+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Interface no mesmo segmento de rede com mikrotik

    Olá.

    Tenho uma RB1100 e ela atualmente conta com as seguintes configurações:

    ether1 - ip 192.168.0.1 - link adsl
    ether2 - ip 192.168.2.1 - link contingência
    ether3 - ip 192.168.1.1 - ligado ao switch com DHCP ( distribui ips na faixa 192.168.1.XXX )

    Só que me sobram várais portas e queria aproveitar elas para ligar alguns computadores específicos ( Server SAMBA por exemplo) para aproveitar os recursos de monitoramento.

    Então eu tenho um servidor com o ip 192.168.1.10 ligado na ether4.

    Só que ele não consegue se comunicar com os outros computadores. Qual configuração devo fazer para que essa interface se comunique com a outra rede?

  2. #2

    Padrão Re: Interface no mesmo segmento de rede com mikrotik

    Você pode criar uma nova rede somente para os servidores ou fazer uma bridge com as duas interfaces. Em termos de segurança, a primeira opção seria melhor.

  3. #3

    Padrão Re: Interface no mesmo segmento de rede com mikrotik

    É, acho qeu uma VLAN seria a melhor opção. Mas como faria para comunicar entre as duas VLAN ( Servidores e Hosts em redes separadas)? Eu sei que deveria ser com uma bridge ou algo assim, mas não estou conseguindo. Ou seria melhor criar alguma regra NAT?

  4. #4

    Padrão Re: Interface no mesmo segmento de rede com mikrotik

    Se os servidores não vão ficar no mesmo switch dos outros hosts, não é preciso criar VLAN, apenas uma outra rede. E não tem porque fazer NAT entre essas duas redes.
    Você pode criar uma bridge com todas as portas que vão ser ligados os servidores (e somente elas).
    Quando adicionar um endereço ip no roteador nessa bridge, ele já fará o roteamento entre as redes, a menos que haja uma regra de firewall bloqueando.