+ Responder ao Tópico

Ptp



  1. #1

    Thumbs up Ptp

    Boa tarde, caros amigos.

    Tenho uma rede que opera na frequência 2,4ghz antena omni 15dbi e access point e preciso enviar para uns 17 km.

    A visada e limpa pois será instala em uma região de serra. Tenho 100mb e preciso que chegue ao menos uns 20mb.

    Consigo enviar na mesma frequência? Quais equipamentos poderiam me indicar?

    Ainda estou iniciando e sou meio leigo em relação a equipamento e algumas configurações, poderiam me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: Ptp

    Em 17Km a zona de Fresnel em 2,4GHz é de 23m.
    Então seria melhor usar 5,8GHz

    E conectar em painel setorial pra transmitir tanta banda numa distância grande é ideia ruim até pra 5,8GHz, então é melhor fazer um PTP com antenas direcionais.

    E se vai comprar antenas direcionais, compre 5,8GHz, o preço é até menor nessa parte.

    (Fora que usar 2,4GHz vai poluir espectro que já é pequeno demais. 5,8GHz tem espaço sobrando)

    Um par de Nanobeam M5-300 de 25dBi nessa distância dá pra usar MCS12 em 20MHz (Não polua 40MHz sem 20MHz passar o que precisa), e com isso passa tranquilo quase 40Mbps.

    Não use velharias de polarização simples tipo Airgrid, ela vai ter obrigar a poluir um espectro mais largo (Usar 40MHz, ao invés de usar só 20MHz em dupla polarização), essas velharias quebram o galho hoje mas se no futuro precisar mais banda aí elas deixam de servir.

    Um par de NanoBeam 19dBi provavelmente vai obrigar a usar MCS10, que passa 20Mbps só se a zona de Fresnel estiver 200% limpa, fora que eles tem uma antena muito aberta, é uma economia que não vale a pena.

    Opte sempre por antena mais fechada possível, ou seja, disco, e não CPE's de antenas completamente abertas (Quase setoriais) tipo SXT ou Nanostation, antena aberta demais joga sinal num angulo maior, isso só aumenta a poluição na vizinhança, fora que também RECEBE sinais espúrios de um angulo maior então terá um throughput menor com elas.