+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Estender sinal internet com fibra optica

    Olá, amigos! Tenho uma grande dúvida sobre como estender o sinal da "minha" internet.
    Seguinte, na minha rua não passa nenhum tipo de internet, então eu pego o sinal da casa de uma tia que fica a 250m retilíneo de mim.
    O sinal vem de um ponto a ponto, só que é MUITO instável, ja aumentei o sinal, ja fiz todo o possível, e não consigo ter visada pois tem uma espécie de prédio bem no meio.

    Então estou querendo passar o sinal via fibra optica.
    Minha ideia: pegar um conversar rj45/fibraoptica, conectar um rj45 no modem dela, com saída pra o conversor, ai plugar um cabo de fibra optica que terá 400m pois tem curvas pelo caminho, chegando na minha casa, conecto o cabo em outro conversar e de la sai um rj45 pro meu modem.
    Resumindo:
    modem principal > conversor > fibra optica 400m > conversor 2 > modem que receberá o sinal.

    Isso é possível?

  2. #2

    Padrão Re: Estender sinal internet com fibra optica

    É possivel sim com conversor/cabo do tipo monomodo.

    Só tem alguns problemas aí.... Fazer cabos de fibra não é igual crimpar cabo Lan... Sua montagem é mais delicada e depende de intrumentos especializados.

    Outra coisa é por onde você irá passar esses cabos? Pelos postes? Uma cabeamento não profissional pode te denunciar junto a Cia de energia, o que pode causar multas e processos. Não há como obter autorização para cabeamento de postes sem ser empresa de telecom com SCM, STFC, etc....

    Nao existe como montar uma repetidora nesse meio de caminho, nessa "especie de prédio"? Com certeza será mais barato e menos burocrático que cabear.
    P.S:. Aumentar o sinal do PTP sem visada não adinta de nada.

  3. #3

    Padrão Re: Estender sinal internet com fibra optica

    Então estou querendo passar o sinal via fibra optica.
    Minha ideia: pegar um conversar rj45/fibraoptica, conectar um rj45 no modem dela, com saída pra o conversor, ai plugar um cabo de fibra optica que terá 400m pois tem curvas pelo caminho, chegando na minha casa, conecto o cabo em outro conversar e de la sai um rj45 pro meu modem.
    Resumindo:
    modem principal > conversor > fibra optica 400m > conversor 2 > modem que receberá o sinal.
    Seguinte, sugestão de funcionamento. Modem da sua tia>conversor de mídia, >na sua casa conversor de mídia>SWITCH, ROTEADOR, MK E ETC."POREM SE VC COLOCAR OUTRO MODEM LÓGICO QUE NÃO IRÁ FUNCIONAR.

    custo médio se ainda não sabes, fibra drop 690,00 1km, par de conversor wdm 280,00, laço performado 0,60 UN(depende do posteamento), CTO 12,00 2 conectores fibra sc/upc 18,00 esticador 0,30 UN.

    Coisa de 1100,00 a 1200,00 reais. barato e fino, 100%.

  4. #4

    Padrão Re: Estender sinal internet com fibra optica

    Uma solução alternativa se realmente for ate 400m.
    Um kit de powerline tp-link pode ser o AV200 pa2010 custa R$130,00 no ML. Vc passa um FE AA80 cabo telefonico de um ponto a outro e no ponto que sai a energia para rua vc vai colocar um disjuntor DR de 0,03a (muito importante caso o cabo rompa na rua. Sem ele não recomendo).
    Pesquise sobre isso, funciona muito bem, o investimento eh baixo, o cabo passa despercebido ninguém vai notar, mesmo que se rompa o DR desliga a energia e so ir la e emendar.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por poliane Ver Post
    Seguinte, sugestão de funcionamento. Modem da sua tia>conversor de mídia, >na sua casa conversor de mídia>SWITCH, ROTEADOR, MK E ETC."POREM SE VC COLOCAR OUTRO MODEM LÓGICO QUE NÃO IRÁ FUNCIONAR.

    custo médio se ainda não sabes, fibra drop 690,00 1km, par de conversor wdm 280,00, laço performado 0,60 UN(depende do posteamento), CTO 12,00 2 conectores fibra sc/upc 18,00 esticador 0,30 UN.

    Coisa de 1100,00 a 1200,00 reais. barato e fino, 100%.
    Amigo, o wdm que você fala por ser um desse: http://produto.mercadolivre.com.br/M...cs-monomod-_JM ?

    E qual a diferença desse para esse : http://produto.mercadolivre.com.br/M...ink-mc220l-_JM ?

    Não entendi a parte do: se vc colocar outro modem lógico que não irá funcionar.
    Minha ideia: plugar a saída do meu conversor em um switch e levar para 3 roteadores wifi.
    O que seria um laço peformado, CTO? O conectores de fibra seria o que acopla no cabo para entrar no conversor?
    Obrigado !!

  6. #6

    Padrão Re: Estender sinal internet com fibra optica

    CTO - caixa de terminação óptica.

    Laço performado - serve para fixar a fibra ao poste lançando-a de uma lado para outro.(modo grosseiro de explicar, mas assim você entenderá).

    O conectores de fibra seria o que acopla no cabo para entrar no conversor?
    Exato !

    a diferença Mc 220l é gigabit e vc terá que comprar a gbic para o mesmo.Bem mas caro.Mas creio que não seja o caso de sua aplicação.

    Quanto a lançar o switch após o conversor funcionará normal. só que vc disse MODEM, por isso comentei que não iria funcionar.

  7. #7