+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    Pessoal estou com dois Roteadores wireless sendo os modelos TpLink AC750 Dual Band Acher C2 e outro TPlink 1043nd.

    No meio do corredor da Casa eu instalei o roteador Tp 1043nd no alto proximo o teto, já o segundo roteador TP AC750 esta instalado no fundo da casa em um quarto que costumo chamar de meu laboratório kkkk onde ficar o modem da Net virtual e outros equipamentos de rede.

    A minha dúvida seria na configuração dos roteadores, no momento o Roteador Tp AC750 eu deixei configurado em Dual band 2.4 e 5 Ghz

    quais vantagens tenho nestas configurações ou desvantagens?

    Tem equipamentos tipo notebook que aceita 5Ghz e os smatphones só 2.4 Ghz

    OBS: Os roteadores estão configurados com mesmo SSID e Segurança WPA2-PSK com senha identicas e canais pelo menos na banda 2.4GHz

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Snap 2016-04-05 at 21.00.38.png
Visualizações:	192
Tamanho: 	26,1 KB
ID:      	63415 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Snap 2016-04-05 at 21.00.24.png
Visualizações:	150
Tamanho: 	26,3 KB
ID:      	63416
    Última edição por ccbsumare; 06-04-2016 às 09:50.

  2. #2

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    A vantagem é que vai permitir conexão com os dois tipos de equipamentos.
    Seja 5.8 seja 2.4 vai conectar. Só que o alcance do 5.8 dentro da propriedade vai ser menor pois se não me engano o segundo AP é só 2.4ghz.
    E por natureza a onda eletromagnética gerada em 5.8 sofre mais com obstáculos...
    Se desejar melhor cobertura, então o ideal seriam dois dual-band.

  3. #3

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    Ok obrigado pela dica.

  4. #4

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    A vantagem é que você vai ter o sinal maior na casa, dependendo do tamanho da casa não é necessário. E como o amigo falou, o sinal de 5Ghz vai continuar restrito pois apenas 1 equipamento fornece esse sinal.

  5. #5

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    ok, mas isso não vai afetar o equipamento que aceita 5Ghz, por exemplo o dispositivo esta conectado na banda 5Ghz onde se encontra o Roteador dual band ai ao andar com o dispositivo para frente casa que o sinal é maisl forte com 2.4Ghz esta troca é automatica ou vai ficar com o sinal fraco pendurado na banda 5ghz?
    Última edição por ccbsumare; 07-04-2016 às 00:06.

  6. #6

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    Citação Postado originalmente por ccbsumare Ver Post
    ok, mas isso não vai afetar o equipamento que aceita 5Ghz, por exemplo o dispositivo esta conectado na banda 5Ghz onde se encontra o Roteador dual band ai ao andar com o dispositivo para frente casa que o sinal é maisl forte com 2.4Ghz esta troca é automatica ou vai ficar com o sinal fraco pendurado na banda 5ghz?

    Abraço
    Sim se o equipamento for apenas 5Ghz.
    Não se ele for dual band, acho que 99% que tem 5Ghz são dual band e aceitam 2,4 também.

    O que vai ocorrer é que, quando o alcance do 5Ghz estiver com sinal fraco o equipamento vai trocar para rede de 2,4Ghz. Pode ser que tenha um delay nessa troca, não sei como o equipamento identifica o sinal fraco.

  7. #7

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    Em outro forum diz:

    elas não vão estar em conjunto pq o nome é o mesmo, pode ate mudar o nome de uma delas pra vc poder usar a que tem mais sinal em um ponto obstruído.

    e o padrão desse roteador é A/B/G/N
    B/G/N pra 2.4Ghz
    A/N pra 5Ghz
    se no roteador ta pra poder usar todos esses padrões quem defino no final das quantas o que vai usar é o equipamento que vai conectar na rede.

    e o aparelho que vai se conectar a rede que define tb a qual frequência ele vai utilizar, por ex. o meu Galaxy Note usa 5Ghz aqui em casa quanto o sinal esta bom, agora quando o sinal fica fraco ele pula pra rede 2.4Ghz que tem um melhor raio de sinal.

    agora em questão de funcionalidade, as redes estão em uma só todos os equipamentos vão estar em uma mesma faixa de ip(ex. 192.168.0.xxx) então, todos os pcs ligados via cabo, equipamentos usando 2.4Ghz e 5Ghz vão estar em uma mesma rede.

    http://adrenaline.uol.com.br/forum/t...ltaneo.443714/

  8. #8

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    Todo notebook e smartphone que vi troca automático.

    Mas quem escolhe isso é software, e software é burro, ele não sabe que está mais perto ou longe, ele TENTA mas não se baseia direito no nível de sinal mas sim em pacotes perdidos, a tendência que tenho notado é ir pra 2,4GHz e só voltar pra 5GHz hora que o sinal 2,4GHz desaparecer (Se fosse o caso de ter um AP 2,4GHz num lado da casa e o 5GHz no outro lado).

    5GHz perde uns pacotes porque a atenução é maior num mesmo obstáculo quando a frequência é maior.
    Uma parede de 10cm com tijolo comum vai atenuar uns 5dBm em 900MHz, uns 8dBm em 2400MHz, e uns 10dbm em 5,1GHz. A diferença de atenuação é baixa mas notebook e smartphone as vezes vive lá pelo fim da sensibilidade, com sinais tipo -75 a -80dBm, com margem tão baixa esses míseros 2 ou 3dBm a mais de atenuação fazem diferença, aumentam o numero de pacotes perdidos em 10%.


    (Alias, a faixa perfeita pra uso indoor é 5150 a 5350MHz, use ela, deixe 5400 a 5850MHz pra uso outdoor)

    Usa o Homedale pra ver o nível de sinal não nos inúteis "pausinhos" mas em valores que dá pra anotar e comprar, o dBm:
    http://thesz.diecru.eu/content/homedale.php

    Anda pela casa com o note configurado em 2,4GHz (Nas propriedades do dispositivo tem uma aba avançado, lá vai ter uma opção pra selecionar apenas um modo), e depois repete isso em 5GHz, dependendo do angulo das paredes vai ver sinal ridículo de ruim tipo -85dBm no cômodo do lado, com sinal tão ruim nada presta, é mais questão de mudar os aparelhos alguns palmos de lugar do que manter em ângulo ruim e aumentar antena, se tem sinal ruim tipo -89dBm com antena de 5dBi, aumentar pra antena de 12dbi vai aumentar 7dBm o sinal, ou seja, ainda vai ter um sinal ridículo tipo -82dBm, ainda é um sinal que dá navegação péssima, não tem como resolver isso com potência alta ou antena grande, é mais questão de posicionamento e de roteador que sabe lidar com sinais baixos (Roteador de R$ 70 não sabe).

  9. #9

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    Citação Postado originalmente por allan2204 Ver Post
    Sim se o equipamento for apenas 5Ghz.
    Não se ele for dual band, acho que 99% que tem 5Ghz são dual band e aceitam 2,4 também.

    O que vai ocorrer é que, quando o alcance do 5Ghz estiver com sinal fraco o equipamento vai trocar para rede de 2,4Ghz. Pode ser que tenha um delay nessa troca, não sei como o equipamento identifica o sinal fraco.
    Eles usam o mesmo approach que na troca de data rate, só mudam algo quando tem X perdas SEGUIDAS de pacotes, tipo 3 pacotes perdidos na sequência.

    Por causa disso o delay é tão grande, se um tiver sinal -70dBm e o outro -50dBm, enquanto não tiver 3 pacotes perdidos em sequência a troca não será feita.

    Por isso digo que software é burro, eles não são proativos, esperam ter erros pra fazer alguma coisa.

    (Unifi tem outro approach, dá um timeout maior nos pacotes, não troca sync tantas vezes, ele identifica se o aparelho estava conectado em outro Unifi do grupo dele (Quase permite conexão móvel perfeita))

  10. #10

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    peguei meu smartphone usei aplicativo Wifi Analyzer e deixei na opção grafico.

    ele mostra algumas redes proximas e logico a minha rede também como uso o mesmo SSID nos dois Roteadores fiz o teste saindo da area do Roteador dual band e fui andado pela casa e o grafico vai mudando automatico o sinal, o seja o sinal do 2.4Ghz que o celular aceita o grafico vai mostrando um subindo e outro descendo.

    será que a troca do sinal mais forte pelo mais fraco ou mais fraco pelo mais forte é instantâneo como mostra o grafico do programa?


    Aproveitando tenho 2 antenas de 8 dbi será que vale apena trocar pela antenas originais do Roteador TpLink AC750 Dual Band Acher C2 http://www.tp-link.com.br/common/Spotlight/Archer-C2_br.html

    a Minha casa é grande posso considerar que dever ter uns 45 metros de comprimento deste o fundo até a frente o segundo Roteador TP 1043nd fica na metade do caminho ou seja 20 metros este roteador creio que ele abrange o sinal para a Sala e quartos como sinal mais forte do que o roteador do fundo da casa.


    Abraço

  11. #11

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    Sobre a troca da conexão, é que falei antes, geralmente só troca quando o sinal mais baixo fica tão baixo que gera perdas de pacotes.

    Nunca vi trocar sozinho, tipo você liga o notebook, liga um roteador a 10m que dará sinal meia-boca tipo -65dBm, o notebook conecta nesse sinal. E se você ligar do LADO do notebook outro roteador de banda maior, dando sinal bem melhor tipo -50dBm, o notebook continuará conectado no sinal ruim.

    Em casa eu uso faz tempo algo pra ter alcance, ou seja, um roteador fixo em modo B com antena de alto ganho, e algo pra ter velocidade, que hoje é um roteador fixo em modo N em MCS6. E... se memorizar as 2 redes, os notebooks e smartphones sempre são burros de conectar no roteador em modo B, mesmo que eu fique do lado do roteador em N e longe do roteador B.

    Esse problema lá por 2002 ou 2003 as primeiras placa wifi PCMCia em notebook já tinham, você saia das proximidades de um roteador, se aproximava do outro mas demorava pra trocar a conexão, e só acontecia quando você ia navegar e essa troca de pacotes grandes gerava perda de pacotes.

    Wifi nunca foi conexão móvel. E conexão móvel é que a troca de conexão sem cair (Tipo celular), wifi não permite isso, na troca do AP vai ter pacotes perdidos aos montes, "cai e volta". Nômade não é um bom nome, mas não é conexão móvel.


    Agora sobre as antenas dos Archer, elas são muito boas. Antena comum de roteador é omni colinear, é tecnologia velha de mais de 100 anos atrás, uma omni pequena de roteador barato é realmente essa coisa simples, nada especial:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3200_1_640.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	36,4 KB
ID:      	63435

    Se comprar uma antena barata de 8, 10 ou que seja de 15dBi, vai ser simplesmente mais elementos colineares um depois do outro:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         T2ecntXcpaXXXXXXXX_!!1063274571.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	46,7 KB
ID:      	63436
    A TP-Link até vende antena de 8dBi nesse estilo. A omni externa de 15dBi deles também é assim, tecnologia bem antiquada.

    Mas a antena dos WDR dual-band, e todos os Archer dual-band, é décadas mais moderna, cortada a laser pra ter precisão, usa sistema de guia-ondas/slot, e o que parece um toquinho de metal num tubo oco na verdade é um sistema de ressonância muito eficiênte, dá VSWR muito baixo, e ganho bom nas 2 faixas. É assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tp-link-tl-wdr3600_wi-f_antenna_insideb.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	154,6 KB
ID:      	63437

    Abra a antena original do seu Archer. Se ela for nesse estilo, ela é MIL vezes melhor que omni colinear porcaria de R$ 10 ou 20. Não troque de jeito nenhum!

    Não é só questão de medir nível de sinal, tem que ver a qualidade dele. Uma omni colinear de 20dBi pode dar um nível alto, mas... se for equipamento Ubiquiti ou Mikrotik você poderia ver como o CCQ ficaria degradado, mesmo com nível de sinal muito bom não teria um CCQ de 98-99%, provavelmente ficaria em 70-80% mesmo com sinal ótimo tipo -50dBm.

    Roteadores bons de verdade tem antena interna completamente diferente de omni colinear, notebooks bons tem antenas dualband tipo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         10101_internal_antenna_2j.1410855222.png
Visualizações:	154
Tamanho: 	34,9 KB
ID:      	63438

    E um Archer mais caro, que tem antena interna (Além das externas de qualidade), também não se rebaixa em usar omni colinear:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         10-big-tp-link-ac1750.jpg
Visualizações:	190
Tamanho: 	394,2 KB
ID:      	63439


    Enfim, produto de qualidade não usa omni colinear, não adianta muito trocar antena omni comum de 5dBi por outra omni comum de 8dBi, o nível de sinal vai subir só 3dBm (E um parece atenua 10dBm, então esse aumento é só 1/3 do que precisaria pra pegar direito depois de mais uma parede), mas a qualidade ou legibilidade do sinal será baixa igual, não vale a pena comprar antenas omni de alto ganho se quer ter conexão decente.

    Pra mim o que tem prestado melhor é antena direcional. Seja usando uma CPE como AP, digamos um Nanostation Loco M2, num canto da casa virado pro canto mais distante, ou antena setorial tipo essas:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-tp-link-_JM

    Se colocar na frente de casa, e virar pros fundos, ou o contrário (Colocar nos fundos, virado pra frente), terá emissão pro lado mais necessário, omni é uma solução meio besta porque emite pra todo lado como se uma casa fosse redonda (E os terrenos geralmente são retangulares, coisa tipo o dobro de comprimento com relação a largura, usar omni 360° num local assim não tem como fazer lógica).

    Problema é que não costuma ter a venda setorial dual-band, essa solução só fica ok em roteador com 1 antena, e 2,4GHz.

    (E não pense que roteador de 1 antena é pouco. E uso roteador em G em 18M e trafega 10Mbps na real, se um filme fica num desktop e assisto ele via wifi em smartphone ou notebook esse throughput permite ver filme 720p com bitrate tipo 3 ou 4Mbps tranquilo, e os 1080p só dão uns engasgos se for com bitrate acima de uns 6 ou 8Mbps. Mas se passar pra 24M de data rate roda 1080p de 8Mbps de bitrate. E olha que falei de data rates baixo do velho/ridículo modo G! Com modo N em MCS3 trafega 13 ou 14Mbps fácil em roteador comum, banda suficiente pra qualquer função multimídia. Não sei porque tanta gente insiste em roteador de 300 ou 450M se NEM USA muita banda via rede, provavelmente acham (Baseado em nada, porque não faz sentido) que múltiplas antenas aumentam o alcance, não entendem o que é MIMO)


    Pelo que conheço dos Archer C2 e o 1043, se fixar num datarate mais baixo pra ter potência otimizada, pra não perder tempo com packet probe pra testar data rates, a navegabilidade melhora. Um MCS4 no 1043, por exemplo, fixo em 20MHz, canal fixo, enfim, tirar o auto de tudo. Isso não melhora o alcance, mas quando tem sinal baixo tipo perto de -80dBm ainda vai navegar, enquanto com tudo auto nessa hora o roteador vai ficar testando data rates e perder a maioria dos pacotes.

    Alias, se colocar um Unifi da vida, verá que nível de sinal não é grandes coisas, fica baixo tipo -85dBm as vezes, mas... não tem pacote perdido, não tem página abrindo pela metade, é questão de saber lidar com sinais ruins, e não de usar a estratégia leiga de aumentar potência pra resolver tudo a força.

    E a antena dos Unifi também NÃO é omni colinear, se omni colinear prestasse eles usariam. Eles usam antena interna bem simples, no modelo barato com 2 antenas:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         unifi_pcb.jpg
Visualizações:	192
Tamanho: 	104,1 KB
ID:      	63440

    E no mais caro com 5 antenas dessas:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Custom-Ubiquiti-USS-Enterprise-WiFi-Router-image-5.jpg
Visualizações:	1206
Tamanho: 	147,7 KB
ID:      	63441

  12. #12

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    A troca não é imediata e nem tão automática assim.... Isto seria o que se chama de roaming nas conexões de celulares....que é Serviço Móvel. Passa de uma célula para outra sem que o usuário perceba....
    Já no caso do WiFi isto não acontece e nem está previsto nos protocolos utilizados e nem é permitido.. "oficialmente" pelo que vejo nas licenças de outorga. O SCM por exemplo não prevê o roaming como no serviço móvel, mas sim nomádico, onde vai passando de um equipamento para outro, mas sempre caindo conexão e reconectando... talvez aí entre o tempo maior ou menor em função da qualidade do firmware.

    Isto é o que a "teoria" prevê.... wifi como serviço nomádico no máximo.

    Agora, não sei se esta limitação é só legal e por isso os firmwares dos equipamentos são feitos assim, ou existe uma limitação técnica.

  13. #13

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    Não sei porque tanta gente insiste em roteador de 300 ou 450M se NEM USA muita banda via rede, provavelmente acham (Baseado em nada, porque não faz sentido) que múltiplas antenas aumentam o alcance, não entendem o que é MIMO)
    KKK, isso eu sei, porque passo isso aqui.
    Os próprios fabricantes, fazem isto para enrolar mais ainda os usuários que não entende de nada.
    Eles vão na loja e vê nas caixas assim:
    1 Antena = 150m
    2 Antenas = 300m
    3 Antenas = 750m
    Ai eles pensam que o m é de metro e não Mb, culpa dos fabricantes que fazem isto para enganar os clientes, ai depois nos pagamos o pato

  14. #14

    Padrão Re: usando na mesma cada dois roteaodes com bandas diferentes quais as vantagens?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Agora, não sei se esta limitação é só legal e por isso os firmwares dos equipamentos são feitos assim, ou existe uma limitação técnica.
    Que eu saiba a "limitação" pra ser mais rápido fica na autenticação. A criptografia existe até em rede aberta, cada pacote tem sua autenticação no cabeçalho, e essa chave é definida hora que conecta, ela fica ativa enquanto a conexão estiver ativa.

    O que os Unifi faz é ler isso e ver que é uma chave de outro Unifi do grupo dele (Configurado algum mesma no mesmo Unifi Controller), e aceitar ela sem verificar muita coisa, algo tipo: Chegou um pacote estranho, tem sinal de Unifi que já pareou comigo no cabeçalho então vou responder ele, cuidar dessa conexão como se fosse minha.

    Se não me engano é um hash que se troca nessa hora.

    Tanto que a técnica de hackear rede é: Faz de conta que é o AP e dá um deauth via wifi, pro cliente desconectar. Ele vai tentar se reconectar automaticamente, e aí você captura todos os pacotes nessa hora, nesses pacotes iniciais estarão vários dados, no hash vai ter a senha da rede wifi, e mesmo que seja rede aberta vai ter uma nova transação pra definir novo hash, alias, é o AP que define o novo hash, e só diz pro cliente conectando.

    No caso de WEP, por esse hash tem como ir testando senhas até chegar num hash similar (Mas não rumo ao AP, você captura o hash e outros dados, e calcula no próprio PC que hash as senhas gerariam, uma hora você chega numa senha que gera o mesmo hash). Com WPA tem como também mas não mais variações (Que não tem a ver com o tamanho da senha), pode levar horas ou dias mas tem como conseguir. Com WPA2 por enquanto leva muito tempo pra fazer isso por isso ainda é considerado seguro.

    No caso de A e G, a estrutura com cabeçalho e preambulo (Inclusive em esquema de modulação diferente, fixo em BPSK diferencial, que tem 2 bits a mais que BPSK por isso sai mais legível, logo, o preambulo ou só o SSID sai mais legível até que uma conexão em BPSK a 1 ou 2Mbps), fica assim:
    http://www.radio-electronics.com/ima...s-cck-ppdu.gif

    Tudo antes do pacote principal do usuário é negociado, na hora da conexão inicial define isso, e no caso de data rate, largura de canal, ack-timeout, isso ao longo da conexão o AP pode ir testando pra ver se consegue melhorar o throughput (Mas ele tenta isso do modo burro, na força bruta, a cada pacote ele acrescenta packet probe pra SUBIR data rate, mas descer ele só desce depois de 3 perdas consecutivas (E lembra, o preambulo e cabeçalhos são em BPSK diferencial, que é mais legível até que BPSK, então o AP sempre sabe de quem é o pacote, mesmo que o meio saia ilegível ele sabe de quem veio, por isso o AP fica lerdo quando um cliente tem sinal ruim e os outros bons, ele recebe os pacotes ilegíveis, mas como o cabeçalho e preambulo ele ainda entende, ele perde tempo com esse cliente de sinal ruim, mandando uns "Não entendi o último pacote, envia de novo", ou então "Você mandou pacote com hash errado, então por segurança vamos gerar nova hash pra você, informe seu mac novamente".

    Enfim, tem um mundo de informação e processamento ao redor do pacote do cliente (De digamos 1492 bytes), wifi só é seguro porque tem criptografia pesada na coisa, se fosse mais simples qualquer um poderia usar antena pra capturar todos os dados alheios, mas é feito de modo que até em rede aberta existem chaves pra cada conexão que só o AP sabe, o incômodo disso é que a negociação dessas chaves torna a conexão inicial um pouco demorada, e mata a possibilidade de mobilidade, um novo AP não pode aceitar qualquer chave porque na verdade o pacote não vai com a chave mas sim com o hash que essa chave gera (Faz calculos com hash, mac, data/hora da conexão inicial, essas coisas).

    Os Unifi fazem parecer fácil porque tem comunicação entre os AP's (Pra isso o Unifi Controler precisa configurar todos juntos ligados, não um por vez), mas com AP's comuns não tem como fazer essa troca mais rápida, AC não melhorou nada disso, o AD (60GHz) também não fala nada, provavelmente vai ficar assim pra sempre.

    (E wimax na modalidade móvel tem cabeçalhos diferentes de wimax na modalidade fixo. São incompatíveis entre si apenas de usar os mesmos canais e modulações, tudo porque usam cabeçalhos, preambulos e transação de autenticação diferente, no tipo móvel (Usado por provedor de internet nos EUA) é igual wifi, leva um tempinho. No tipo movel, usado por operadora de celular, troca de um AP pro outro porque os AP's estão inteligados entre si, tem um BD com os MAC's (Ou IMEI's) conectados recentemente, sabem pegar um hash de cabeçalho que chegou, e destrinchar ele porque foi um hash gerado por outro rádio igual a ele (Do mesmo provedor), enfim, wimax na modalidade fixa é muito bom por usar UP e Down em canais separados e tal (Melhor muito o aproveitamento do espectro), mas na parte de conexão é igual wifi, sem possibilidade de mobilidade)