+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Case: Hotspot300

    A alguns dias estava procurando equipamentos para atender a aproximadamente 300 pessoas conectadas simultaneamente, usando 4 roteadores, pensei em usar a linha UNIFI da UBNT, porém o preço de um equipamento intermediário estava fora do meu orçamento.

    Arrisquei e comprei 4 Hotspot300, a R$ 320,00/cada + Routerboard750 para o gerenciamento minhas considerações até o momento são as seguintes:


    1 - O equipamento se comporta normalmente com 60 dispositivos conectados (cumpre o prometido) a 1MB + 1MB Burst, com uso leve (70% do trafego em whatsapp).

    2 - A área que eu pretendia atender era pequena então baixei consideravelmente a potência (7Db dos 27 Possíveis), porém com potências maiores consegui sinal -75Dbm (de acordo com o hotspot300) a 40Mts sem enxergar o AP, com paredes.

    3 - Precisa de algumas melhorias no software (não acredito que a Intelbras vá deixar o equipamento sem updates) para que possam ser instalados vários no mesmo local, para uso em WDS.

    4 - Ainda não apresenta a funcionalidade nativa de trabalhar em Bridge pela porta POE, ou seja se você vai usar um servidor DHCP que já exista na sua rede saiba que não da para operar em bridge e usar POE simultaneamente.

    5 - O equipamento tem a possibilidade de trabalhar com 2 SSID, corporativo e visitantes, porém não da para limitar o horário de uso dos "visitantes" ex: visitantes podem usar apenas das 11:00 as 14:00 (interessante no caso de restaurantes que oferecem WIFI de meio dia aos seus clientes)

    6 - Não utilizei a funcionalidade de login por check-in no facebook, mas me pareceu interessante, pretendo testar em um cliente nos próximos dias.


    Considerações finais:
    Equipamento excelente, apenas precisa melhorar 2 pontos no software: 1 - Bridge pela porta POE e 2 - Gerenciamento de múltiplos HS300 na mesma rede

  2. #2

    Padrão Re: Case: Hotspot300

    é bom ter relatos. Esse é um equipamento um pouco cru, perante os que ja existem no mercado. Uma rb 951 faz esse papel de hotspot muito bem, com um preço acessível. Tenho certeza que a intelbras ainda vai melhorar muito esse software, a pesar de que foi desenvolvido para ser instalado por qualquer um, simples e pratico.

  3. #3

    Padrão Re: Case: Hotspot300

    parabéns amigo, destas iniciativas que precisamos, quanto mais informação mais fácil dimensionar a compra dos aparelhos de acordo com nossas necessidades. obrigado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gabriel2010 Ver Post
    A alguns dias estava procurando equipamentos para atender a aproximadamente 300 pessoas conectadas simultaneamente, usando 4 roteadores, pensei em usar a linha UNIFI da UBNT, porém o preço de um equipamento intermediário estava fora do meu orçamento.

    Arrisquei e comprei 4 Hotspot300, a R$ 320,00/cada + Routerboard750 para o gerenciamento minhas considerações até o momento são as seguintes:


    1 - O equipamento se comporta normalmente com 60 dispositivos conectados (cumpre o prometido) a 1MB + 1MB Burst, com uso leve (70% do trafego em whatsapp).

    2 - A área que eu pretendia atender era pequena então baixei consideravelmente a potência (7Db dos 27 Possíveis), porém com potências maiores consegui sinal -75Dbm (de acordo com o hotspot300) a 40Mts sem enxergar o AP, com paredes.

    3 - Precisa de algumas melhorias no software (não acredito que a Intelbras vá deixar o equipamento sem updates) para que possam ser instalados vários no mesmo local, para uso em WDS.

    4 - Ainda não apresenta a funcionalidade nativa de trabalhar em Bridge pela porta POE, ou seja se você vai usar um servidor DHCP que já exista na sua rede saiba que não da para operar em bridge e usar POE simultaneamente.

    5 - O equipamento tem a possibilidade de trabalhar com 2 SSID, corporativo e visitantes, porém não da para limitar o horário de uso dos "visitantes" ex: visitantes podem usar apenas das 11:00 as 14:00 (interessante no caso de restaurantes que oferecem WIFI de meio dia aos seus clientes)

    6 - Não utilizei a funcionalidade de login por check-in no facebook, mas me pareceu interessante, pretendo testar em um cliente nos próximos dias.


    Considerações finais:
    Equipamento excelente, apenas precisa melhorar 2 pontos no software: 1 - Bridge pela porta POE e 2 - Gerenciamento de múltiplos HS300 na mesma rede
    Prezado gabriel2010, bom dia.

    Agradecemos o tempo disponibilizado para o seu feedback e informamos que o HotSpot300 foi desenvolvido em parceria com o Facebook para operar especificamente com a função de WiFi Facebook. Estamos trabalhando em um novo equipamento da linha Wireless corporativo que poderá ser utilizado como Access Point mais amplamente(Ex. operar em modo de operação bridge e ser alimentado via PoE). Com relação aos itens enumerados, seguem algumas dicas que poderão lhe auxiliar em futuros projetos.

    Item 2 - Reduzir a potência dos APs quando precisam trabalhar em conjunto para atender uma grande quantidade de usuários em ambientes pequenos está correto, entretanto a potência que você mediu através do HotSpot300 é a potência que ele recebe dos clientes e, alterar a potência de TX do HotSpot300 não irá modificar o nível de sinal recebido por ele. Caso queira medir o nível de sinal que os clientes recebem do HotSpot300, você precisará medir este sinal nos clientes, nós utilizamos alguns softwares free para medição de sinal WiFi através de smartphones.

    Item 3 - O HotSpot300 possui a função de repetidor, mas vale lembrar que utilizar equipamentos como repetidor não aumenta significativamente a quantidade de clientes conectados simultaneamente, a principal objetivo de utilizar um equipamento repetidor é aumentar a área de cobertura.

    Item 5 - Já cadastramos em nosso portal de sugestões que seja implementada a função de controle de acesso por horários para o HotSpot300, acompanhe os changelogs de lançamento das novas versões de firmware.

    Quanto aos itens 4 e suas considerações finais, pelo fato de o HotSpot300 ser destinado a função de WiFi Facebook estas funções não são implantadas.

    Att,
    Equipe Intelbras
    Última edição por Suporte Intelbras; 18-03-2016 às 19:10.

  5. #5

    Padrão Re: Case: Hotspot300

    Ótimo relato.

    Eu instalei um desses na recepção de um cliente para fornecer internet aos visitantes. Claro que os funcionários acabam conectando seus smartphones também.

    Havia um roteador desses domésticos e era necessário reiniciar 2 vezes ao dia. Trocamos pelo HotSpot 300 e já faz duas semanas sem reiniciar.

    Não estou acompanhando a quantidade de conexões mas creio que sejam umas 30 simultâneas e está aguentando bem.