+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantidade de Pessoas Conectadas Mikrotik (Wireless)

    Boa tarde,

    Não se se este é o local correto para sanar a minha dúvida, mas vamos lá.


    Estou com um servidor mikrotik Mikrotik 2.9.27 com uma Placa De Rede Wireless Pci D-link Air Plus Xtreme G Dwl G520 e uma Antena Omni Wireless 10dbi.

    O objetivo é simples, distribuir internet em um espaço acadêmico.

    Minha dúvida é, como faço para saber quantas conexões simultâneas esse servidor nessas condições suporta?

    Obrigado pela atenção desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Quantidade de Pessoas Conectadas Mikrotik (Wireless)

    Bruc3 esse tipo de pergunta dificilmente vc vai ter ajuda aqui.
    Explico o por quê :
    A existência da Mikrotik eh o motivo do ganha pão da maioria aqui. Essa versão sua tem licença?
    Esse tipo de tecnologia que vc usa além de ultrapassada, polui muito o espectro. Entao mesmo que seja para fins didáticos , como vc sugete "ambiente académico " eu recomendo que vc compre pelo menos uma ominitk licenciada para seus estudos.

  3. #3

    Padrão Re: Quantidade de Pessoas Conectadas Mikrotik (Wireless)

    Como o ronei10, disse essa versão provavelmente não é original, e muito ultrapassada o ideal realmente é adquirir ao menos uma versão mais nova.

  4. #4

    Padrão Re: Quantidade de Pessoas Conectadas Mikrotik (Wireless)

    Fora que o gargalo da coisa não é o sistema operacional mas essa placa wifi. Falta cache/buffer e falta um chipset mais parudo, ela de cara não vai conseguir lidar com muitos pacotes, e aí entra o outro gargalo, o velho/antiquíssimo barramento PCI, que vai ter que trafegar cada pacote do chipset de RF pro chipset da placa-mãe, o chipset de RF da placa PCI recebe o pacote, encapsula pelo barramento PCI e manda pro chipset da MB, recebe a resposta (checksum) da MB, logo depois recebe do chipset da MB o pacote de resposta, responde pro chipset da MB com o checksum, aí encapsula o pacote com os parametros do wifi, e manda pela etapa de RF.

    Por mais parudo que o desktop seja, graças ao barramento PCI, e à placa PCI básica/pobre/comum, isso vai ter capacidade muito menor que um roteador doméstico de R$ 70 (Um TPLink 741nd da vida). Dependendo do tráfego dos smartphones, provavelmente meia duzia, acima disso o CCQ cai demais e a perda de pacotes em cada um começa, e lá pelos 10 fica grande. Seria funcional se fizesse uso apenas com equipamentos mais sossegados tipo notebooks bem configurados, e com um RTS configurado pra todo pacote, assim você coordena uma fila, tem alguns delays mas nada grave. Com smartphones não tem como organizar isso, smartphone é fominha demais e tenta e retenta enviar pacotes atrapalhando uns aos outros.

    (Isso funcionava em 2006 porque era época que o máximo de tráfego das pessoas era orkut e msn, uma rajada de pacotes de 500B a cada 4 ou 5 segundos, mas smartphones modernos com Android ou iOS, ou mesmo Windows com tudo no modo noob (No default, com Winupdate, com atualizadores diversos, com AV cloud, com a interface de rede dando ping pra ver se tem acesso à internet ), enfim, hoje o tráfego médio por usuário é mil vezes maior que uma década atrás, é uma enxurrada de requisições por segundo de CADA aparelho mobile, isso não existia a 10 anos)

  5. #5

    Padrão Re: Quantidade de Pessoas Conectadas Mikrotik (Wireless)

    Nesse cenário você não vai conseguir servir 10 usuários com uma qualidade aceitável. Tplink de 250 reais fika melhor que isso.

    Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

  6. #6

    Padrão Re: Quantidade de Pessoas Conectadas Mikrotik (Wireless)

    Opa! Entendi galera.

    Muito obrigado pelas informações.

    Vou tomar providências e melhorar o cenário.

    Obrigado.