+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb de borda

    Bom dia caros colegas, venho até vcs para tirar um dúvida.
    Ao amigos mas esperiente na área, gostaria de um dica e opinião.
    Estou querendo por uma Rb na borda apenas para receber o link e fazer o natiamento, repassando o link por rotas estática pra minha CCR 1009 que faz o trabalho de firewall e controle de banda.
    A dúvida seria, estou pensando em por essa RB2011UiAS-IN como disse apenas para receber o link e fazer o natiamento.
    Queria saber dos amigos se ela agüentaria o tranco.
    Minha rede é toda roteada(OSPF).
    O consumo está em média de 50M, gostaria de saber dos amigos o que seria melhor.
    Antes de mais nada, muito obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: RB de borda

    Opa, ela não suporta ok. Se for utilizar RB, qual o propósito disso? seu link chega em fibra? Aqui quando colocamos uma rb dessa roteada o processamento chegou a 90% com menos de 40mb de tráfego no enlace. Mas em outro ponto utilizamos uma Rb dessa somente para passa vlan de ether para fibra ela suportou mais de 80mb tranquilo.

  3. #3

    Padrão Re: RB de borda

    Bom dia amigo, então, o propósito seria por essa rb apenas para fazer o natiamento tirando esse peso da CCR, pois já tenho essa CCR fazendo o trabalho de natiamento, firewall e PPPoE, gostaria de deixa essa CCR apenas para firewall e controle de banda, as demais rbs como concentrador PPPoE.
    E o link chega via rádio amigo, o que o amigo aconselha?

  4. #4

    Padrão Re: RB de borda

    Ja pensou em um pc com placa mãe boa capacitores solidos placas de rede intel e o mk instalado em um pendrive instalado internamente no gabinete?

    desde que adotei isto como servidores aki nunca mais tive problemas com servidores qndo usava RB era so stress toda hora.

    tenho a borda tambem com trafego em torno de 200 mb e o processamento dela chega em torno de 3% com processador I5

    meu link chega na fibra e ta ligado direto na borda com placa de fibra da intel.

  5. #5

    Padrão Re: Rb de borda

    Um PC com mikrotik não é má idéia, o grande problema deles é estrutura, no-break e backup de peças isso é indispensável. Uma rb excelente para borda é a 1100ahx2 a questão é que pelo preço atual dela é quase o preço de uma ccr, no seu caso não acho necessário separar o nat do firewall já que em ccr isso não faz diferença em relação ao processamento, pelo contrário até reforça o firewall já que você vai controlar quais ips vão ser mascarados.

    Sent from my E2363 using UnderLinux mobile app

  6. #6

    Padrão Re: RB de borda

    Aqui uso uma RB 450G para receber e balancear um total de 80M e ainda tem um QOS e alguns filtros. Perto dos 80M o processamento chega a 70~80%. Eu já queria colocar uma RB 1100AHX2, mas neste momento não posso. A solução será a RB850GX2.

  7. #7

    Padrão Re: RB de borda

    Pois é caros colegas, minha intenção seria msm por uma RB ou CCR para está recebendo o link, justamente pensando por um futuro muito próximo em está com o consumo mas alto.
    A questão é se seria vantajoso em por uma RB para está recebendo o link, fazendo o natiamento e recebendo um link de backup e passando o link para CCR com rotas estáticas(OSPF).