+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Olá pessoal,

    Gostaria de saber se o Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte ao protocolo NV2 MK, veja bem não é o SR71-15.

    segue o link do datasheet do cartão: https://dl.ubnt.com/sr71a_datasheet.pdf

    obrigado se alguém poder me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Devia ter, porque todos os outros cartões UBNT rodam normal em MK com tdma.

    (Nstreme até os AR5210, e NV2 a partir dos AR5212)

    A implementação é via software, os chipsets Atheros suportam tdma desde os AR2xxx de 14 anos atrás. Por ser via software, o RouterOS libera a opção de NV2 até quando usa adaptador mini-pcie retirado de notebook lixo tipo Positivo, é só ter Atheros, geralmente aparecem como Atheros 5B225 mas é um Atheros AR9xxx, o desempenho deve ficar terrível (Por ser um cartão de 2x2cm com 1 chain) mas o suporte existe independente do barramento, o que importa é o que tem se comunicando nos 2 lados do barramento, se for Atheros recente então tá valendo.

    (E pro RouterOS aparece a identificação do chipset, porque ele ignora ID de fabricante e cia, como a comunicação é direta chipset e chipset (Se for pcie (Mini-pcie é o formato mas o padrão de sinalização é do pcie) não tem nada entre os lanes) o sistema operacional pode ignorar solenemente a rom, e no caso do XR2 tinha aquele bug de errar a potência em 10dBm por isso, o RouterOS ignorava os dados da rom do cartão e presumia que aquela implementação seria como as outras, foi logo corrigido mas a primeira versão do RouterOS errava a potência real em 10dBm por trocar dados apenas com o chipset da Atheros, ignorando os dados da Rom da Ubiquiti. Ou seja, o RouterOS a princípio nem fica sabendo se o cartão plugado é Mikrotik, Ubiquiti, Compex, Wistron, pra ele interessa é o chipset. Se com o SR71-A for diferente, será o primeiro)

  3. #3

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Este cartão é da Ubiquiti e o Airmax (que ele também não tem) é um protocolo TDMA proprietário da Ubiquiti.

    Já o NV2 que também é TDMA é proprietário da Mikrotik.

    Por isso são incompatíveis.

    Me perdoe Rubem, não estou lhe duvidando, pois sei do teu alto grau de conhecimento, mas se tiver esta compatibilidade eu entrego a mão a palmatória, pois talvez tenha me escapado algum detalhe que eu desconheça.

    Editando: fiquei mais curioso ainda ao reler o post.
    "Devia ter, porque todos os outros cartões UBNT rodam normal em MK com tdma."

    Pode estar aí o detalhe que desconheço.

  4. #4

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Ué, usamos muito o XR5 com NStreme. Tenho quase certeza que usei ele também com NV2.
    Com Engenius tenho certeza de usar NV2.

    Alias... só estou respondendo isso porque minha conexão passa por um mini-PTP com cartões ENGENIUS com NStreme (Que é da Mikrotik). É só plugar numa RB com RouterOS que a marca do cartão tanto faz, pra NStreme o que importa é o chipset.

    Pra NV2 fico com um pé atrás porque não uso muito, mas antes de ver um R52-350 na minha vida, vi meia centena de cartões Engenius, Ubiquiti, Winstron e Compex, e NStreme funcionou sempre que testei, as poucas vezes que mexi com NV2 neles pelo que lembro também.

    Usar SR71 com 3 conectores já usei, mas não lembro qual, nem se testei NV2.

    (Até misturas tipo EMP8603 num lado e XR5 no outro lado, com NStreme, já usei e o desempenho era normal (45Mbps half lembro de ver))

    O protocolo é software, o chipset de RF só precisa aceitar ser controlado remotamente na ordem, se não ativar isso ele processa ele mesmo a ordem, inclusive acho que parte do desempenho melhor em PTP vem disso, desafoga o processamento do chipset de RF porque tira dele a necessidade de definir que pacotes transmitir e quando, com Nstreme e NV2 quem define isso é o chipset principal que tem capacidade de processamento bem maior.

  5. #5

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Alias, pode ser ingenuidade minha achar que só porque a aba com a opção está lá, e quando ativa nos 2 lados a conexão é feita normalmente, obrigatoriamente está usando mesmo TDMA.
    Talvez não usem efetivamente, mas se ativa só num lado a conexão não é feita, e... geralmente o throughput muda (Quase sempre pra melhor) então deduzo que realmente é feito algum controle diferente, já que diz ser TDMA eu acredito que seja mesmo.

    (Falo de digamos usar XR5 com NStreme, se ativar só 1 lado não conecta, precisa ativar nos 2. E NV2 é Nstreme versão 2, não vejo porque seria diferente mas também não ponho a mão no fogo)

  6. #6

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este cartão é da Ubiquiti e o Airmax (que ele também não tem) é um protocolo TDMA proprietário da Ubiquiti.

    Já o NV2 que também é TDMA é proprietário da Mikrotik.

    Por isso são incompatíveis.

    Me perdoe Rubem, não estou lhe duvidando, pois sei do teu alto grau de conhecimento, mas se tiver esta compatibilidade eu entrego a mão a palmatória, pois talvez tenha me escapado algum detalhe que eu desconheça.

    Editando: fiquei mais curioso ainda ao reler o post.
    "Devia ter, porque todos os outros cartões UBNT rodam normal em MK com tdma."

    Pode estar aí o detalhe que desconheço.
    E um cartão como os outros. Como que a ubnt vai bloquear o nv2 no cartão dela sendo que e feito via software ou seja e o software da mikrotik que ativa o nv2 nesse cartão que tem que apenas ser chip atheros para ter compatibilidade com o routeros. Na rb da ubnt se tiver protocolo airmax vai ser via software do firmware da rb sendo que eu desconheço nessas rb o airos da ubnt.

  7. #7

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Alias, pode ser ingenuidade minha achar que só porque a aba com a opção está lá, e quando ativa nos 2 lados a conexão é feita normalmente, obrigatoriamente está usando mesmo TDMA.
    Talvez não usem efetivamente, mas se ativa só num lado a conexão não é feita, e... geralmente o throughput muda (Quase sempre pra melhor) então deduzo que realmente é feito algum controle diferente, já que diz ser TDMA eu acredito que seja mesmo.

    (Falo de digamos usar XR5 com NStreme, se ativar só 1 lado não conecta, precisa ativar nos 2. E NV2 é Nstreme versão 2, não vejo porque seria diferente mas também não ponho a mão no fogo)
    Tai uma coisa que eu nunca procurei saber o nome nv2, que vem de nstreme versão 2. Então nstreme ja era um protocolo tdma mais antigo.

    Mais uma curiosidade Rubem, os cartões mini pci tão morrendo? Pois não vejo ninguem pensando em lançar um cartão mini pci ac por exemplo, ou seja as rbs mais recente so irão sair agora com entrada para cartões mini-pcie.

  8. #8

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    mini-PCI é só outro slot menor mas o padrão de dados é PCI, e PCI é um barramento de 1992.

    Convenhamos que um padrão de 1992 devia ter morrido pelo menos em 2002!

    As últimas placas ATX com slot PCI foram socket 775, teve algumas socket AM3+ e sei lá se teve mais de 2 ou 3 com socket 1156. PCI nos desktops morreu faz tempo, pelo menos 4 anos que não fabricam, e uns 6 anos que não lançam nada com isso.

    PCI-express é de 2005, bem mais novo e já está velho! PCIe tem a versão reduzida, mini-PCIe.

    Tem RB com slot mini-PCIe, tem os cartões (Tem SR71 versão mini-PCIe), alias, todo notebook usa mini-PCIe faz uns 7 ou 8 anos, esse slot ainda vai durar um bom tempo, porque ele foi projetado pensando em versões futuras, o PCIe 3.1 das placas de vídeo mais novas roda em placas com slot PCIe 2.0, ou seja, há retrocompatibilidade previsa no padrão. Ano que vem sai o PCIe 4.0, talvez lá por 2020 saia substituto do PCIe mas acho que como slot a coisa morre aí, mais fácil fazer algo PnP tipo USB 3.0, mas na forma de um UPB, Universal Parallel Buss, com 2 lanes ou mais (Tipo PCIe, que vai de 1x (1 lane) até 16x (16 lanes, ou 16 vias de dados, é como se fossem 16 conectores USB, cada um com seu TX e RX separados).

    Na verdade a gente é atrasado pra caramba por usar PCI (mini-PCI), porque qualquer notebook lixo de 2008 já usava mini-PCI!

    Mas... pras velocidades de wifi N, mesmo com 3T3R, o barramento PCI ainda não é o gargalo. Só que pra AC ele é, então cartão AC em slot PCI sem chance, só PCIe.

    (E todo chipset lançado de 2009 pra cá só tem suporte a PCIe, não mais a PCI. O AR9280 foi o primeiro PCIe, todo numero abaixo dele (AR9220, AR9160) ainda é PCI, mas são produtos de 2008 pra trás, não tem como eles competirem com um chipset com suporte a AC lançado em 2014, são 6 anos de inovação melhorando os projetos, esses fabricantes lançam uma geração nova todo ano, um AR9160 é da época dos Pentium HT. Tenta rodar o Win10 num Pentium HT 2,66GHz, com 1GB de Ram DDR-400 e HD Sata1, precisa muita paciência)


    E eu acho isso curioso, com sinal ruim tipo -70dBm, tem PTP com cartão com chipset velho tipo o AR9220 passando 15-20Mbps, se trocar por equipto SISO tipo Litebeam 10 anos mais novo, o throughput não sobe muito (20-22Mbps). A tecnologia só evolui pro mundo irreal onde tem sinal alto e tal, quero ver usar AC com 6 chains com 80MHz de largura com esses sinais lixo tipo -75dBm.

  9. #9

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Alias, em RB com wifi integrado, tipo uma RB411R, o chipset na placa se comunica via barramento PCI.
    Nas RB711 em diante, incluindo RB912 ou RB922, é barramento PCIe entre os chipsets.

    Em CPE tipo Nanostation, Airgrid, Rocket, SXT, entre o chipset de RF e o chipset principal tem barramento PCIe. As vezes até dá pra contar quantos lanes estão usando, geralmente 2 (Seria PCIe x2), mas geralmente são PCIe versão 2.0, acho que são 2GB/s por lane então até com 1 lane PCIe 2.0 isso está longe de ser o gargalo.

  10. #10

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Obrigado por tentarem ajudar. Só estou perguntando pois tenho um enlace de 30 Km com os SR71-A usando dupla polarização e antenas Pluton a quase 5 anos passando de 40 a 50 mb de trafego de clientes sem nenhum problema durante todo o tempo. Mais agora preciso passar um pouco de mais banda (60 mb) no mesmo enlace e infelizmente começou a gargalar. Infelizmente preciso ter 100% de certeza que o protocolo NV2 é compatível com SR-71-A pois o station esta num lugar de difícil acesso. se eu ativar o NV2 nele e não voltar o enlace demorarei um dia quase todo só para ter acesso ao local e levanta-lo.

  11. #11

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Se a aba aparecer, então ele vai suportar.

    Não lembro de alguma vez ter marcado a opção e isso não funcionado.
    Mas não lembro se SEMPRE aparece a aba NV2.

    Com uns adaptadores PCI (Em RouterOS x86) não aparece a opção NStreme, então imagino que se não suportar, nem vai aparecer a aba NV2.


    Pena que é difícil ir até o outro lado, mas ia te recomendar refazer os testes de throughput em CADA datarate com o NV2 ativo e não-ativo, porque as vezes um canal de 40MHz sem NV2 dá na mesma que um de 30MHz com ele, só mudando o data rate (Data rate maior com largura menor, digamos MCS11 com 40MHz, MCS12 com 30MHz e MCS13 com 20MHz).

  12. #12

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Citação Postado originalmente por LucianoMTBarbosa Ver Post
    Obrigado por tentarem ajudar. Só estou perguntando pois tenho um enlace de 30 Km com os SR71-A usando dupla polarização e antenas Pluton a quase 5 anos passando de 40 a 50 mb de trafego de clientes sem nenhum problema durante todo o tempo. Mais agora preciso passar um pouco de mais banda (60 mb) no mesmo enlace e infelizmente começou a gargalar. Infelizmente preciso ter 100% de certeza que o protocolo NV2 é compatível com SR-71-A pois o station esta num lugar de difícil acesso. se eu ativar o NV2 nele e não voltar o enlace demorarei um dia quase todo só para ter acesso ao local e levanta-lo.
    Pelo datasheeat esse cartão é 3 chain coloca mais uma antena separada em cada ponta para testar a outra chain, assim vc pode dar um ganho maior que vc precisa.

  13. #13

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Realmente funciona o NV2 com o Cartão SR71-A, decide arriscar , obrigado pela ajuda de todos, só verifiquei um decaimento no CCQ e Throughput, e o ping elevou no enlace, mais no teste de banda esta segurando sem perdas, não sei se é normal nesse protocolo, no Nstreme não acontece isso.

  14. #14

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Hum... eu já vi isso com NStreme também várias vezes, sobe throughput mas também sobe o ping.


    (Como eu estou a 200ms de sites tipo Google ou Uol, uns 20ms a mais não é nada)

  15. #15

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Citação Postado originalmente por LucianoMTBarbosa Ver Post
    Realmente funciona o NV2 com o Cartão SR71-A, decide arriscar , obrigado pela ajuda de todos, só verifiquei um decaimento no CCQ e Throughput, e o ping elevou no enlace, mais no teste de banda esta segurando sem perdas, não sei se é normal nesse protocolo, no Nstreme não acontece isso.
    Beleza, então o Rubem estava certo... agora quanto ao desempenho, você chegou a mexer com os tempos do NV2? Ou deixou em default?

  16. #16

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    sim mexi, em ralação a distância, colocando em média 10% a mais de garantia

  17. #17

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Ja aconteceu numa sxt comigo ccq 70 80% como ptp nv2 ativado So foi desativar que normalizou 90 98%.

  18. #18
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Ja aconteceu numa sxt comigo ccq 70 80% como ptp nv2 ativado So foi desativar que normalizou 90 98%.
    Amigo,

    Com NV2 Ativado é normal o CCQ fica baixo!

  19. #19

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Meu teste é throughput de ethernet e a ethernet, com um ping -l 1 e outro -l 1400 do lado. O resto julgo que dá resultado falso, irreal.

  20. #20

    Padrão Re: Cartão SR71-A (Atheros AR9160) tem suporte NV2 MK

    Sim, fiz os 2, coloquei a tempo em relação a distância dos enlaces + 10% e tambem testei em default, mais mesmo assim o tempo de resposta ficou alto.