Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Citação Postado originalmente por luizgoiana Ver Post
    Eu preciso da repetidora porque existe esse morro na frente. Deste morro tenho visada para torre deles e para a minha casa.
    Você disse que talvez não daria certo pois existe o risco de na instalação eles apontarem para outra torre (que não seja a que tenho visada). Acho que isso não aconteceria porque meu tio está ao lado da torre para onde tenho visada do morro. Então acho que rolaria de "carregar a antena" para a torre que eu montaria e fazer a repetição por minha conta.
    .
    Veja só.. não é apontada para a torre. É conectada a um determinado SSID/Rádio da torre cuja a antena não está apontada pra localidade da sua torre... Por isso pode não dar certo. Entre outros muitos problemas. Eles podem colocar uma antena de baixo ganho pela proximidade e/ou travar a potência do rádio cliente em um nível baixo (também pela proximidade entre instalação x torre) e você levar o rádio pra sua torre e simplesmente não funcionar. Então essa opção ao meu ver é gambiarra e pode dar inúmeros problemas. O primeiro deles é eles simplesmente desconectarem você remotamente.

    Citação Postado originalmente por luizgoiana Ver Post

    Porque não peço eles para fazer a instalação na localidade da torre e a repetição por minha conta? Simples, porque por ser zona rural eles querem cobrar este valor exorbitante ai na mensalidade. Apenas porque entendem que na zona rural tenho poucas opções.
    Aí ao meu ver aí e que está a picaretagem. Se a conexão vai ser na mesma torre que fornece internet na área urbana, ao meu ver, não tem diferença. Eu pelo menos com meus clientes não faço distinção, nem de instalação nem de preço.

    Olha... de fé mesmo. Eu trabalho com isso e não cobraria tanto só porque não tem outra opção. Tem sim! Sai mais em conta uma HughesNet via satélite. Tem dois defeitos: Ping alto então não dá pra jogar online. Tem franquia de velocidade, ou seja, depois que você gasta seus 20GB diurnos ele diminui a velocidade pra 1mbps (não corta a internet) e tem 40GB na madruga pra downloads diversos.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hughes.jpg
Visualizações:	94
Tamanho: 	197,7 KB
ID:      	67692

  2. #22

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    R$ 750 por 5Mbps só porque é zona rural.

    Rapaz... vou reabrir meu provedor amanhã mesmo, focado só na zona rural! Mas vou ser bonzinho e cobrar só R$ 700 por essa velocidade!

    Em 1 ano de mensalidade desse tipo você paga tranquilo o preço de uma torre estaiada de 30m com repetição, com painéis solares e tal, seria só questão de achar local do lado (Não necessariamente em cima) desse morro. Na verdade por R$ 9000 (1 ano de mensalidade de R$ 750) dá pra montar 2 torres, 2 repetições contornando os obstáculos pelo lado (Não por cima do morro).

    Quando tem preços absurdos assim, estude possibilidades de múltiplas repetições por diversos caminhos, não precisa ser em linha reta pela menor distância, as vezes é melhor ter distância maior mas ter zona de Fresnel mais limpa, vai passar mais banda.

  3. #23

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Veja só.. não é apontada para a torre. É conectada a um determinado SSID/Rádio da torre cuja a antena não está apontada pra localidade da sua torre... Por isso pode não dar certo. Entre outros muitos problemas. Eles podem colocar uma antena de baixo ganho pela proximidade e/ou travar a potência do rádio cliente em um nível baixo (também pela proximidade entre instalação x torre) e você levar o rádio pra sua torre e simplesmente não funcionar. Então essa opção ao meu ver é gambiarra e pode dar inúmeros problemas. O primeiro deles é eles simplesmente desconectarem você remotamente.



    Aí ao meu ver aí e que está a picaretagem. Se a conexão vai ser na mesma torre que fornece internet na área urbana, ao meu ver, não tem diferença. Eu pelo menos com meus clientes não faço distinção, nem de instalação nem de preço.

    Olha... de fé mesmo. Eu trabalho com isso e não cobraria tanto só porque não tem outra opção. Tem sim! Sai mais em conta uma HughesNet via satélite. Tem dois defeitos: Ping alto então não dá pra jogar online. Tem franquia de velocidade, ou seja, depois que você gasta seus 20GB diurnos ele diminui a velocidade pra 1mbps (não corta a internet) e tem 40GB na madruga pra downloads diversos.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hughes.jpg
Visualizações:	94
Tamanho: 	197,7 KB
ID:      	67692

    Eu também achei ma fé e picaretagem. Inclusive nem sei se é legal da parte deles.
    Sobre me desconectarem ai que entra a questão, tem como eles saberem? Em último caso eu tenho a opção de colocar uma repetidora na casa do meu tio (onde eles fariam a instalação) e outra no morro. Inclusive, caso eu precise fazer isso, posso usar 5.8ghz apenas na antena receptora deles e 2,4ghz no resto. Aqui é cidade pequena, sem muitas interferências, a zona de fresnel é bem limpa (um pouco ruim apenas da torre até minha casa, que é uma distância pequena).

    Em último caso faço isso: contrato na casa do meu tio e envio o sinal pra minha torre no morro. Mas queria mesmo era pegar direto.

    Satélite nem rola. Ping e franquia são determinantes para mim.
    Última edição por luizgoiana; 11-10-2017 às 10:45.

  4. #24

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    R$ 750 por 5Mbps só porque é zona rural.

    Rapaz... vou reabrir meu provedor amanhã mesmo, focado só na zona rural! Mas vou ser bonzinho e cobrar só R$ 700 por essa velocidade!

    Em 1 ano de mensalidade desse tipo você paga tranquilo o preço de uma torre estaiada de 30m com repetição, com painéis solares e tal, seria só questão de achar local do lado (Não necessariamente em cima) desse morro. Na verdade por R$ 9000 (1 ano de mensalidade de R$ 750) dá pra montar 2 torres, 2 repetições contornando os obstáculos pelo lado (Não por cima do morro).

    Quando tem preços absurdos assim, estude possibilidades de múltiplas repetições por diversos caminhos, não precisa ser em linha reta pela menor distância, as vezes é melhor ter distância maior mas ter zona de Fresnel mais limpa, vai passar mais banda.


    Acho a distância pouca até meu caro. Nem 3km é algo que seria facilmente superado por bons equipamentos, até mesmo caso sejam 2.4ghz, mas vou fazer o possível para ser 5.8.

    A grande questão é: instalo na casa do meu tio e repito o sinal para a torre ou simplesmente carrego a antena para a torre. rsrs.
    Última edição por luizgoiana; 11-10-2017 às 10:46.

  5. #25

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Teria que ver se no contrato deles há algo sobre compartilhamento. Se não há, não podem alegar que seu tio descumpriu o contrato e está compartilhando a internet que foi instalada só pra casa dele.

    Sendo área urbana, não tem outra opções além desse provedor? Alguma grande operadora nacional meio falida mas que não dá a mínima pro fato de ter uma torre na casa onde vão instalar a adsl?

    Eu preferiria ter a máxima independência e fazer um PTP cidade-campo e escolher que conexão quiser na cidade, trocar de provedor caso um fique ruim demais.

  6. #26

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Teria que ver se no contrato deles há algo sobre compartilhamento. Se não há, não podem alegar que seu tio descumpriu o contrato e está compartilhando a internet que foi instalada só pra casa dele.

    Sendo área urbana, não tem outra opções além desse provedor? Alguma grande operadora nacional meio falida mas que não dá a mínima pro fato de ter uma torre na casa onde vão instalar a adsl?

    Eu preferiria ter a máxima independência e fazer um PTP cidade-campo e escolher que conexão quiser na cidade, trocar de provedor caso um fique ruim demais.
    Então, eles não são muito pequenos não, atendem uma região bem ampla:
    http://www.elo.net.br/site/

    A questão é que essa é a melhor opção disponível, porque a cidade não é lá grandes coisas também.
    Mas novamente, tem como eles saber que eu mudei a antena de lugar? E se eu optar pela torre na casa do meu tio, tem como eles saberem que estou repetindo o sinal?

  7. #27

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Só vão saber que você mudou a antena de lugar se o nível de sinal cair demais, ou se mudar o AP onde conecta (Isso se puder conectar em outro AP deles, porque é normal fazer uma lista de mac's dos clientes em cada AP, pra cada um só poder conectar naquele AP, diminui muito a possibilidade de clonagens de mac).

  8. #28

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Só vão saber que você mudou a antena de lugar se o nível de sinal cair demais, ou se mudar o AP onde conecta (Isso se puder conectar em outro AP deles, porque é normal fazer uma lista de mac's dos clientes em cada AP, pra cada um só poder conectar naquele AP, diminui muito a possibilidade de clonagens de mac).
    Porque se o sinal cair demais, vou começar a deteriorar a rede né?
    Bom, em breve iniciarei o projeto e mantenho vocês atualizados.
    Última edição por luizgoiana; 23-10-2017 às 11:18.

  9. #29

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Passando pra desenterrar o tópico e falar que comprei 2 sxt's usadas:
    https://produto.mercadolivre.com.br/...lite5-5ghz-_JM

    Com elas vou fazer os testes de visada. Dando tudo certo, irei comprar mais 2 sxt's e fechar o enlace todo em 5ghz. Para a distância de 3km vai ser bem tranquilo se eu tiver uma zona de fresnel limpa né?

  10. #30

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Resolvido, o enlace foi feito.
    Agora estou tratando os ajustes finos aqui:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=189696