+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sucesso em ponto a ponto 16km com Airgrid M5 27Dbi

    Olá comunidade under, venho aqui compartilhar um pouco da minha felicidade, andei pesquisando muito aqui no fórum sobre ponto a ponto com Ubiquite. Muitos disseram que não ia fechar, mas fui persistente e meti a cara, com duas Airgrid M5 HP 27Dbi eu conseguir fechar um enlace de 16km, com torre de 6 metros em um lado e 12 metros em outro. Ping 2ms, Teste de banda deu 91Mb dúplex. Alguém querer algum dica entre em contato.

  2. #2

    Padrão Re: Sucesso em ponto a ponto 16km com Airgrid M5 27Dbi

    Isso ai, parabéns Sr. Joziel.

  3. #3

    Padrão Re: Sucesso em ponto a ponto 16km com Airgrid M5 27Dbi

    91mMB full duplex! nossa sempre vejo multa gente procurando soluções para passar toda essa banda e sempre indicam algo mais "robusto". Pode passar alguns prints, para analisarmos melhor esse ptp?

  4. #4

    Padrão Re: Sucesso em ponto a ponto 16km com Airgrid M5 27Dbi

    muito bom, equipamento barato, custo x beneficio pra tudo isso saiu de graca praticamente!!

    vc fez apontamento usando GPS?

  5. #5

    Padrão Re: Sucesso em ponto a ponto 16km com Airgrid M5 27Dbi

    "91Mbps duplex" é full duplex ou half duplex?

    Half duplex poluindo canal de 40MHz é fácil. Problema é se for economizar espectro e usar só 20MHz.
    Airgrid em 40MHz passa o mesmo que Nanobeam em 20MHz. Esse é o problema de polarização simples.

    Em 16Km, com o rádio a 19dBm, deveria ter sinal em torno de -59dBm, serve pra MCS7 meio que por um fio, que em 40MHz vem a ser acho que data rate de 135M e 150M conforme GI. Ele devia passar half uns 65 ou 80Mbps, mas em full provavelmente só uns 45-55Mbps.

    (O normal é passar cerca metade do data rate em half, em MCS7 passa mais de metade porque tem esquema com 5/6 das portadoras em uso. MCS7 em 40MHz com GI curto é o data rate de 150M, o throughput de metade do data rate seria 75Mbps, mas na prática dá mais que isso se tiver tudo limpo, eu nunca diria 91Mbps, mas 80Mbps eu diria que é possível fácil. Mas de jeito nenhum aconselho a usar mais que 20MHz, que em MCS7 vai passar uns 35-40Mbps half na prática)

    O problema não é o equipamento não conseguir, mas sim ocupar um canal de 40MHz quando um equipamento de dupla polarização passaria a mesma banda ocupando só 20MHz. Na roça tanto faz, mas na área urbana (E todo PTP hoje sai da área urbana) nem sempre tem uma faixa limpa disponível com uns 40MHz. Quanto mais gente usar canais de 40MHz, mais o espectro fica poluído.


    É tipo usar um carro como motor V8, de uns 5200cc, com carburador ainda, sem catalisador, vai rodar muito bem nas estradas, mas olha a poluição que gera! "Funcionar funciona", mas não dá pra ACONSELHAR a usar.