Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace Zona Rural - 3km

    Boa noite pessoal,

    Pretendo fazer um link de um provedor wifi da minha cidade chegar até o sítio onde moro.
    Existe apenas um morro no meio do caminho. A imagem abaixo ilustra o ponto da minha casa, o ponto do morro com visada e o ponto de onde vai ser feita a transmissão (cidade).
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snapshot3.jpg
Visualizações:	320
Tamanho: 	1,01 MB
ID:      	63324

    O link será apenas para mim (no máximo para algum vizinho tb). Não quero gastar muito mas gostaria de um sinal com pouco ruído. Pretendo usar 2.4ghz mesmo, apesar do provedor de quem vou contratar o link a ser transmitido trabalhar a 5.8ghz. Na minha cidade tem poucos rádios operando a 2.4ghz, o que diminuiria a interferência.

    Outra coisa é que o retransmissor no morro será alimentado com energia solar, então o consumo é um diferencial.

    Até agora pensei em:
    -2 cpe 12 dbi para trabalharem na origem do sinal e no destino (tenho as da Greatek por um preço bom, são boas?).

    -Este kit como retransmissor ligado a uma placa solar de 65w e uma bateria de 45ah:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...mni-12-dbi-_JM

    Ficaria tudo em um custo total de R$ 1500.

    Sei que o povo aqui mete o pau nestes kit's com PCBA + OMNI porém o custo está bom. Não pretendo nada profissional e também espero obter um bom SNR diminuindo a potência da placa para no máximo 300mw. Esse kit vem com antena da Aquario que acredito ser bem melhor que outros com antenas de fundo de quintal.

    A pergunta é, vai me atender?

    Existe também a possibilidade de usar 5.8ghz e neste caso a vantagem de poder apontar o repetidor direto para a antena do provedor que trabalha já em 5.8hz, eliminando assim a necessidade do transmissor na cidade para origem do sinal.

    EDIT: Está me parecendo uma opção mais viável já operando na faixa 5.8gzh.

    1 CPE 5.8Ghz Pro u-5817 como cliente na minha casa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...M#questionText

    1 CPE 5.8ghz qualquer em WDS apontada direto para a antena do provedor e com uma antena adicional instalada apontando para a primeira CPE e alimentada por um painel solar + bateria.

    Uma pergunta, a CPE do primeiro link também opera em WDS?

  2. #2

    Padrão Enlace Zona Rural - 3km

    Cara jah que vai gastar, gasta soh uma vez e faz a coisa definitiva e com possibilidade de aumento de banda futura, em 2.4ghz essa banda é bem limitada, na internet de hoje (zapzap, youtube, facebook e etc) requer bastante banda pra dar uma sensação boa de navegação!

    Eu faria assim:

    Se quer trabalhar em 2.4ghz beleza, fecha o enlace que vai receber o "link" com SXT lite5 (280,00 direto do paraguay) ou qualquer equipamento que provedor que vai te atender usa e coloca a omini 2.4ghz hyperlink ou de boa marca com um mikrotik groove pra transmitir, gasta somente isso, alem de consumo eletrico baixo é a melhor AP 2.4ghz, já que ele vai direto na antena não tem cabos, pigtails e conectores pra dar perda de sinal. E nas casas onde vai receber o sinal, dai você pode usar qualquer dessas cpe que tem barato por ai mas vai conseguir nas melhores condições ai uma banda abaixo de 5 megas.

    Agora se quer um negócio definitivo, coloca o sxt ou qualquer outro equipamento pra receber o sinal, coloca uma ominitik 5ghz (mais barato que o groove e a antena omini 2.4ghz) e nos pontos (casa) onde vai receber o sinal coloca SXT Lite5, você vai ter uma banda dependendo das condições de até 20mb, gastando pouca coisa a mais.

    Tanto sxt, groove e ominitik o consumo eletrico é baixo, uma placa de 65w e uma bateria de 70a da certo.



    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Cara jah que vai gastar, gasta soh uma vez e faz a coisa definitiva e com possibilidade de aumento de banda futura, em 2.4ghz essa banda é bem limitada, na internet de hoje (zapzap, youtube, facebook e etc) requer bastante banda pra dar uma sensação boa de navegação!

    Eu faria assim:

    Se quer trabalhar em 2.4ghz beleza, fecha o enlace que vai receber o "link" com SXT lite5 (280,00 direto do paraguay) ou qualquer equipamento que provedor que vai te atender usa e coloca a omini 2.4ghz hyperlink ou de boa marca com um mikrotik groove pra transmitir, gasta somente isso, alem de consumo eletrico baixo é a melhor AP 2.4ghz, já que ele vai direto na antena não tem cabos, pigtails e conectores pra dar perda de sinal. E nas casas onde vai receber o sinal, dai você pode usar qualquer dessas cpe que tem barato por ai mas vai conseguir nas melhores condições ai uma banda abaixo de 5 megas.

    Agora se quer um negócio definitivo, coloca o sxt ou qualquer outro equipamento pra receber o sinal, coloca uma ominitik 5ghz (mais barato que o groove e a antena omini 2.4ghz) e nos pontos (casa) onde vai receber o sinal coloca SXT Lite5, você vai ter uma banda dependendo das condições de até 20mb, gastando pouca coisa a mais.

    Tanto sxt, groove e ominitik o consumo eletrico é baixo, uma placa de 65w e uma bateria de 70a da certo.



    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app
    Poderia substituir o ominitik por um nanostation m5?

  4. #4

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    EU não trocaria jamais....

    Nanostation é setorial com antena de menor abertura, apenas um não iria cobrir os 360º, sem contar que se fazer um barulho de trovão perto dele, ele queima... kkkk

    Cara sai fora de ubiquiti, muita gente vai vir aqui falar que estou errado, mas te falo, sai fora, queima demais e não tem a mesma estabilidade que mikrotik. (podem discordar de mim, mas em 10 anos cheguei essa conclusão e ninguém me tira de idéia! kkkkk)

    Ubiquiti só antenas, até os MFI deles não presta, usei e fica travando!

    Com mikrotik você usa o protocolo proprietário NV2:

    http://mum.mikrotik.com/presentation.../8_Sanchez.pdf (ÁGINA 45)

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    EU não trocaria jamais....

    Nanostation é setorial com antena de menor abertura, apenas um não iria cobrir os 360º, sem contar que se fazer um barulho de trovão perto dele, ele queima... kkkk

    Cara sai fora de ubiquiti, muita gente vai vir aqui falar que estou errado, mas te falo, sai fora, queima demais e não tem a mesma estabilidade que mikrotik. (podem discordar de mim, mas em 10 anos cheguei essa conclusão e ninguém me tira de idéia! kkkkk)

    Ubiquiti só antenas, até os MFI deles não presta, usei e fica travando!

    Com mikrotik você usa o protocolo proprietário NV2:

    http://mum.mikrotik.com/presentation.../8_Sanchez.pdf (ÁGINA 45)
    Por último, antes de adotar sua solução, e se eu usasse esta CPE da TP-LINK para repetir o sinal? Ela possui conector para omni o que me possibilitaria com um aparelho cobrir os 360º pegando o sinal de um lado e passando para o outro. Minha resistência em adotar dois equipamentos é apenas por causa do consumo. Pois consumindo menos eu posso economizar na bateria também.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...hz-outdoor-_JM

  6. #6

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    OU você usa a antena interna OU usa a externa

    Não tem como usar as 2 na CPE TP-Link.

    Não é porque tem 2 antenas que um aparelho vai usar elas ao mesmo tempo. Tem que ver quantas etapa de RF (Quantos chipsets de RF) tem. Se tem só 1, então é um aparelho básico e comum.

    Repetição é uma DESGRAÇA, usa a mesma etapa de RF pra receber e enviar os pacotes, perde muito desempenho.

    "Repetição" tem que ser algo com 2 interfaces de RF, uma operando em modo cliente, e outra em modo AP. Mas aí não repete nada na verdade, se tem outro AP então não é mais repetição. Mas repetição é uma desgraça mesmo, então é melhor viver sem elas.



    Aparelho com 2 etapas de RF era o Airlive G.duo, podia colocar uma etapa como cliente e outra como AP, não seria propriamente um repetidor. Mas custava o preço de um roteador como cliente e outro como AP, não era financeiramente viável igual. Hoje não existe mais nada do tipo, só roteadores de mesa com modo repetição, mas isso implica usar a MESMA etapa de RF pra receber e enviar pacotes pros clientes e pra torre, isso degrada muito a qualidade da conexão, dá na mesma que usar equipamento maior no cliente, com data rate bem baixo tipo MCS9, conexão de merda mas com alcance maior.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    OU você usa a antena interna OU usa a externa

    Não tem como usar as 2 na CPE TP-Link.

    Não é porque tem 2 antenas que um aparelho vai usar elas ao mesmo tempo. Tem que ver quantas etapa de RF (Quantos chipsets de RF) tem. Se tem só 1, então é um aparelho básico e comum.

    Repetição é uma DESGRAÇA, usa a mesma etapa de RF pra receber e enviar os pacotes, perde muito desempenho.

    "Repetição" tem que ser algo com 2 interfaces de RF, uma operando em modo cliente, e outra em modo AP. Mas aí não repete nada na verdade, se tem outro AP então não é mais repetição. Mas repetição é uma desgraça mesmo, então é melhor viver sem elas.



    Aparelho com 2 etapas de RF era o Airlive G.duo, podia colocar uma etapa como cliente e outra como AP, não seria propriamente um repetidor. Mas custava o preço de um roteador como cliente e outro como AP, não era financeiramente viável igual. Hoje não existe mais nada do tipo, só roteadores de mesa com modo repetição, mas isso implica usar a MESMA etapa de RF pra receber e enviar pacotes pros clientes e pra torre, isso degrada muito a qualidade da conexão, dá na mesma que usar equipamento maior no cliente, com data rate bem baixo tipo MCS9, conexão de merda mas com alcance maior.
    Então acho que chegamos num ponto. Eu compro uma CPE TP-Link com saida SMA e uso uma antena omni e neste caso eu posso expandir o sistema comprando outra CPE futuramente e colocando em modo cliente ligada e esta CPE da Tp-link em modo AP. Ou seja, consigo um upgrade sem perder meu investimento, certo?

    Sobre usar apenas a antena externa ou interna, sem possibilidade de usar ambas simultaneamente, eu sei disto, mas a omni somente não daria conta do recado? Imagino que repetição seja uma DESGRAÇA mesmo kkkkkk. Mas como solução emergencial (tendo em vista que vou começar a trabalhar de casa daqui a 15 dias) não daria conta não? Inicialmente não terá nenhum outro cliente além de mim conectado a esta torre e a banda será 6mb. Acha que conseguiria uma conexão usável ao menos?

  8. #8

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Mas você já tem a omni?

    Porque a CPE + omni vai ficar cara, não chega no preço da Omnitik mas Omnitik tem polarização dupla e tem poder de processamento pra muita coisa.

    Polarização simples também tem o Groove A52HPN level4, já vem com uma antena de 6dBi que serve pro uso, em 3,5km se usar Airgrid (Groove tem polarização simples, Airgrid também, casam bem) nos clientes dá pra usar MCS3 e passar até o dobro de 6Mbps.

    Essas CPE's tipo NS Loco, Wom5000, 7510n, são "CPE pra cliente" porque não tem muito poder de processamento, só meia duzia de clientes aguentam, mas logo acima disso abrem as pernas e a qualidade de todos os clientes desaba.

    (Alias, até com 3 clientes, se tiver 1 cliente com sinal ruim (Falta de zona de Fresnel limpa, sinal baixo) a qualidade geral já fica deficiente.

    Mas tá, se já tem omni, ou viu uma por preço baixo, e quer ficar preso em polarização simples (Hoje todo produto lançado é pra polarização dupla, passa o dobro de throughput com o mesmo nível de sinal), pode colocar uma CPE dessa hoje, pra ir colocar outras 7510n nos clientes próximos e Airgrid nos distantes (3,5km não precisa Airgrid de 27dBi, pode ser a de 22dBi desde que a zona de Fresnel seja perfeita). Se no futuro ela criar lentidão, passa ela pra um cliente e põe um Groove a52hpn level4 como AP.



    E usar CPE pra fazer PTP dá um throughput de merda mesmo na roça porque a antena tem angulo aberto, pega reflexos laterais e no solo, reflexos que um PTP com antenas apropriadas (De angulo fechado, tipo Airgrid se for pol. simples e pouca banda, ou Nanobeam M5 300 pra polarização dupla e mais banda passante).

    Se fosse entre sua casa e algum familiar tudo bem PTP com CPE, mas provedor precisa ter delay menor, não pode ter variação conforme reflexo em solo seco ou molhado, o angulo de antena influencia razoavelmente no PTP até na roça. Na cidade o problema é reflexo e sinal de outros provedores, na roça é só reflexo.


    E evita aquela CPE USB do primeiro post. O Windows manda muito lixo pra rede, ele fica escaneando outros dispositivos, antivírus ou outras inutilidades de segurança também, uma placa PCI ou USB detona com qualidade de um AP porque gera tráfego a toa. Se tiver uma CPE roteada no caminho, o tráfego inútil que o Windows gera chega só até a CPE, ela separa o trafego dela com o Windows, do tráfego dela com o AP da torre.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Nunca usei acredito não ser muito bom para este fim, mas vamos aos custos:

    Topologia 1 :

    AP TPLINK (link): R$ 265,00
    OMINI 2.4 GHZ 12 DBi (mais vagabunda): R$ 200,00
    PIGTAIL: R$ 25,00

    TOTAL: R$ 490,00

    Topologia 2 :

    OMNITIK: R$ 475,00


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ca-nivel-4-_JM

    Estão compensa mais a topologia 2 que terá menos equipamento, ele tem 5 portas, que pode servir de switch, alem de nem comparar a qualidade com esse tplink, quanto ao consumo é a mesma coisa um ou o outro.

    As CPE (SXT) dos pontos você vai pagar menos que 300 reais.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Nunca usei acredito não ser muito bom para este fim, mas vamos aos custos:

    Topologia 1 :

    AP TPLINK (link): R$ 265,00
    OMINI 2.4 GHZ 12 DBi (mais vagabunda): R$ 200,00
    PIGTAIL: R$ 25,00

    TOTAL: R$ 490,00

    Topologia 2 :

    OMNITIK: R$ 475,00


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ca-nivel-4-_JM

    Estão compensa mais a topologia 2 que terá menos equipamento, ele tem 5 portas, que pode servir de switch, alem de nem comparar a qualidade com esse tplink, quanto ao consumo é a mesma coisa um ou o outro.

    As CPE (SXT) dos pontos você vai pagar menos que 300 reais.
    Se for este o caso, vou comprar um Omnitik. Perfeito. Agora só tenho que ver o consumo energético dele.

    EDIT:
    Vai ser Omnitik mesmo. Muito obrigado a todos pela ajuda.
    Mas na outra ponta queria economizar um pouco, tendo em vista que vai estar apenas a 500 metros. O Omnitik comunica-se com uma antena mais vagabundinha? Uma CPE da Proletronic ou Aquario da vida...

    Concluindo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...2v24v-c-nf-_JM ||| controlador de carga R$ 79
    E
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...taico-c-nf-_JM ||| Conector R$ 10
    E
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...rgia-solar-_JM ||| Pcava solar 65w R$ 420
    OU
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-carga-10a-_JM ||| kit solar 20w R$ 330




    http://produto.mercadolivre.com.br/M...bi-aquario-_JM ||| CPE Aquário R$ 140
    OU
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...t-5ndr2-l3-_JM ||| SXT R$ 290


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ca-nivel-4-_JM ||| omnitik R$ 500




    TOTAL SEM ECONÔMIZAR MUITO: R$ 1300 - SEM BATERIA
    TOTAL MUKIRANA: R$ 970 - SEM BATERIA

  11. #11

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    No final você comparou uma CPE USB (Só serve pra plugar e usar no Windows ou Linux, não é um produto que funciona sozinho tipo uma CPE típica).

    Esquece essa CPE USB se a intenção é fazer PTP com ela, ela é pra ligar em um computador comum, não pra plugar na porta USB de uma Omnitik ou outra CPE.
    (Na verdade ainda não entendi a necessidade da CPE USB. Se a torre ficar em casa, liga no PC de casa com um cabo de rede mesmo)


    Sobre a parte solar:

    A Omnitik consome uns 8W com baixo tráfego (9W com alto). São 8 watts.hora por 24 horas do dia.
    Logo: 24*8 = 192W.dia

    O painel capta a potência prometida só com sol no ângulo ideal, uns 30 a 40° na frente. Fora desse angulo ele capta menos que o prometido. Dá pra resumir que o painel capta o equivalente umas 4 a 5 horas dependendo da região. Se é Goiana - PE, vai dar umas 5 horas.

    5 horas de 20W = 100W.dia. É metade do que você precisa.

    5 horas de 65W = 325W. É suficiente.

    Se consumir 200W.dia, é bom mesmo ter 300W de captação pra carregar bateria.


    Mas... se vai usar a SXT pra um ponto-a-ponto (Receber internet), e a Omnitik como AP, tem que ver o consumo da SXT.
    Uma SXT Lite5 serve mais ou menos pra um PTP, ela consome 7W.hora.
    24*7 = 168W.dia

    Se a Omnitik consome 192W.dia, soma as 2: 168 + 192 = 360W.dia

    O painel que captaria isso seria um de 72W (360/5), mas em dia sem tanto sol a captação seria menor, de modo que seria mais seguro um painel de 100W.

    E se levar em conta que vai ficar umas 14h sem sol, consumindo da bateria, cada hora terá consumo de 7+8W = 15W. Isso em 12V é 15/12 = 1,25A. Em 14 horas será 14*1,25 = 17,5A.
    Se quer que a bateria dure, ela só pode ser descarregada 20% por dia, só assim ela durará 5 anos. E 17,5A é 20% de uma bateria de 87,5A. Sobe pra bateria de 93Ah, a Freedom DF1500 ( http://bateriaautomotiva.com.br/prod...0ah-93ah/12205 )

    Além da bateria, então seria um painel de uns 100W, só achei de 95W:
    http://www.neosolar.com.br/loja/pain...-2-3-95wp.html
    Mas entre painel e bateria precisa um controlador de carga, um de 10A serve, digamos:
    http://www.neosolar.com.br/loja/cont...0a-12-24v.html

    E cabos CURTOS e GROSSO do controlador até a CPE e Omnitik, porque existe queda de tensão em cabos longos. Talvez no futuro pra ter estabilidade precise um conversor DC-DC pra elevar de 12 pra 18V:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    No final você comparou uma CPE USB (Só serve pra plugar e usar no Windows ou Linux, não é um produto que funciona sozinho tipo uma CPE típica).

    Esquece essa CPE USB se a intenção é fazer PTP com ela, ela é pra ligar em um computador comum, não pra plugar na porta USB de uma Omnitik ou outra CPE.
    (Na verdade ainda não entendi a necessidade da CPE USB. Se a torre ficar em casa, liga no PC de casa com um cabo de rede mesmo)


    Sobre a parte solar:

    A Omnitik consome uns 8W com baixo tráfego (9W com alto). São 8 watts.hora por 24 horas do dia.
    Logo: 24*8 = 192W.dia

    O painel capta a potência prometida só com sol no ângulo ideal, uns 30 a 40° na frente. Fora desse angulo ele capta menos que o prometido. Dá pra resumir que o painel capta o equivalente umas 4 a 5 horas dependendo da região. Se é Goiana - PE, vai dar umas 5 horas.

    5 horas de 20W = 100W.dia. É metade do que você precisa.

    5 horas de 65W = 325W. É suficiente.

    Se consumir 200W.dia, é bom mesmo ter 300W de captação pra carregar bateria.


    Mas... se vai usar a SXT pra um ponto-a-ponto (Receber internet), e a Omnitik como AP, tem que ver o consumo da SXT.
    Uma SXT Lite5 serve mais ou menos pra um PTP, ela consome 7W.hora.
    24*7 = 168W.dia

    Se a Omnitik consome 192W.dia, soma as 2: 168 + 192 = 360W.dia

    O painel que captaria isso seria um de 72W (360/5), mas em dia sem tanto sol a captação seria menor, de modo que seria mais seguro um painel de 100W.

    E se levar em conta que vai ficar umas 14h sem sol, consumindo da bateria, cada hora terá consumo de 7+8W = 15W. Isso em 12V é 15/12 = 1,25A. Em 14 horas será 14*1,25 = 17,5A.
    Se quer que a bateria dure, ela só pode ser descarregada 20% por dia, só assim ela durará 5 anos. E 17,5A é 20% de uma bateria de 87,5A. Sobe pra bateria de 93Ah, a Freedom DF1500 ( http://bateriaautomotiva.com.br/prod...0ah-93ah/12205 )

    Além da bateria, então seria um painel de uns 100W, só achei de 95W:
    http://www.neosolar.com.br/loja/pain...-2-3-95wp.html
    Mas entre painel e bateria precisa um controlador de carga, um de 10A serve, digamos:
    http://www.neosolar.com.br/loja/cont...0a-12-24v.html

    E cabos CURTOS e GROSSO do controlador até a CPE e Omnitik, porque existe queda de tensão em cabos longos. Talvez no futuro pra ter estabilidade precise um conversor DC-DC pra elevar de 12 pra 18V:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM

    Goianá-MG...
    Mas pera ai, a Omniik não possui antena interna omni? Porque precisaria de mais uma plugada a ele? Ele iria reransmitir para um cliente a apenas 500m. Estava querendo usar a antena da aquario na minha casa que será o cliente.
    Seria assim:
    Morro que fica tapando o sinal do provedor com o Omnitik e a parafernalha solar (pq lá no alto não tem energia) transmitindo para minha casa que é num vale e fica a 500 metros do morro. Penso em colocar o Omnitik na horizontal para melhor irradiação por ser um vale.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Eu não disse que você precisa outra antena, você que colocou uma USB nos links. Achei que queria usar ela como cliente, e a omnitik como AP.

    Somente pra Omnitik, o painel fotovoltáico de 65W serve, com controlador de 10A e bateria estacionária de 45Ah (Eu usaria a DF700, não a DF500).

    Sobre a omnitik na horizontal, ela tem antena de dupla-polarização, mantenha sempre ela em pé, e nem vale a pena desativar um chain pra usar só a outra polarização, ainda que a zona de Fresnel não esteja limpa abaixo ou nos lados é melhor usar 2x2 mesmo, dupla-polarização (Cliente a 500m pode usar um NS Loco M5, vai dar sinal lá pelos -62dBm, ótimo pra MCS10 (Que vai além do 6M que precisa, e passa 15M fácil, 20-22M sem a zona de Fresnel for perfeita).

  14. #14

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Mudança de planos pessoal.
    A galera do provedor se recusa a conectar a omnitik na rede deles operando em WDS ou Repetidor. Alegam que um aparelho com apenas uma etapa de RF fazendo esta repetição pode causar instabilidade na rede deles (não sei se é verdade).
    O cara me sugeriu um Mikrotik 433 com 2 cards. Achei isto:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...r52h-350mw-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...t-mikrotik-_JM
    E duas desta:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM

    O que acham?

  15. #15

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Sim, repetidor envia e recebe pela mesma etapa de RF, degrada MUITO a qualidade da conexão, o provedor tem toda razão em não deixar isso.

    (Sua repetição comeria tanto processamento como 4 ou 5 clientes típicos, porque a Omnitik ia receber de volta cada pacote que a repetição ia endereçar pro cliente. As respostas pra Omnitik e o pacotes endereçados ao cliente sairiam na mesma antena, a Omnitik ia ter que processar eles antes de descartar e isso come desempenho)

    Se vai operar com polarização simples (A antena no link é pol. simples), sai mais barato comprar 2 Airgrid ou 2 Litebem tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...airgrid-m5-_JM

    Uma em modo cliente, recebendo sinal do provedor na cidade. Liga uma na outra diretamente ou por um switch. E a outra como acess point, enviando sinal pra casa do cliente.
    RB com cartão só se usa se já tem, porque é uma coisa muito cara pra comprar novo hoje, tem vários opções muito mais baratas.

    Outra solução de custo mais baixo e de desempenho muito melhor que RB com cartão antigo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...8ghz-22dbi-_JM
    E isso é dupla-polarização, no futuro poderia passa banda muito maior que antenas de polarização simples.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sim, repetidor envia e recebe pela mesma etapa de RF, degrada MUITO a qualidade da conexão, o provedor tem toda razão em não deixar isso.

    (Sua repetição comeria tanto processamento como 4 ou 5 clientes típicos, porque a Omnitik ia receber de volta cada pacote que a repetição ia endereçar pro cliente. As respostas pra Omnitik e o pacotes endereçados ao cliente sairiam na mesma antena, a Omnitik ia ter que processar eles antes de descartar e isso come desempenho)

    Se vai operar com polarização simples (A antena no link é pol. simples), sai mais barato comprar 2 Airgrid ou 2 Litebem tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...airgrid-m5-_JM

    Uma em modo cliente, recebendo sinal do provedor na cidade. Liga uma na outra diretamente ou por um switch. E a outra como acess point, enviando sinal pra casa do cliente.
    RB com cartão só se usa se já tem, porque é uma coisa muito cara pra comprar novo hoje, tem vários opções muito mais baratas.

    Outra solução de custo mais baixo e de desempenho muito melhor que RB com cartão antigo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...8ghz-22dbi-_JM
    E isso é dupla-polarização, no futuro poderia passa banda muito maior que antenas de polarização simples.
    Acho que estas duas antenas do link seriam uma boa. Mas e o consumo?

  17. #17

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    2 delas vão consumir uns 12W de pico. Como vai ficar boa parte do dia sem trafegar dados, nesses horários deve baixar pra uns 8 ou 9W.

    Digamos que fique 12h com 10W, e 12h com 12W, dá média de 11W no dia.
    (5,5W de cada CPE)

    Em 24h, dá 24*11W = 264W.dia

    Essa região de MG não sei se tem tanto sol, mais pro norte do estado parece que sim, essa região aparece nos mapas de irradiação solar na divisa. Então ao invés de 5h de sol a pino de média, vou usar 4,5 horas.

    264 / 4,5 = 58,6

    Ou seja, um painel de 60W ia captar energia suficiente.

    Mas lembra, tem que ter captação sobrando, pra carregar as baterias pros dias que ficará sem sol.

    Se achasse a venda painel de 83W talvez serviria, mas eles são antigos, dependendo da marca nem de 75W se achar, e de qualquer forma é capaz de um de 75W de marca cara sair bem mais caro que esse de 95W:
    http://www.neosolar.com.br/loja/pain...-2-3-95wp.html
    Com o controlador de 10A que citei:
    http://www.neosolar.com.br/loja/cont...0a-12-24v.html

    Quanto a bateria, se pegar umas 14h de consumo de 11W, isso dpa 154W de descarga por noite. E 154W/12V = 12,83A

    Já que bateria só dura se for descarregada apenas nuns 20% por dia (Por ciclo), 12,8 é 20% de 64. Uma bateria de 64Ah serviria, digamos uma dessas:
    http://bateriaautomotiva.com.br/prod...0ah-70ah/10681
    ou
    http://bateriaautomotiva.com.br/prod...080-65ah/25514

    Mas mesma coisa que já falei antes, dependendo da bitola dos fios, ou da distância da bateria até os equipamentos (Não tranque as baterias em caixa no sol, bateria precisa ficar FRIA, cava um buraco no chão e enterra uma caixa com elas mas não coloca elas no sol!), as CPE's vão travar com tensão baixa, fio longo derruba a tensão (Medida em volts, mas não é voltagem), aí é melhor colocar um conversor DC-DC pra elevar a tensão, elevar de uns 10-13,5V pra uns 18V, conversor tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...150w-dc-dc-_JM

    (No trimpot azul você ajusta a tensão de saída, mas não ajuda nada aumentar ela pra 26 ou 27V, pois com 15 ou 16V as CPE's já operam sem travamento, é só elevar um pouco, porque a bateria quando tem menos de 50% de carga já tem menos de 12V, se tiver fiação longa talvez chegue só uns 10V na CPE, aí elas começam a ter erros. Ajusta a saída pra uns 16V e vai perder pouco nesse circuito, e já não vai ter risco de travamento)

  18. #18

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Desenterrando o tópico.
    Acabei abandonando o projeto ano passado por questões pessoais e estou retomando agora.
    Pretendo fechar o enlace com 2 SXT 5.8 na torre fazendo a repetição e uma CPE recebendo o sinal como client na minha casa.

    A situação melhorou, consegui energia no local e não dependo mais de painéis solares.

    Conversei com o pessoal do provedor e eles mesmo instalam a torre ao custo total de R$ 1200,00. Porém, querem me cobrar R$ 750,00 de mensalidade por 5mb de internet

    Questão 1: Por causa da distância da torre eles estão me forçando a contratar um link dedicado. Mas a pergunta é, por estar mais longe (3km), vou consumir mais recursos da infraestrutura deles ou eles estão cobrando isso só porque é a única opção que tenho?

    Questão 2: Se eu mandar eles instalarem a internet na casa do meu tio, onde o preço praticado por eles é normal (área urbana) e depois levar a antena que eles instalam na residência (uma SXT por sinal) para a minha torre de repetição (a 3 km de distância) eu estaria prejudicando eles em alguma coisa? Existe como eles descobrirem e cortarem meu sinal?

    To planejando solicitar uma instalação na casa do meu tio e levar a antena deles para minha torre (onde tb tenho visada pra torre deles):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2017-10-10 11_33_32-Goianá - Google Maps.jpg
Visualizações:	198
Tamanho: 	418,8 KB
ID:      	67691

  19. #19

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Citação Postado originalmente por luizgoiana Ver Post
    Desenterrando o tópico.
    Acabei abandonando o projeto ano passado por questões pessoais e estou retomando agora.
    Pretendo fechar o enlace com 2 SXT 5.8 na torre fazendo a repetição e uma CPE recebendo o sinal como client na minha casa.

    A situação melhorou, consegui energia no local e não dependo mais de painéis solares.

    Conversei com o pessoal do provedor e eles mesmo instalam a torre ao custo total de R$ 1200,00. Porém, querem me cobrar R$ 750,00 de mensalidade por 5mb de internet

    Questão 1: Por causa da distância da torre eles estão me forçando a contratar um link dedicado. Mas a pergunta é, por estar mais longe (3km), vou consumir mais recursos da infraestrutura deles ou eles estão cobrando isso só porque é a única opção que tenho?

    Questão 2: Se eu mandar eles instalarem a internet na casa do meu tio, onde o preço praticado por eles é normal (área urbana) e depois levar a antena que eles instalam na residência (uma SXT por sinal) para a minha torre de repetição (a 3 km de distância) eu estaria prejudicando eles em alguma coisa? Existe como eles descobrirem e cortarem meu sinal?

    To planejando solicitar uma instalação na casa do meu tio e levar a antena deles para minha torre (onde tb tenho visada pra torre deles):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2017-10-10 11_33_32-Goianá - Google Maps.jpg
Visualizações:	198
Tamanho: 	418,8 KB
ID:      	67691
    Olha... eu faço estações repetidoras e a mensalidade no final é a mesma... Óbvio que eu cobro pela implantação da estação, agora R$ 750,00 por 5Mb é um assalto!!!

    Juro pra você que eu contrataria uma HughesNet via satélite R$359,00 com 15MB de velocidade... a latência só não permite jogos online, mas passada a franquida de 40GB o 1mbps da velocidade reduzida ainda dá até pra assistir Netflix...

    Vai da necessidade... Mas 750 pilas por 5MB doeu até em mim aqui...

    Outra coisa: Se você está a 2,5km da torre do provedor porque precisa de estação repetidora? Não entendi?!?!?
    Eu instalaria para um cliente meu assim: Ele receberia a internet neste ponto do mapa onde você mencionou que vai montar uma torre e faria um PTP interno na propriedade (responsabilidade do cliente). Minha responsabilidade é limitada a entregar o sinal e velocidade no ponto de conexão (nesse morro onde vc quer por a "torre")...
    Simples assim

    Agora isso de você solicitar uma instalação na casa do seu tio e levar a antena pra sua torre pode não dar certo por fatores técnicos: O painel com SSID conectado ao plano contratado pode não estar direcionado pra sua "torre", o que impediria a conexão.

    Do meu ponto de vista tudo isso aí tem coisa errada que não tá certa...

  20. #20

    Padrão Re: Enlace Zona Rural - 3km

    Eu preciso da repetidora porque existe esse morro na frente. Deste morro tenho visada para torre deles e para a minha casa.
    Você disse que talvez não daria certo pois existe o risco de na instalação eles apontarem para outra torre (que não seja a que tenho visada). Acho que isso não aconteceria porque meu tio está ao lado da torre para onde tenho visada do morro. Então acho que rolaria de "carregar a antena" para a torre que eu montaria e fazer a repetição por minha conta.

    Porque não peço eles para fazer a instalação na localidade da torre e a repetição por minha conta? Simples, porque por ser zona rural eles querem cobrar este valor exorbitante ai na mensalidade. Apenas porque entendem que na zona rural tenho poucas opções.