+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de 5gnetnovoprogresso
    Ingresso
    Nov 2015
    Localização
    Novo Progresso, PA, Brasil
    Posts
    20

    Question Mikrotik nstreme dual com 4 SXT ac, vai da full duplex ?????

    Oi Galéra! Quem pode me ajudar resolver uma duvida? Eu estou montando um pequeno Provedorsinho, ai eu quero um Link de entrada bem veloz, vou usar 4 RB's SXT ac 28°, duas para mandar é duas pra receber, todas em 80Mhz, canal livre do superchannel, a minha duvida como configurar o RB por trás do nstreme Link, pois uma porta ether para o upstream é outra porta ether para o downstream, e simplesmente ligar as duas portas com uma bridge? Ou vai precisar uma configuração tipo dual wan ????????????????????

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik nstreme dual com 4 SXT ac, vai da full duplex ?????

    Ja esta querendo ferrar todos usando 80MHZ, USA ESTE LIXO NÃO. vai so detonar o espectro.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik nstreme dual com 4 SXT ac, vai da full duplex ?????

    Configura normal seu circuito, ap cliente e faz um ospf com duas 750. E deixa a rede escolher o que ela quiser.
    Só não sei se você vai conseguir passar banda nessa jonca aí. Haja spectro. Mas até que seria legal ver uma coisa dessa funcionando. Kkkk

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik nstreme dual com 4 SXT ac, vai da full duplex ?????

    vai virar um Provedorsinho mesmo.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik nstreme dual com 4 SXT ac, vai da full duplex ?????

    Não faça isso amigo. Vai detonar o espectro e pior vai gerar interferência oara você mesmo.
    O ideal é usar uma antena adequada e um rádio mais robusto.

    Enviado via GT-I9300I usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik nstreme dual com 4 SXT ac, vai da full duplex ?????

    Com duas sxt você já passa 90 mb full meu amigo. Porque você quer fazer esse nstreme dual?

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik nstreme dual com 4 SXT ac, vai da full duplex ?????

    Pra usar AC mesmo, vai precisar sinal tipo -40 a -45dBm!

    Porque com -50dBm não vai ter 100% de CCQ em MCS9 (Em AC, não confundir com MCS9 de N), e sem 100% de CCQ não vai ter muito mais througput que MCS15 em N.
    (De qualquer SXT ou Nanobeam N mais em conta)

    Tá certo que em Novo Progresso - PA não tem muita gente usando o espectro, mas logo logo isso aí enche de fazenda usando mini-PTP até a cidade, qualquer roça precisa emitir NFE hoje, rapidinho você enche o espectro se ficar usando canal de 40 ou 80MHz.
    (É só a sec. da fazenda começar a fiscalizar carga de gado, ou milho e soja, que as fazendas sentem no bolso e entendem a necessidade de emitir NFE pra tudo que sai da propriedade (Pra gado é GTA na verdade))


    28º já é muito, antena de disco com 6º já tem muito reflexo e fica meia-boca (CCQ de 96%) em 10 km se não tiver muito alta (Tipo 30m), imagina com 28°. Se ficar a 20m de altura esse sinal toca o chão em 1 km.

    Se quer link bom, não use antena tão aberta. E menos ainda em AC, que com 256QAM exige qualidade de sinal MUITO maior que os 64QAM de N.

  8. #8
    Avatar de 5gnetnovoprogresso
    Ingresso
    Nov 2015
    Localização
    Novo Progresso, PA, Brasil
    Posts
    20

    Padrão Re: Mikrotik nstreme dual com 4 SXT ac, vai da full duplex ?????

    A distancia até meu Fornecedor é +- 600m só

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik nstreme dual com 4 SXT ac, vai da full duplex ?????

    O SXT AC tem só 22dBm em MCS9 (Em AC, não confundir com MCS9 de N), com antena de 16dBi isso dá 36dBm EIRP, em 600m é pra ter sinal na casa dos -50dBm, meio que na mosca pra 256QAM, então se tiver alguém usando uma faixa de 20MHz no meio desses 80MHz, ou se não tiver a zona de Fresnel 100% limpa, já não vai ter o throughput máximo, e vai cair pra MCS8 ou MCS7. E MCS7 é 100% igual N, vai pagar bem mais caro pelo hardware AC mas usar em N.

    MCS8 em AC, com canal de 40MHz, é o data rate de 360M, é pra ter throughput acima dos 180Mbps, talvez TX/RX tipo 200M/60Mbps. E o SXT AC tem uns 24dBm de potência nesse data rate, terá sinal suficiente pra ele.
    250Mbps de throughput agregado não tá bom?

  10. #10
    Avatar de 5gnetnovoprogresso
    Ingresso
    Nov 2015
    Localização
    Novo Progresso, PA, Brasil
    Posts
    20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O SXT AC tem só 22dBm em MCS9 (Em AC, não confundir com MCS9 de N), com antena de 16dBi isso dá 36dBm EIRP, em 600m é pra ter sinal na casa dos -50dBm, meio que na mosca pra 256QAM, então se tiver alguém usando uma faixa de 20MHz no meio desses 80MHz, ou se não tiver a zona de Fresnel 100% limpa, já não vai ter o throughput máximo, e vai cair pra MCS8 ou MCS7. E MCS7 é 100% igual N, vai pagar bem mais caro pelo hardware AC mas usar em N.

    MCS8 em AC, com canal de 40MHz, é o data rate de 360M, é pra ter throughput acima dos 180Mbps, talvez TX/RX tipo 200M/60Mbps. E o SXT AC tem uns 24dBm de potência nesse data rate, terá sinal suficiente pra ele.
    250Mbps de throughput agregado não tá bom?
    Ötimo, vou montar o conjunto em bridge, na torre do cara é a outra na minha casa, sem regras de firewall; bridge fast path ativado, eu estou usando o rOS 6.35rc12, vou fazer um upgrade nas ac's, dai vai dar um Linkesinho bom