+ Responder ao Tópico

Ptp



  1. #1

    Thumbs up Ptp

    Boa tarde, caros amigos.

    Tenho uma rede que opera na frequência 2,4ghz antena omni 15dbi e access point e preciso enviar para uns 17 km.

    A visada e limpa pois será instala em uma região de serra. Tenho 100mb e preciso que chegue ao menos uns 20mb.

    Consigo enviar na mesma frequência? Quais equipamentos poderiam me indicar?

    Ainda estou iniciando e sou meio leigo em relação a equipamento e algumas configurações, poderiam me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: Ptp

    Em 17Km a zona de Fresnel em 2,4GHz é de 23m.
    Então seria melhor usar 5,8GHz

    E conectar em painel setorial pra transmitir tanta banda numa distância grande é ideia ruim até pra 5,8GHz, então é melhor fazer um PTP com antenas direcionais.

    E se vai comprar antenas direcionais, compre 5,8GHz, o preço é até menor nessa parte.

    (Fora que usar 2,4GHz vai poluir espectro que já é pequeno demais. 5,8GHz tem espaço sobrando)

    Um par de Nanobeam M5-300 de 25dBi nessa distância dá pra usar MCS12 em 20MHz (Não polua 40MHz sem 20MHz passar o que precisa), e com isso passa tranquilo quase 40Mbps.

    Não use velharias de polarização simples tipo Airgrid, ela vai ter obrigar a poluir um espectro mais largo (Usar 40MHz, ao invés de usar só 20MHz em dupla polarização), essas velharias quebram o galho hoje mas se no futuro precisar mais banda aí elas deixam de servir.

    Um par de NanoBeam 19dBi provavelmente vai obrigar a usar MCS10, que passa 20Mbps só se a zona de Fresnel estiver 200% limpa, fora que eles tem uma antena muito aberta, é uma economia que não vale a pena.

    Opte sempre por antena mais fechada possível, ou seja, disco, e não CPE's de antenas completamente abertas (Quase setoriais) tipo SXT ou Nanostation, antena aberta demais joga sinal num angulo maior, isso só aumenta a poluição na vizinhança, fora que também RECEBE sinais espúrios de um angulo maior então terá um throughput menor com elas.

    Pra ter zona de fresnel 100% limpa nessa distância, a linha de visada precisa passar uns 8m acima de tudo, acima de todas as árvores, de todas as casas, então colocar mastro de 2m em cima de telhado não é suficiente, precisa torre (Se quer CCQ de 100%).

  3. #3

    Padrão Re: Ptp

    Vc pode colocar par de PowerBeam 400, ou colocar par de radio 912. com antenas algcom, de um lado vc pode colocar de 30.

  4. #4

    Padrão Re: Ptp

    No caso da Nanobeam, seria uma para enviar e outra para receber o sinal, ou precisa de alguma outra antena conectada a elas?

  5. #5

    Padrão Re: Ptp

    Nanobeam vem completa, é antena com rádio dentro, ou seja, é uma CPE.

    Vai basicamente um cabo de rede até a fonte POE, outro da fonte POE até a CPE lá fora, e a fonte POE vai na tomada.

    Configura uma em modo Acess Ponit, e outra em modo Station/Client igual equipto 2,4GHz, escaneia com a station/client outros SSID da vizinhança pra você entender bem como ela escaneia (Vai que depois não pega sinal, por falta de zona de Fresnel suficiente).

    Únicos equiptos da Ubiquiti que vem sem antena são Rocket e Bullet (Velharia, nem devia ser usado).

    Mas Nanostation, Nanobridge, PowerBridge, Nanobeam, PowerBeam, Airgrid, essas tem rádio integrado na antena, usa somente 2 delas, 1 em cada lado, e faz um PTP.

  6. #6

    Padrão Re: Ptp

    Bom dia,

    Depois do PTP conectado o que vcs indicam para enviar o sinal a clientes, custo beneficio?