+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda Enlace zona rural

    Boa tarde, peço a ajuda dos senhores para conseguir fechar um enlace em pelo menos um desses quatro pontos, que possuem em torno de 9 km, se passar 1mb ta excelente, ambos os pontos estão em zona rural, não tem perigo de interferências, pelo que tenho lido, sem visada é difícil, mas gostaria da opinião de vocês sobre a viabilidade desse enlace:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	185
Tamanho: 	70,5 KB
ID:      	63286Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	67,7 KB
ID:      	63287Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	69,9 KB
ID:      	63288Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	65,8 KB
ID:      	63289

    Utilizei o airlink para simular esses pontos, apenas no ponto 4 consegui visada, a preferencia é pelo ponto 1.
    Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Enlace zona rural

    Amigo, como tenho escrito aqui, sinal Wifi é igual a luz.... A diferença é que nossos olhos não vêem... Então não adianta você apontar uma antena com a potência de uma estrela pro morro que não adinanta nada.... Absolutamente nada... E também não é uma questão de passar X megas... Ou o sinal chega de um ponto ao outro ou ele não chega... Ou chega a "penumbra" que é o sinal refratado.
    Os enlaces dos prints 1,2e3 são inviáveis... Somente irão funcionar com uma estacao repetidora no ponto mais alto... O enlace 4 talvez funcione se erguer esses 8 metros ai ora mais alto....

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Enlace zona rural

    Obrigado pela ajuda, para a situação 4, qual equipamento você me indicaria?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda Enlace zona rural

    Powerbeam M5 400. É enlace sem dor de cabeça e com sobra pra velocidade.

    Mas tenta melhorar esse posicionamento e essa altura aí... Coloca uma torre estaiada de uns 15 mts... É só vc aumentar no Airlink aí pra ver +ou- quanto precisa.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda Enlace zona rural

    Definitivamente pontos 1, 2 e 3 em direto direto é impossível, opção seria enlace no meio, o que irá aumentar o custo, no ponto 4 é viável, simule um aumento de altura gradativo com uma possível instalação de torre no ponto mais baixo para evitar transtornos futuros no elevado do meio, quanto ao equipamento pode se usar um par de powerbeam m5 400 que você terá um tráfego legal e amplo. Boa sorte.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda Enlace zona rural

    Boa Tarde matheus0508,

    Como tem gente que não conhece nada de wireless aqui......
    Rebatendo a afirmação erronea e sem fundamento, do colega sphrek, o seu enlace funcionaria sim nas condições 1,2,e 3, porém a frequencia indicada é 900mhz.
    Qual a banda que irá trafegar? Depende do tipo de equipamento e antenas que fores utilizar.
    900mhz é indicado nestas situações onde é preciso conectar em áreas sem visada.
    Se quiseres entregar até 8megas por cliente podes usar os rocket m900 de ap e nano loco 900 de cliente. lembrando que :
    Se for ponto a ponto entre repetidoras, você só poderá utilizar pontos com visada direta. para estes casos, é indicada a frequência de 5ghz.
    Portanto amigo, não siga conselhos de iniciantes, tente ler os cases que temos postados aqui no fórum, para situações bem semelhantes a sua. eu trabalho a mais de 20 anos com isso e sei bem do que estou falando.
    Quando não tiver visada, vai de 900mhz ou 2.4ghz (depende de cada cenário). quando tiver visada vai de 5ghz.
    Abraço.

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda Enlace zona rural

    Outra coisa, o Airlink é software free , não tem precisão e nem banco de dados atualizado. quem trabalha com projetos wireless, não usa este software,ok.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda Enlace zona rural

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Boa Tarde matheus0508,

    Como tem gente que não conhece nada de wireless aqui......
    Rebatendo a afirmação erronea e sem fundamento, do colega sphrek, o seu enlace funcionaria sim nas condições 1,2,e 3, porém a frequencia indicada é 900mhz.
    Qual a banda que irá trafegar? Depende do tipo de equipamento e antenas que fores utilizar.
    900mhz é indicado nestas situações onde é preciso conectar em áreas sem visada.
    Se quiseres entregar até 8megas por cliente podes usar os rocket m900 de ap e nano loco 900 de cliente. lembrando que :
    Se for ponto a ponto entre repetidoras, você só poderá utilizar pontos com visada direta. para estes casos, é indicada a frequência de 5ghz.
    Portanto amigo, não siga conselhos de iniciantes, tente ler os cases que temos postados aqui no fórum, para situações bem semelhantes a sua. eu trabalho a mais de 20 anos com isso e sei bem do que estou falando.
    Quando não tiver visada, vai de 900mhz ou 2.4ghz (depende de cada cenário). quando tiver visada vai de 5ghz.
    Abraço.
    Amigo... Todo mundo aqui tenta ajudar... Estude e aprenda a ler antes de insultar os outros... Posso ser iniciante no forum mas não sou inexperiente!!!!
    Você tem a sua experiência e eu tenho a minha....

    Passar bem!

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda Enlace zona rural

    Falando um monte de merda pra usuario novo , e quer que a gente bata palma pra ti meu????
    vai estudar wireless antes de falar bobagem .
    E fica a dica velho...eu ja ajudei mais gente nesse forum que a tua idade.
    Vais estudar RF e para de falar besteira.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda Enlace zona rural

    Concordo com você Leandro Lopes, eu não levei em consideração o 900mhz nos cenários 1, 2 e 3, mas você foi muito feliz na observação, realmente é possível fazer o PTP com o uso dessa frequência, abrindo assim o leque de opção diante da análise da relação custo X benefício. Bom trabalho.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda Enlace zona rural

    Vai de 900

    Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk