+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 18km sem visada com 900mhz será que passa?

    Olá vendo esse tópico resolvi fazer uma pergunta a vocês de um enlace que estou querendo fechar em 900mhz. nos seguintes pontos. ponto A: 17 47 16,6800 S 50 55 30,4500 O ponto B: 17 55 49,8900 S 51 0 41,3000 O. https://under-linux.org/attachment.p...967315&thumb=1
    são 18km de distância entre os pontos, será que passa? não preciso de muita coisa.
    Só uma internet mesmo de 2mb.
    Sobre esse equipamento do tópico o nanobridge m900 queria saber se é a mesma coisa do nanostation m900.
    Desde já agradeço a todos.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link.jpg
Visualizações:	312
Tamanho: 	50,9 KB
ID:      	62904
    Última edição por Dudusat; 21-02-2016 às 13:00.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 18km sem visada com 900mhz será que passa?

    Amigo... dá uma lida aqui no fórum e estude sobre zona de Fresnel...
    Vou explicar o seguinte: Radiofrequência é igual a luz, a única diferença é que fica em uma faixa de frequência que nossos olhos não enxergam.
    900mhz é bem bom pra enlace com problemas de fresnel, obstrução parcial, etc... Mas pela simulação que vc postou o link chega a passar direto (não parcialmente) por 1~2km dentro do morro. Na minha experiência e opinião seu link não é viável, mesmo pra pouca banda. Porque? Devido a reflexão do sinal.

    Eu colocaria um ponto de repetição no meio do caminho, daí pode ser (eu disse pode ser) que o link se torne viável!

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 18km sem visada com 900mhz será que passa?

    Ok obrigado sphreak, vlw pela resposta

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 18km sem visada com 900mhz será que passa?

    E com um par de Nanostation M900 não conectei nem do outro lado do quarteirão!
    (Uns 100m sem visada)

    A diferença de atenuação de 5,8 pra 2,4GHz é de uns 8 a 10dbm usando uma parede grossa como exemplo, e de 2,4GHz pra 900MHz é de uns 10 a 15dBm. Se com 2,4GHz teria sinal tipo -120dBm sem visada, em 900MHz ia ter -105dBm, ainda é sinal inútil demais.


    Se tiver visada o sinal cai menos com frequência mais baixa (900MHz vai ter mais alcance com visada), mas com baixa frequência a zona de fresnel também fica maior e mata a possibilidade de muita banda (2Mbps pra conexão sem visada é muito, falo de coisa tipo 200-300Kbps em BPSK, com ack-timeout tipo 400uS, com MTU tipo 1000B, que vai dar ping tipo 40ms mas pelo menos estável).

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 18km sem visada com 900mhz será que passa?

    O ideal seria fazer um enlace no meio para se ter visada, o 900mhz é um bom equipamento, mas tem as variáveis que precisam serem analisadas. Tenho um caso de um cliente a cerca de 6 km que consigo atendê lo com rb933 e cartão 900mhz, mas não tem toda essa barreira que você tem.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 18km sem visada com 900mhz será que passa?

    Obrigado a todos vocês, vou ver oque arrumo com isso aqui. vlw.
    Vou colocar uma torre o ponto mais baixo ou colocar ele em um ponto mais alto da fazenda.
    Na verdade esse link seria para uso meu mesmo, domestico, acessar internet e outras coisas.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 18km sem visada com 900mhz será que passa?

    boa tarde, ja foi informado acima. zona de fresnel comprometida assim e complicado. Mas a dica de se colocar torre (num ponto mais alto) entre os os pontos seria ideal, creio que assim teria sucesso no projeto e evitar dores de cabeça.
    Ja peguei situações assim e fiz o procedimento acima e tudo deu certo. Não adianta querer tirar leite de pedra.

    Att,

    Fabiano.