+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão COmo identificar ataques ou consumos estranhos na rb

    Ola pessoal td bem com vcs ,bom desculpa incomodar vcs mas sou novo em um provedor , e tenho duvidas ai olhar o trafico na rb , ja vi muitas pessoas dizendo nossa o rx ta estranho , o tx alto , perdão pela minha ignorancia , como consigo identificar esses erros ou possiveis ataques a minha rede no mk, desde ja agradeço a todos pela atenção

  2. #2

    Padrão Re: COmo identificar ataques ou consumos estranhos na rb

    Cara uma forma bem básica, é só vc olhar a interface dos clientes e a do link, se tem o mesmo consumo já é um bom sinal ! Agora se os clientes tem 1M up, 3Down, e no seu link tem 3de Up e 3de Down ai vc ja tem certeza que tem coisa errada.

    Como identificar o que é, olha em ip, firewall Connection, da pra vc ja ter ideia.
    Pode dar um torch na interface do link tambem.

    Agora se ja tivesse começado com um firewall básico, ou desativando portas de serviços desnecessários, vc já evitaria isso.

    Eu recomento que faça um curso MK, pode ser esses online mesmo, pois cara você tendo provedor ou trabalhando em um, tem obrigação disso heheeh.

    Abraços

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    Cara uma forma bem básica, é só vc olhar a interface dos clientes e a do link, se tem o mesmo consumo já é um bom sinal ! Agora se os clientes tem 1M up, 3Down, e no seu link tem 3de Up e 3de Down ai vc ja tem certeza que tem coisa errada.

    Como identificar o que é, olha em ip, firewall Connection, da pra vc ja ter ideia.
    Pode dar um torch na interface do link tambem.

    Agora se ja tivesse começado com um firewall básico, ou desativando portas de serviços desnecessários, vc já evitaria isso.

    Eu recomento que faça um curso MK, pode ser esses online mesmo, pois cara você tendo provedor ou trabalhando em um, tem obrigação disso heheeh.

    Abraços
    MUIto obrigado por responder, a ferramenta torch faz que tipo de teste

  4. #4

    Padrão Re: COmo identificar ataques ou consumos estranhos na rb

    COPIADO DO SITE DA MK: ( inglês)


    Torch (/tool torch)


    Torch is real-time traffic monitoring tool that can be used to monitor the traffic flow through an interface.
    You can monitor traffic classified by protocol name, source address, destination address, port. Torch shows the protocols you have chosen and tx/rx data rate for each of them.

    Example:

    The following example monitor the traffic generated by the telnet protocol, which passes through the interface ether1.

    [admin@MikroTik] tool> torch ether1 port=telnet SRC-PORT DST-PORT TX RX 1439 23 (telnet) 1.7kbps 368bps [admin@MikroTik] tool>

    To see what IP protocols are sent via ether1:

    [admin@MikroTik] tool> torch ether1 protocol=any-ip PRO.. TX RX tcp 1.06kbps 608bps udp 896bps 3.7kbps icmp 480bps 480bps ospf 0bps 192bps [admin@MikroTik] tool>

    In order to see what protocols are linked to a host connected to interface 10.0.0.144/32 ether1:

    [admin@MikroTik] tool> torch ether1 src-address=10.0.0.144/32 protocol=any PRO.. SRC-ADDRESS TX RX tcp 10.0.0.144 1.01kbps 608bps icmp 10.0.0.144 480bps 480bps [admin@MikroTik] tool>

  5. #5

    Padrão Re: COmo identificar ataques ou consumos estranhos na rb

    obrigado valeu pela ajuda