+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como controlar banda para clientes de link dedicado

    Caros amigos, sempre tive essa duvida e agora mais doq nunca preciso resolver. Preciso entregar serviço de link dedicado a algumas empresas porem nao sei como fazer o controle de banda. Minha duvida é como faço para entregar por ex 10mb para um cliente sem ter q setar velocidades distintas para cada sentido UP e DOWN, pois se eu tiver que setar velocidades em cada sentido de todo jeito que eu penso nao da certo. Se eu configurar 10 e 10 vou estar entregando 20. Se configurar 5 e 5 o cliente vai chiar pq comprou 10. Como fazer para o clienter receber o serviço tal como as Teles nos entregam, tipo se eu compro 50 mb eu tenho os 50 pra dividir entre os dois sentidos, seja 40 down e 10 e up, ou 25 de down e 25 de up ou 10 de down e 40 de up??? Como faço isso no MK???

  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como controlar banda para clientes de link dedicado

    Na região onde moro não é assim que é feito o controle pelas operadoras, falando de link dedicado se você tem 10M, pode usar 10M para DOWN e 10M para UP simultaneamente (logico que sempre tem uma diferença, se você estressar 100% o DOWN com alguma conexão o UP não vai ter como ter ser muito alto, porque os pacotes de retorno da conexão vão demorar a chegar).

    mas isso também depende do seu contrato com o cliente, se você vai vender dedicado e vender 10M, tem que configurar ele para 10M de DOWN, e quanto ao UP, se vender link "FULL", tem que ser 10M também, caso não tem que por no contrato a banda disponível para UP e avisar o cliente.

  3. #3

    Padrão Re: Como controlar banda para clientes de link dedicado

    Se for link dedicado/full e você contrata 50Mbps, então você tem 50 Down e 50 Up. Para seu cliente caso forneça por IP publico, é só você setar na queue do cliente a taxa contratada que seria 10M ou 10240K no Down e no UP.

  4. #4

    Padrão Re: Como controlar banda para clientes de link dedicado

    O mais interessante é quando seu cliente dedicado começar a pedir subclasses de ips para o uso proprio (uma das caracteristicas de link dedicado corporativo), exemplo /29, /28, etc...
    O mais simples pode ser criar uma VLAN para o cliente, seta um IP nela, e controla a queue na vlan, ai não importa se o cliente tem 1 ou 1000 ips... além de criar interfaces totalmente separadas para cada dedicado...

  5. #5

    Padrão Re: Como controlar banda para clientes de link dedicado

    Aqueles que disseram que seu link full é a mesma velocidade nos 2 sentidos, consulte se sua operadora opera em SDH, caso seja PDH, vc provavelmente terá como ele disse na soma de up e down a velocidade nominal.