+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Citação Postado originalmente por Coliseu Ver Post
    1º print coloquei a configuração da apc -5m com ipoll, (lembrando que testei varias configurações diferentes e potências diferentes também)
    2º print clientes conectados na apc e seus respectivos sinais
    3º print teste do cliente ipoll em uma torre com somente 24 clientes e passando media de 1,5 mega.
    4º print mesmo cliente passando a mesma velocidade do 3º print "somente para comparar a latência" só que desta véz em ap=wps sem ipoll.
    5º print apc configurado em ap "sem ipoll"
    6º uma omnitik com 50 clientes (esses com latência baixa e passando mais de 20 mega)
    7º print de uma apc com 35 clientes em modo ap (sem ipoll) esse ta ok latencia baixa e passando 20 mega de banda( bem melhor que o pop com ipoll)
    8º print apc 5m com ipoll ativo

    pessoal essa e a minha pequena contribuição, no que tange ao suporte intelbrás percebo que há muito boa vontade e organização porém no ambiente de produção as coisas mudam um pouco, com pouco cliente não dá para se ter ideia até porque o tdma seria para "em tese" aumentar o numero de clientes e estabilização dos mesmos em cada celula, até porque pelo que entendo o tdma"conversa" com cada cliente individualmente por isso que acredito na questão do aumento da latência, porem esse aumento nos "ubnt" e "mikrotik" são estabilizados e não oscilantes como percebi nas wom, por enquanto estarei no aguardo ansioso por uma atualização que posamos então usar o bendito tdma nas woms!
    Amigo, esse cliente que você testou com tráfego qual plano dele? Realmente com tráfego os pings ficam mais altos. Nessa omnitik como fica o ping com tráfego?

    Abraços

  2. #82

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    esse cliente que testei tem plano de 3 mega e no momento do teste estava em media 1.5 a 2 mega, catei um cliente que estava "usando" bem no momento do teste para termos uma ideia, o que quis mostrar foi que com o ipoll ativo percebe-se nitidamente uma queda geral no desempenho do pop, latência sobe e fica instável, lembrando que naquele horário não era pico! depois fiz o mesmo teste com o mesmo cliente em horário de pico e a latência era tanta que chegava a perder pacotes !
    enfim..fiquei feliz em saber que a wom tinha suporte ao ipoll "tdma" mas fiquei desiludido com os testes que fiz, a proposta do tdma e justamente estabilidade mesmo que para isso precise sacrificar um pouco a latência "DISSE UM POUCO!" mas no caso da wom com ipoll oscila demais perde pacotes e diminui a eficiência do pop, sobre a ominitik latência 5ms media de trafego 20 mega.

  3. #83

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Bom pessoal ... Hoje peguei mais uma Wom5000 na minha rede com a Série 3.x de firmware ... O que acontece eh que essa já é a quinta unidade que eu tento atualizar direto pro 6.0 e quando o aparelho vai dar reboot ... Ela bricka ...não responde mais e ela não aceita mais nenhum comando ... Nem.ping ... O que fazer agora ??? Jah que a INTELBRAS cobra por tudo que vai fazer e meus equipamentos estão sem garantia ... Essa é a quinta peça e só agora fui perceber que ao atualizar de 3.x pra 6.x bricka o equipamento.

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App

  4. #84

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Bom pessoal ... Hoje peguei mais uma Wom5000 na minha rede com a Série 3.x de firmware ... O que acontece eh que essa já é a quinta unidade que eu tento atualizar direto pro 6.0 e quando o aparelho vai dar reboot ... Ela bricka ...não responde mais e ela não aceita mais nenhum comando ... Nem.ping ... O que fazer agora ??? Jah que a INTELBRAS cobra por tudo que vai fazer e meus equipamentos estão sem garantia ... Essa é a quinta peça e só agora fui perceber que ao atualizar de 3.x pra 6.x bricka o equipamento.

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App
    admskill, atualizei mais de 60 WOM 5000, e até o presente momento não tive nenhum problema, 90% das atualizações que faço são por acesso remoto.

    OBS: Verifica a energia do local, pois isso só pode ocorrer em caso de falha elétrica...

    Att, Aleff Meykson

  5. #85

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Allef foi na bancada ... E só aconteceu no upgrade direto da versão 3.x pra 6

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App

  6. #86

    Padrão

    Bom dia parceiros do Under-Linux.

    Nós da Intelbras estamos cientes que alguns clientes estão enfrentando problemas com o processo de atualização de firmware dos equipamentos da família WOM5000, entretanto não constatamos problemas com os clientes que entraram em contato conosco e em nossos cenários práticos, não enfrentamos problemas na atualização dos firmware v3 para o firmware v6, por isso solicitamos que ao identificarem que o seu equipamento retornou um erro durante uma atualização ou perdeu o acesso, entrem em contato conosco para que possamos identificar o que houve com o seu produto. no link abaixo estão disponíveis os nossos telefones para contato.

    http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

    Att,
    Equipe Intelbras

  7. #87

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Allef foi na bancada ... E só aconteceu no upgrade direto da versão 3.x pra 6

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App
    Rapaz, é estranho, a uns 03 dias fui da uma força a um amigo, o mesmo atualizou 2 CPE que estavam na versão 3.x para o 6.0, remotamente e não ocorreu problema algum, retornaram normalmente...

    Att, Aleff Meykson

  8. #88

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    @Suporte Intelbras,

    Bom Dia,

    Como muitos sabem eu venho testando o IPOLL, desde de versões 5.0 BETA, vejo alguns relatarem aumento de latência, porém isso é apenas um detalhe.

    Os pontos que coloco em questão são os seguintes.

    Quedas contantes na Conexão PPPoE.
    Diminuição absurda no Throughput.

    Isso sim devemos levar em conta, pois em testes realizados hoje e em outras tentativas, com a versão mais atual a 6.0, sem o uso do IPOLL consigo facilmente 10MB (dez) de Throughput em apenas um Cliente, ao ativar o IPOLL o Throughput não passa de 2MB (dois).

    OBS: Teste realizado com apenas 1 conexão (01 download), e mais de 21 clientes conectados e trafegando normalmente.

    A equipe da Intelbras, vai ter que simular cenários reais de provedores, pois caso não faça isso não será possível achar os problemas que enfrentamos.

    Sugestão: Pegue uma Base APC 5M 90+, conecte 20 clientes na mesma, onde use WOM 5000 SISO e MIMO na mesma base, e coloca todos para ter um tráfego pequeno não precisa ser constante, a partir daí vão perceber que haverá quedas no PPPoE e vai perceber também que o tráfego não sobe!


    Aos amigos do Fórum: Alguém aqui utiliza o APC 5M 18 para clientes? como o mesmo se comporta usando o protocolo nativo que é o IPOLL.

    Att, Aleff Meykson

  9. #89

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    realmente concordo com você amigo, o tdma sacrifica um pouco a latência na rede, porém com estabilidade e não oscilante como percebemos no ipoll, e com isso o trohutpout também deveria subir ou mesmo estabilizar, aproveitando o ensejo outra coisa que ao meu ver "e tantos outros clientes" a questão da atualização do firmware não ser póssivel via tftp para mim e um ponto critico! estou aqui com mais de 50 wom parada com problemas no firmware coisa que resolveria se fosse com um nanoloco por exemplo! de certa forma me arrependi de ter tanta wom na minha rede! isso diminui a vida util do equipamento, porque quando ela deixa de responder vira lixo. ps a questão do erro que o amigo postou ao atualizar da versão 3.0 para a 6.0 comigo não aconteceu atualizai mais de 1000 wom.

  10. #90

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Vale ressaltar que alguns clientes mesmo que com visadas boas mais que as vezes o sinal possa oscilar(creio eu) a wom 5000 mimo perde a conexão com AP e conseguintemente cai o pppoe.

    Coisa que dificilmente ocorre usando apc-5m-18+ onde experimentei usando um sinal bem ruim de 6/18 snr com bastante oscilação e mesmo assim conseguia receber a velocidade do meu plano 4 megas sem problemas(tirando latência um pouco alta as vezes, mais creio que seja devido ao sinal) e sem quedas.

    Obrigado

  11. #91

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Bom dia parceiros do Under-Linux.

    Nós da Intelbras estamos cientes que alguns clientes estão enfrentando problemas com o processo de atualização de firmware dos equipamentos da família WOM5000, entretanto não constatamos problemas com os clientes que entraram em contato conosco e em nossos cenários práticos, não enfrentamos problemas na atualização dos firmware v3 para o firmware v6, por isso solicitamos que ao identificarem que o seu equipamento retornou um erro durante uma atualização ou perdeu o acesso, entrem em contato conosco para que possamos identificar o que houve com o seu produto. no link abaixo estão disponíveis os nossos telefones para contato.

    http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

    Att,
    Equipe Intelbras
    mudando o comprimento da fila de tx "frames" muda em alguma coisa? como deverá ficar essa configuração em modo ap no pop para alimentar as wons? gostaria de algumas explicações se póssivel.

  12. #92

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Coliseu Ver Post
    mudando o comprimento da fila de tx "frames" muda em alguma coisa? como deverá ficar essa configuração em modo ap no pop para alimentar as wons? gostaria de algumas explicações se póssivel.
    Boa tarde Coliseu,

    O parâmetro comprimento da fila de tx, também chamado de BA(Block acknowledgement) window size, é referente a quantidade de frames que serão agregados em um único bloco ACK e pode variar de 2 até 64. Como a confirmação de recepção é feita somente após a recepção de todo o block ACK, na prática, quanto maior o valor configurado, maior o throughput efetivo da sua comunicação, entretanto, em ambientes de baixa qualidade, com ruído ou nível de sinal baixo, caso haja a perda do bloco ACK, será necessário retransmitir todos os frames agradados naquele bloco. Em resumo, se os seus clientes estão com níveis de sinal bom e equilibrados entre eles, aumentar o valor do comprimento da fila de TX para 48 ou 64 trará um aumento de throughput, agora, se você está enfrentando problemas com ruído, CCQ baixo ou níveis de sinal muito diferente entre os clientes, o indicado é diminuir para 32, 24, 16... Uma boa forma de fazer a configuração é aumentar gradualmente o valor sem que a latência e perda de pacotes dos clientes da base sejam prejudicadas.

    Esperamos ter ajudado.
    Att,
    Equipe Intelbras

  13. #93

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Boa tarde Coliseu,

    O parâmetro comprimento da fila de tx, também chamado de BA(Block acknowledgement) window size, é referente a quantidade de frames que serão agregados em um único bloco ACK e pode variar de 2 até 64. Como a confirmação de recepção é feita somente após a recepção de todo o block ACK, na prática, quanto maior o valor configurado, maior o throughput efetivo da sua comunicação, entretanto, em ambientes de baixa qualidade, com ruído ou nível de sinal baixo, caso haja a perda do bloco ACK, será necessário retransmitir todos os frames agradados naquele bloco. Em resumo, se os seus clientes estão com níveis de sinal bom e equilibrados entre eles, aumentar o valor do comprimento da fila de TX para 48 ou 64 trará um aumento de throughput, agora, se você está enfrentando problemas com ruído, CCQ baixo ou níveis de sinal muito diferente entre os clientes, o indicado é diminuir para 32, 24, 16... Uma boa forma de fazer a configuração é aumentar gradualmente o valor sem que a latência e perda de pacotes dos clientes da base sejam prejudicadas.

    Esperamos ter ajudado.
    Att,
    Equipe Intelbras
    sim!! ajudou muito! tenho mais uma duvida creio até que pertinente, quando colocamos a apc em modo ipoll com o comprimento da fila em digamos "28" precisamos alterar algo nas woms? tipo temos que habilitar a função A-MSDU BA Window Size:"ALTERANDO O VALOR DEFAULT DE 64 PARA 28" ou nâo tem nada haver? eu acreditava que colocando a wom em tdma ela reconhecia os parâmetros da base, não precisando alterar nada na estação, a não ser potência.

  14. #94

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Coliseu Ver Post
    sim!! ajudou muito! tenho mais uma duvida creio até que pertinente, quando colocamos a apc em modo ipoll com o comprimento da fila em digamos "28" precisamos alterar algo nas woms? tipo temos que habilitar a função A-MSDU BA Window Size:"ALTERANDO O VALOR DEFAULT DE 64 PARA 28" ou nâo tem nada haver? eu acreditava que colocando a wom em tdma ela reconhecia os parâmetros da base, não precisando alterar nada na estação, a não ser potência.
    Boa tarde Coliseu,

    Primeiramente, vamos abordar a diferença entre os campos comprimento da fila de TX/BA Window Size e A-MSDU. Retomando brevemente o campo BA Window Size, este campo define a quantidade de MPDUs que serão reunidos em cada bloco ACK. Já o A-MSDU permite a agregação de frames ethernet destinados ao mesmo cliente em um frame da camada física. A imagem abaixo irá lhe ajudar a diferenciar MPDUs de MSDUs.

    Nome:      MSDU_MPDU.PNG
Visitas:     316
Tamanho:  14,8 KB

    https://upload.wikimedia.org/wikiped...du_and_sdu.svg - Acesso em 01/06/2016

    Quanto ao ajuste do campo BA Window Size dos clientes, o ajuste do comprimento da fila de TX/BA Window Size interfere somente no TX do equipamento, ou seja, o ajuste na base impactará no download do usuário e o ajuste nos CPEs impactará no upload do usuário. Ambos seguem a mesma lógica para a configuração, aumentar gradualmente sem que a latência e perda de pacotes dentre eles sejam prejudicadas.

    Att,
    Equipe Intelbras

  15. #95

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    @Suporte Intelbras, estou com problema na com um apc 5m+ que fica reiniciando. Estou usando cabo de 40m blindado Hércules com conectores blindados gts blue cat6 com guia. O que acontece com a fonte original ele fica reiniciado em intervalos de tempo pequenos. Resolvi trocar por um patch panel giga da volt e uma fonte Max energy 200w de 24v 7a da volt. Porém ele ainda continua reiniciando só que com intervalos um pouco maior.

    Detalhe tenho 6 rádios desse na torre com as mesmas especificações e 5 deles estão sem problemas. Todos são rádios novos e atualizados.

    Obs. Tenho somente um cliente nesse rádio no momento. (Cliente usando apc 5m 18+)

    Qual orientação vocês poderiam me da?

    Obrigado

  16. #96

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    @Suporte Intelbras, estou com problema na com um apc 5m+ que fica reiniciando. Estou usando cabo de 40m blindado Hércules com conectores blindados gts blue cat6 com guia. O que acontece com a fonte original ele fica reiniciado em intervalos de tempo pequenos. Resolvi trocar por um patch panel giga da volt e uma fonte Max energy 200w de 24v 7a da volt. Porém ele ainda continua reiniciando só que com intervalos um pouco maior.

    Detalhe tenho 6 rádios desse na torre com as mesmas especificações e 5 deles estão sem problemas. Todos são rádios novos e atualizados.

    Obs. Tenho somente um cliente nesse rádio no momento. (Cliente usando apc 5m 18+)

    Qual orientação vocês poderiam me da?

    Obrigado
    Boa tarde NielsonPadilha,

    Já solicitamos o contato da nossa equipe técnica, aguarde em horário comercial que nós entraremos em contato. De antemão solicitamos que você mantena o equipamento instalado para que possamos realizar testes com o seu equipamento.

    Att,
    Equipe Intelbras

  17. #97

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Posso está enganado, mas o trabalho da Intelbras em cima de firmwares é, ou está, muito lento. Vejam que a última modificação no firmware dos APC's foi lançada em janeiro de 2015, há mais de um ano e meio!. É certo que o firmware 6.0 das wom's chegou em um ponto bem mais estável que as versões anteriores, mas acho que a Intelbras precisa ser mais rápida em relação às melhorias de firmwares. Ok!. Fazer as wom’s trabalhar com Ipoll é um grande passo, mas já nasceu defasado. A Ligowave já lançou várias versões de firmware para os APC’s, já está na versão com Ipoll3 e a Intelbras não dar nem sinal de que tá trabalhando em novos firmwares. Já sabemos que sem TDMA não dá, dessa forma estou pretendendo parar com os investimentos em wom’s e investir em ubiquiti, pois a diferença não está tão grande assim e o Airmax está anos luz na frente.

  18. #98

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Citação Postado originalmente por SeviFerreira Ver Post
    Posso está enganado, mas o trabalho da Intelbras em cima de firmwares é, ou está, muito lento. Vejam que a última modificação no firmware dos APC's foi lançada em janeiro de 2015, há mais de um ano e meio!. É certo que o firmware 6.0 das wom's chegou em um ponto bem mais estável que as versões anteriores, mas acho que a Intelbras precisa ser mais rápida em relação às melhorias de firmwares. Ok!. Fazer as wom’s trabalhar com Ipoll é um grande passo, mas já nasceu defasado. A Ligowave já lançou várias versões de firmware para os APC’s, já está na versão com Ipoll3 e a Intelbras não dar nem sinal de que tá trabalhando em novos firmwares. Já sabemos que sem TDMA não dá, dessa forma estou pretendendo parar com os investimentos em wom’s e investir em ubiquiti, pois a diferença não está tão grande assim e o Airmax está anos luz na frente.
    Realmente concordo com você em gênero, número e grau!

  19. #99

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    Ja faz um tempo que falo isso, ate postei em um outro tópico a resposta da Ligo referente ao uso do ipoll em equipamentos intelbras, que categórico em dizer que o wom não roda ipoll. Acho que essa parceria entre as empresas não incluía o wom 5000.

    Hoje desistir de rodar ipoll, mas ainda compro wom 5000 pelo preço. Meu maior investimento aqui é em CPE que são tudo em comodato. é notório que o wom evoluiu muito, em modo 802.11 não perde pra UBNT e MK, mas em TDMA a latência sobe muito. Tenho cliente a 3 saltos da torre principal com wom 5000, em modo 802.11 da um ping de 3,4,5, se habilitado o ipoll 20,30,50... Acabei retirando as apc e colocando MK como ap, que tem uma melhor gerencia.

  20. #100

    Padrão Re: Agora é oficial - Família WOM5000 com suporte ao TDMA

    @FMANDU e ai desistiu do IPOLL? Estou com 130 wom na rede e vou trocar meus paineis, estava pensando em usar apc5m 90+, porem pelo que o pessoal relata não esta valendo a pena ativar o protocolo. Tem alguma opinião formada? Obrigado!