+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador função Cliente com protocolo N

    Boa noite pessoal, alguém tem alguma dica de roteador com função cliente que suporta o protocolo N??

  2. #2

    Padrão Roteador de mesa com função cliente

    Boa noite pessoal, alguém pode me ajudar, to procurando outros roteadores com função cliente e só to achando modelo de 100mw dos tradicionais, alguém sabe onde achar outros modelos ??? e que suportem protocolo N ?

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Acho que todos os modelos de 150 MBps aceitam o protocolo N, mas eu prefiro deixar na minha casa em BGN. Alguns dispositivos não aceitam a função B, G ou N naquele instante,

  4. #4

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    exatamente, se é 150MBps é modo N...
    Eu, quando começou esta tecnologia achava que para ser N tinha que ser MIMO.
    Daí eu me surpreendi quando apareceram os N Siso.

    Até que entrou na cabeça que Mimo é uma coisa e N é outra coisa.

  5. #5

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    O problema é ter modo cliente, não suporte a N.

    Tem quem venda os TPLink 740n ou 741n e diz que dá pra usar em bridge ou algo assim, mas toda versão velha que testei só serviu como AP.

    Falando em coisa bem barata e de qualidade meia-boca, o C3Tech r1000nl tem modo cliente, é daqueles com 1 porta lan apenas, é barato.

    O C3Tech r2000nl sumiu mas ele tinha modo cliente (E me deu problemas), hoje tem o r2010nl, me parece que não é modo cliente que ele tem, mas bridge, talvez sirva (Se não usar PPPOE, digamos, porque discador em desktop é coisa de 1990).

    Eu usei muito o Gothan GWR-100, ele anda sumido, o GWR-101 é mais caro mas não tem modo cliente.

    A Aquario tem o APR-2410, mas anda caro. O APR-2408 é mais barato (Só tem 1 lan também), tem modo cliente (Que lindo!), mas... a antena é fixa, teria que trocar por um conector SMA femea ou emendar em cabo (Se usar cabo RGC-213 até a antena é uma boa, pigtail SMA<>N é uma porcaria, melhor soldar logo um rabicho com conector N).

    O Greatek 1500l também tem modo cliente, nem é tão caro, tem 4 lan, mas... a antena é fixa, teria que fazer gambiarra.

    Me falarem que tem LinkOne e Multilaser barato com modo cliente, mas nunca vi a venda, só coisa de R$ 200 pra cima com suporte a MIMO e tal, coisa sem utilidade (E num preço irreal) pra modo cliente.

    E depois desses já chega nos R$ 150 a 160 dos Greatek, Intelbras e Aquario comuns. As vezes acha um contrabando de TP-Link 801nd por R$ 100, mas no comércio honesto tem pouca opção abaixo de R$ 100.


    E o problema da baixa potência nem é deles mas dos 8 a 10m de cabo, se perder 8dBm em 10m de cabo, os 13dBm de potência em MCS7 desses rádios baratos vira 5dBm chegando na antena, então tem que usar cabo curto, ver como fica o sinal na torre (E não no cliente), e se ficar baixo tem que colocar rádio que tenha realmente uns 20dBm em data rate baixo (Aquario, Greatek, Intelbras, de R$ 150 pra cima), já que na maioria desses firmwares de rádios baratos não dá mais pra fixar em data rate baixo (Colocar em MCS1, pra ter potência tipo 18dBm).


    O problema na verdade não é a baixa potência desses roteadores, mas as perdas no caminho e a falta de poder fixar data rate, mas se tiver sinal suficiente pra MCS7 o desempenho é normal. Problema é que geralmente fica lá pelos -70dBm, o rádio burro insiste em MCS7 e com isso perde 10% dos pacotes, o throughput cai nuns 70%. Num mini-PTP na roça tendo sinal suficiente, com rádio de R$ 65, é fácil trafegar 30Mbps com ping baixo. Mas sinal abaixo de -70dBm só serve pra rádio que dê pra fixar data rate baixo, que não é o caso dos baratos.

  6. #6

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Citação Postado originalmente por junin663 Ver Post
    Boa noite pessoal, alguém tem alguma dica de roteador com função cliente que suporta o protocolo N??
    Com firmware menos capado
    Oiw 2431APGN-HP,
    2431APGN,


    Greatek-wr-2500hp 1000mw


  7. #7

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Aqui so uso TP-LINK 740n com firmware dd-wrt, tanto como roteador de clientes na rede a cabo, como em antenas que coloco nos clientes, o unico problema e ter que soldar o cabinho, ja que o 740n vem com a antena presa, ja o 741n ja vem com ela destacavel

  8. #8

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Onde acha os OIW com antena removível, porque só achei na internet pra vender o modelo com antena fixa.
    Me parece que o melhor que tem de custo acessível em 2.4ghz é Greatek de 700 ou de 1000mw.

  9. #9

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Citação Postado originalmente por junin663 Ver Post
    Onde acha os OIW com antena removível, porque só achei na internet pra vender o modelo com antena fixa.
    Me parece que o melhor que tem de custo acessível em 2.4ghz é Greatek de 700 ou de 1000mw.
    Não percebi mais parece que descontinuaram a versão 2431 bgn a melhor opção e os greatek mesmo.

  10. #10

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Mas também... fui olhar o 2431APGN que uso, e o firmware é de 2011.
    Manter o mesmo produto por 5 anos pouca gente arrisca, a TP-Link deve ter lançado 8 versões diferentes do 740 e 741 nesse período, em cada uma um chipset ou ram diferente.

    O 2441apgn com Ralink, de Rom minúscula, já devia ter sumido mas esse não morre tão cedo, é mais barato de fazer, pelo visto.

  11. #11

    Padrão Re: Roteador de mesa com função cliente

    Citação Postado originalmente por junin663 Ver Post
    Boa noite pessoal, alguém pode me ajudar, to procurando outros roteadores com função cliente e só to achando modelo de 100mw dos tradicionais, alguém sabe onde achar outros modelos ??? e que suportem protocolo N ?
    Ola bom dia !!
    segue o link de um bom aparelho custo beneficio com todas as funcoes principais ..
    espero ter ajudado !!!

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...slim-n-150-_JM

  12. #12

    Padrão Re: Roteador de mesa com função cliente

    Seria com antena removivel? Win240 intelbras. Os greatek tem varios modelos

  13. #13

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Como você abriu dois tópicos iguais e os dois já tinham comentários, mesclei o tópico do dia 19 com o tópico do dia 18

  14. #14

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Tem vários. Este da OIW citado é bom...

    E tem da TP-link, que alguns não permitem uso ISP, dá para mudar o firmware para o dd-wrt. Daí abre a funcão cliente. Tem que ver na lista de compatibilidades do dd-wrt mas o 741 se não me engano permite isso. Fui conferir mas o site deles está me aparecendo como fora do ar agora.

  15. #15

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Pega um Tp-link modelo TL-WR741ND e troca o firmware dele pelo gargoyle. Já fiz esse procedimento pra usar ele no modo cliente.

    Sent from my BLU STUDIO 5.0 Ce using UnderLinux mobile app

  16. #16

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Bom dos que já usei e posso te indicar com preço acessível tem os Pacific network. usei ele durante um tempo como AP num ptp, depois troquei por ubnt e passei a usa-lo como cliente foi instalar e esquecer dele. Alem dos Greateck que já foram mencionados acima.

    esta até com um preço agradável no Ml:
    http://lista.mercadolivre.com.br/ap-rt150m#D[A:ap-rt150m]
    Última edição por Tassiooli; 20-02-2016 às 11:12. Razão: adição de informaçoes

  17. #17
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Das marcas que conheço com função cliente: Greatek, Edimax. Ubiquiti, Link One, Krazer(aff), etc.
    Agora se prepara, por que potência é menos do que informa ter, então se for distante da torre do servidor precisa ter antena de grade ou parábola.

  18. #18

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tem vários. Este da OIW citado é bom...

    E tem da TP-link, que alguns não permitem uso ISP, dá para mudar o firmware para o dd-wrt. Daí abre a funcão cliente. Tem que ver na lista de compatibilidades do dd-wrt mas o 741 se não me engano permite isso. Fui conferir mas o site deles está me aparecendo como fora do ar agora.
    740N e 741N da tranquilo o dd-wrt eu uso aqui:
    Em modo ISP
    Tenho uma rede que nem OI-FON, usando 740N

  19. #19

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Sabe dize qual da Link One tem função cliente, pois o site é confuso é o produto é acima do preço dos outros .

  20. #20

    Padrão Re: Roteador função Cliente com protocolo N

    Citação Postado originalmente por junin663 Ver Post
    Sabe dize qual da Link One tem função cliente, pois o site é confuso é o produto é acima do preço dos outros .
    Todos tem, até o L1-rw332 que é o mais simples, mas resta dizer que essa função no firmware link one, ou multilaser que são os mesmos parelhos devem ser antes alterados para o firmware do tenda que é o legitimo fabricante dessas marcas clone, sem esse upgrade tanto no link one quanto no multlaser a função e algum desempenho na qualidade é escondida nos mas baratos.