+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Rb 912 perdeu licença após troca do chip de lan

    RB 912 PERDEU LICENÇA APÓS TROCA DO CHIP DE LAN

    Olá a todos... não tenho muita experiência em Mikrotik, por isso preciso de ajuda.
    Minha RB 912 queimou o chip de LAN e entrou em curto, então substitui o componente, mas agora esta com outro endereço MAC para a LAN, e por consequência perdeu a Licença (agora consigo acessa-la, mas somente pelo prazo de 24hrs)

    Sei que se fosse em PC tem jeito (ou pelo menos tinha jeito de crackear antigamente)....mas em RB não tenho ideia de como fazer..,

    Agradeço qualquer ajuda.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Rb 912 perdeu licença após troca do chip de lan

    A licença do mikrotik não fica atrelada ao Chip da LAN,
    Primeiro caso que vejo deste tipo!

    Então amigo tente ir em System> license e clique em License update Key.
    Caso não resolva vai ter que entrar em contato com o pessoal da mikrotik
    que eles recupera para você.

    Ps: Crack jamais


    Att,


    Wanderson Costa
    Analista de Suporte Técnico
    Tel.(61) 9116-6101 (Zap) / (62)9916-3496 [email protected]
    Consultoria Especializada para Provedores e Empresas.
    Contrato mensal de Suporte técnico



  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    A licença do mikrotik não fica atrelada ao Chip da LAN,
    Primeiro caso que vejo deste tipo!

    Então amigo tente ir em System> license e clique em License update Key.
    Caso não resolva vai ter que entrar em contato com o pessoal da mikrotik
    que eles recupera para você.

    Ps: Crack jamais


    Att,


    Wanderson Costa
    Analista de Suporte Técnico
    Tel.(61) 9116-6101 (Zap) / (62)9916-3496 [email protected]
    Consultoria Especializada para Provedores e Empresas.
    Contrato mensal de Suporte técnico


    Vou entrar em contato com o suporte na segunda-feira.

    Esqueci de citar, troquei o chip de saída de RF também, porque também estava em curto.

    Mas é muito estranho mesmo, porque antes a MAC era uma (o da etiqueta) e agora e outra.
    O chip de LAN da RB 912 é o AR8033 e chip de RF é o 5004 ou 5044 não me lembro.

    Foram os únicos componentes trocados, então acredito que, ou no chip de RF, ou no de LAN tenha algum registro de MAC.

    OBS: Por curiosidade retirei a memoria 25CD512 e coloquei ela em um leitor/gravador de EEPROM, fiz a leitura da mesma e gravei o arquivo em meu computador, após isso tentei encontrar o MAC ANTIGO (o da etiqueta)..... e nem sinal.

    Agora quando busco pelo MAC NOVO, eu o encontro em varias linhas do código hexadecimal.

  4. #4

    Padrão Re: Rb 912 perdeu licença após troca do chip de lan

    Essas opções, update key e cia, não sei se é pela minha internet lerda ou o que, mas geralmente preciso clicar e reiniciar meia duzia de vezes pra validar licença, direto dá algo nas atualizações e "perde" a licença, é meia duzia de cliques e reiniciadas até validar tudo de novo, é chato mas pelo menos ficar com licença inválida nunca ficou.

    (Até atualizando RB433 de 2009 com 3.3, pro ROS 6.x, essas atualizações é que mais demoram, nunca reparei se é pela internet, se é pelo numero de reiniciadas/resetadas)

  5. #5
    Avatar de RodrigoElias
    Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Santa Rita do Sapucaí, Brazil
    Posts
    20

    Padrão Re: Rb 912 perdeu licença após troca do chip de lan

    Por favor, sei que esse não é o local ideal, mas vejo que aqui tem pesoas que possuem a RB912. Gostaria de pedir a ajuda sobre a identificação de um componente. Peguei uma que está sem o FB101, ele fica proximo da entrada da fonte. Gostaria de saber qual componente é e se tem em alguma 433AH pra eu retirar. Obrigado

  6. #6

    Padrão Re: Rb 912 perdeu licença após troca do chip de lan

    Como não é o local certo? Coisa rara ver outros fóruns falando de dado técnico de equipamento (Os Baboo da vida ficam só no "Eu uso e gosto").

    FB é uma barra de ferrite, age como fusivel e barreira contra ruído de alta frequência.

    Digamos que é um fusível mas que quando tem ruído em alta frequência conduz muito mal esse ruído, logo, isola o ruído.

    Se der curto no local (Solda um fio bem fino, um 38AWG da vida), tem que funcionar, só vai dar problema SE a fonte tiver ruído demais.

    De maneira geral ele pode ser substituído por fusivel, ou fusistor de algo tipo menos que 0,1 ohm, mas ali passa algo tipo 2,5A em 12V, então se for usar em 12 ou 15V (Pra quê?) terá que achar fusivel ou barra de ferrite de corrente alta. Em 24V mal dá mais que 1A então fusivel ou barra de ferride de 2A serve.

    Na RB433AH tem uma barra de ferrite, entre o pino do reset e os slots mini-pci tem o FB801, é o primeiro componente indo do pino de reset (Que não é o botão S301, é aquele buraco onde coloca algo pra dar curto) pros slots mini-pci.
    O problema é que naquela posição circula pouca corrente, ele é pequeno daquele jeito porque é pra corrente mínima tipo menos de 0,3A, se colocar ela naquele ponto da RB912 provavelmente vai torrar de calor (Pela corrente acima do suportado).

    É coisa rara outros aparelhos usarem barras de ferrite, quem nunca vi usando isso inclui notebooks, placas-mãe ATX, fontes chaveadas, roteadores de mesa comuns, placas PCI e PCIE, HD's, impressoras...

    A RB433AH não tem nem fusível pra você tirar, teria que procurar na sua sucata de roteadores de mesa alguma componente no VRM de entrada grafado como Fxxx ou Lxxx.
    Ter tem muitos Lxxx, mas teria que pegar um que está no caminho de algum ponto do VRM onde passa alta tensão, senão você vai pegar um bobina com capacidade de menos de 1A e colocar num local onde circulará mais de 1A.

    Colocar um fusivel de alta corrente naquele ponto não é um problemão porque antes do conector P4 tem o diodo D104, se tiver alto consumo ele aquece até queimar, e vindo a alimentação via POE as pontes retificadoras D1 e D2 é que vão fazer isso (Diodo é um péssimo fusível, só abre depois de muito calor).

    Solda um fiozinho qualquer pra dar curto, se a RB nem ligar então não adianta comprar uma barra de ferrite de 4A pra ele, o problema não será só esse.
    (Porque esse componente nesse caso age basicamente como fusível mesmo)

    Se quiser muito comprar o componente, loja de componente que tenha isso não conheço, dá uma perguntada se esse cara tem barra de ferrite SMD (Ferrite bead) de uns 4 ou 5A pra Mikrotik:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...airgrid-m5-_JM

    Qualquer coisa manda a foto da RB912 pra ele identificar a posição, e ver que por esse "pseudo-fusível" passa quase toda a corrente que a RB consome:
    http://img.routerboard.com/mimg/884_hi_res.png

    Pra usar com fontes normais um fusível de 3 a 5A serve, só não sei se a falta do isolamento contra ruído não afeta o throughput pela porta ethernet, digo, ruído do VRM indo rumo ao cabo, passando as pontes retificadoras e tal, talvez se usar em 100M não atrapalhe nada.

  7. #7
    Avatar de RodrigoElias
    Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Santa Rita do Sapucaí, Brazil
    Posts
    20

    Padrão Re: Rb 912 perdeu licença após troca do chip de lan

    Rubem, Somente estou escrevendo para agradecer.
    Muito obrigado mesmo, a rb estava sem esse componente, eu fiz uma ponte e resolveu.
    Muito obrigado mesmo. Salvou minha RB.
    Vc deu uma aula, cara vc é D+