com certeza. Nos enlaces eu uso MPT blindado dupla capa. NUNCA tive problemas. nos clientes e rádios menores prysmian 4 pares modelo TRUE Lan.

  15. #15

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    usava o Pysmian EZ lan nos clientes. mas não sei se foi o lote, mas ja tive problemas de entra agua neles. Hoje só True Lan.

  16. #16

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Obrigado parceiro @ronei10

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  17. #17

    Padrão Re: Cabo RJ-45 Fortrek

    Obrigado a vc tambem @rubem

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App