+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wifi para hotel. Nano m2 ou unifi

    Estou com um projeto para melhorar o sistema de wifi em um hotel que é meu cliente.
    Fiz testes usando Nano Loco M2 e ficou definido que vai ser necessário dois nano por andar e três nano no terreo por ele ser mais extenso, para conseguir atender todos os quartos.

    Mas eu queria fazer algo mais profissional utilizando equipamentos da linha unifi.
    Minha dúvida é, se eu substituir o nano pelo UNIFI UAP a versão mais simples, eles irão conseguir jogar a mesma intensidade de sinal e com a mesma qualidade que eu consegui com o NANO LOCO M2? e se eu utlizar o UNIFI UAP LR?

  2. #2

    Padrão Re: Wifi para hotel. Nano m2 ou unifi

    Bom dia, cara unifi tem antena interna menor, e em 360º então, então deve ter uma cobertura menor que o locom2, porem ele é o ideal, pois o que adianta ter um ap com antena de 9Dbi, se o celular do cliente tem uma antena muito menor, menos potencia e menos sensibilidade.
    Mesmo que for preciso mais unifis por andar, use ele pois a rede vai ficar redondinha.
    Fora a facilidade de gerenciamento dos unifis, e único SSID na rede toda ( caso deseje claro)
    Abraços.

  3. #3

    Padrão Re: Wifi para hotel. Nano m2 ou unifi

    A diferença é que NS Loco M2, ou NS M2, fica uma merda quando os smartphones respondem com sinal ridículo tipo -80dBm (Lembra que wifi é bidirecional, não adianta NADA ver nível de sinal no smartphone, tem que ver também o sinal que vai do smartphone pro AP).

    Enquanto Unifi trabalha muito bem mesmo com esses sinais lixo de smarphone, tipo -84dBm.

    Não é só questão de nível de sinal, mas de Unifi com um software que sabe que smartphone é um lixo em matéria de wifi, pra lidar com isso ele espera mais pelas respostas (Não fica reenviando pacote só porque o lixo do smartphone não respondeu instantaneamente), faz sincronização menor frequente, não fica mandando packet probe e testes pra ver se pode aumentar o data rate, enfim, tem um comportamento 100% diferente comparado aos roteadores focados em aumentar o data rate pra ter o maior throughput possível em notebook parado em cima de ma mesa.

    Linksys, Buffalo, Arruba, também sabem lidar bem com sinais lixo tipo -80dBm de smartphone, não adianta AP>smartphone ter sinal bom, "3 pausinhos", se smartphone>AP o sinal é baixo e o AP comum não consegue legibilidade nesses pacotes que chegaram em nível tão baixo.

  4. #4

    Padrão Re: Wifi para hotel. Nano m2 ou unifi

    Coloca um unifi Uap-lr para cada 10 quartos... Nunca, nunca mesmo coloque nano pra esse tipo de coisa...

    Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

  5. #5

    Padrão Re: Wifi para hotel. Nano m2 ou unifi

    Considere mesclar AP's 5.8GHz com os de 2.4GHz haja visto que atualmente há uma grande quantidade de equipamentos Apple compatíveis... o que pode dar um folego na sua rede 2.4GHz, ainda há modelos dual band que também podem ser usados no seu caso...

  6. #6

    Padrão Re: Wifi para hotel. Nano m2 ou unifi

    Um problema é que smartphone dualband tem a idiota mania de preferir 2,4GHz.

    iPhone 5s e Galaxy s4 fazem isso, se conectar numa rede 2,4 e numa 5GHz, qualquer mexida mais brusca e ele muda a conexão pro AP 2,4GHz e nunca mais volta pro 5GHz (A não ser que ficar muito longe do 2,4GHz, e bem perto do 5GHz).

    É o mesmo problema de ter múltiplos AP's com SSID's diferentes, a troca de conexão é lerda, falha, metade das vezes conecta no AP que tem PIOR sinal, enfim, é software agindo como software, isto é, fazendo escolha burra.

    Fora que o usuário vai conectar na primeira rede que aparece, leigo não saberá escolher a banda 5GHz, acho que nem se colocar um guia na entrada do quarto explicando.

    (Recepcionista de hotel já precisa saber usar vários smartphones, diz que sempre tem hóspede vindo reclamar que não tem internet, aí o recepcionista precisa conectar o aparelho porque o dono não sabe fazer isso)

  7. #7

    Padrão Re: Wifi para hotel. Nano m2 ou unifi

    Não usa o Nano Loco. Unifi tem vantagens diversas incluindo o controller, portal de hospedes etc. O novo UAP-AC-Pro e UAP-AC-Lite chegaram no Brasil no final deste mes (homologado ANATEL etc). Eu acho melhor esperar para esta tecnologia se possível.

    Depois de instalar as antenas, verificar o sinal nos quartos - se voce esta usando um notebook para fazer os testes, um sinal de -65dBm no 2.4Ghz e 5GHz e um sinal ideal, e a maioria de Smartfones podem conectar também.

  8. #8

    Padrão Re: Wifi para hotel. Nano m2 ou unifi

    Olá o pessoal tem razão usa unifi e muito melhor para uso interno e já vem com o gerenciador a antena que vc quer usar não dá certo

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App