+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tecnologia AirMax

    Amigos a tecnologia Airmax é exclusiva da ubiquiti ou tem outros rádios que tb trabalha com airmax?

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Tecnologia AirMax

    Como o amigo acima disse, protocolo AirMax apenas Ubiquiti, como o NV2 apenas MK.

  4. #4

    Padrão Re: Tecnologia AirMax

    A tecnologia na verdade é chamada de TDMA. Como não existe um padrão oficial do protocolo, cada fabricante cria o seu "jeito" de fazer o TDMA funcionar. E dá seu próprio nome. Airmax, NV2, Ipoll e agora o Pharos na TP-Link.

    Por isso que um equipamento de determinada marca não consegue trabalhar com equipamento de outra marca quando selecionado o protocolo.

  5. #5

    Padrão Re: Tecnologia AirMax

    Pharos é o sistema operacional (PharOS, AirOS, RouterOS...), o sistema TDMA da TP-Link ela chamou de Maxtream.

    O iPoll da Deliberant/Intelbras roda no APC OS, eles tem um Infinity OS similar ao Ubiquiti AirOS Unifi (Diferente do AirOS Airmax, com TDMA), o sistema dos Wom5000 da Intelbras deve ser baseado no APC OS então.
    (E a WOG212 não tem TDMA porque é baseado em TP-Link pelo que noto. Mas seria bom ter algo baseado no InfinityOS, um AP pra uma centena de smartphones lixinhos baratos)


    O FreeBSD ou o OpenBSD uma vez lançou algum TDMA pra chipsets Atheros 5xxx, acho que ficou nisso (Não lembro de ver nada pra Atheros 7k em diante), lembro que falava de alguma limitação no chipset. Provavelmente é esse o problema do Airmax nos NS antigos, com Atheros 2xxx, entre eles isso funciona, mas não conecta no Airmax de um NS mais novo com Atheros ar7240 em diante, é tudo Airmax mas não são tão compatíveis (Tipo Nstreme versus NV2, ou iPoll versus iPoll 2).


    Eu não sonharia com um TDMA livre e compatível, pro uso típico de wifi (Indoor) isso não ajuda muito, duvido que o IEEE se esforce nisso. Seria mais pra distância grande, e isso acho que é 0,1% do uso dado pra wifi hoje (Pra cada CPE tem 200 roteadores de mesa). Os fabricantes tem cada um seu esquema TDMA então tá tudo resolvido.


    ===========================
    Edit:
    Tava olhando melhor aqui, e o firmware da Wom5000 é bem diferente dos Deliberant APC.
    Última edição por rubem; 24-02-2016 às 09:44.

  6. #6

    Padrão Re: Tecnologia AirMax

    Amigos muito obrigado por sanar as minhas dúvidas de forma rápida, agora tenho outra sobre enlace, não sei se pode ser nesse mesmo tópico mas vamos lá.
    Colocamos outra torre usando Sextant Mikrotik e o sinal ficou em -48 ( creio que esta muito bom) agora tem como eu fazer um teste dentro desses Sextant pra ver quanto passaria de banda nesse enlace? Vi uma opção em Tools>Bandwidth Test seria aqui pra eu fazer os testes?

  7. #7

    Padrão Re: Tecnologia AirMax

    É bem nessa ferramenta, bandwidth ou largura de banda, pode chamar de throughput mesmo.

    Mas... você vai estar confiando na Mikrotik pra falar sobre o desempenho dela mesma.


    Eu prefiro fazer o teste ethernet a ethernet, trafegar algo de um notebook pra outro pela rede. Sei que colocando um cabo de 1,8m entre eles trafega 97-99Mbps, então esse é o limite, via wifi uma rede perfeita vai dar perto disso.

    (Depende do data rate e largura de canal, claro. Com largura de canal de 20MHz o máximo fica na casa dos 70Mbps (Mas nuns hardware uns 60Mbps)

    Com canal de 40MHz vai pro limite da porta ethernet, uns 90 a 98Mbps) O problema é que de CPE pra CPE é fácil medir throughput absurdo tipo 120Mbps, porque o chipset não precisa pegar o pacote na porta ethernet, quebrar ou analisar ele.

    Aí na hora do vamos-ver, do PC pro modem, ou de PC a PC, não tem nem 80Mbps, porque nesse caso cada CPE recebe o pacote pela porta ethernet, devolve o ok de cada pacote, adiciona cabeçalho, envia, o outro pc ou modem responde com ok, enfim, gera um monte de pequenos pacotes extras adicionais, é possível "cair" quase 30% o throughput entre a medido CPE-a-CPE e a na medida ethernet-a-ethernet, só pelo processamento que a parte de ethernet toma. (Isso depende do chipset e do sistema operacional usado, no caso do RouterOS: da configuração dele)

  8. #8

    Padrão Re: Tecnologia AirMax

    sera que poderia me ajudar a testar por essa ferramenta? preciso colocar o ip da sextant pra fazer os teste?

  9. #9

    Padrão Re: Tecnologia AirMax

    Pra fazer o teste da banda a RB precisa ter IP.
    Vai em IP > Adresses e muda o 88.1 atual pra outro na faixa da contraparte da conexão.

    Mas pro teste ethernet-a-ethernet não precisa IP, se digamos a wan e a ether estão numa bridge.

    Colocar IP é bom até pra acessar mais fácil, o acesso via MAC no Winbox as vezes fica caindo toda hora.