+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PPPOE atribuindo IPs já em uso

    Olá!

    Utilizado autenticação PPPOE dos meus clientes, mas ainda não uso nenhum sistema de gerenciamento como MK-Auth, está tudo configurado ok no PPPOE Server, Profiles, Secrets, Pool de IPs... mas não sei porque razão de uns dias pra cá minha CCR1009 está atribuindo para clientes novos, o mesmo IP já em uso por um cliente cadastrado no secret com seu devido login e senha PPPOE. Uso um script e scheduler pra pegar automaticamente o MAC e amarrar no caller ID do login do usuário pra ele sempre pegar o mesmo IP, mas não sei porque cargas d'agua ele tá jogando o mesmo IP pra clientes novos. Achei até q as antenas tavam vindo com MAC clonado ou coisa do tipo, mas não, cai MAC diferente no caller ID, mas pega mesmo IP já ativo! Por que isso? Mudei tudo de MAC x IP pra PPPOE tem alguns meses, já que logo implementarei um sistema de gerenciamento tipo mk-auth, mas agora tá dando esse problema. Alguém sabe solução?

  2. #2

    Padrão Re: PPPOE atribuindo IPs já em uso

    Se você está configurando para o cliente pegar ip manualmente lembre-de de retirar os ips do pool. Porque senão vai ocorrer isso mesmo.. oa clientes que não estiverem com ip manualmente vão pegar quai quer ip do range do pool.

  3. #3

    Padrão Re: PPPOE atribuindo IPs já em uso

    aqui versão RouterOs 6.33.5 fazendo a mesma coisa, a solução que eu encontrei foi setar todos os ips manualmente e selecionar one session per host, acabou os problemas, os clientes com ips iguais não navegavam!!!

  4. #4

    Padrão Re: PPPOE atribuindo IPs já em uso

    Resolvi aqui, aparentemente, colocando no cadastro do login em Secret, na opção local address e remote address, preenchi com gateway e endereço da Pool, aí quando conecto antena nova de cliente, ela pega o IP que defini no remote address do login do cliente. Antes eu não tinha esse problema, nunca deu conflito, de uns dias pra cá que comecei a notar comportamentos estranhos, lentidão de alguns clientes, demorei pra achar o que era, quando vi, IPs duplicados.