+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Pessoal boa tarde,
    Aos mais experientes, para quem vai inciar agora, qual seria a indicação de equipamentos para um provedor iniciante com suporte a 50 clientes, utilizando tecnologia 5.8.

    O que seria indicado para a torre, e para os kits clientes.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Para torre:

    4 superpop computech com rocket M5 - R$ 1.094,16 (cada)
    250 metros de cabo blindado - R$ 1,65 (o metro)
    1 rb 1100hx2 - R$1.700,00
    1 switch 24 portas - R$ 780,00
    1 nobreak - R$ 500,00
    1 rack externo - R$ 650,00
    1 toughswitch - R$ 600,00 (pra servidor de dns)

    Dependendo da forma que você vai receber o link, vai precisar de um Ponto a Ponto. Eu indicaria um motorola force 110 para até 20 km de distancia. R$ 2980,00 o par.

    Para os clientes eu indicaria:

    - Ubiquiti PowerBeam 300 - R$ 390,00 (a unidade na WDC)

    Com essa estrutura você atende 160 clientes com planos de 1 a 5 megas, sem ter dor de cabeça.

    Tem outras soluções bem baratas, mas não presta !

  3. #3

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Trocaria Rocket por RB912 e nunca utilizaria equipamentos mistos, sempre alguma tecnologia TDMA (NV2, Airmax). Se quer uma rede com desempenho, clientes sempre 2x2 e protocolo proprietario.

  4. #4

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Não esqueça os produtos ALGcom

  5. #5

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Algcom só pra PTP :P
    @ALGcom , tem previsão de setorial 90 a 120° ?

    Veja o drama de provedor novo, ou de quem atende bairro com pouca gente, precisa 6 setoriais 15-60, com 6 Rocket ou RB912. Custa literalmente o dobro do preço de 3 setoriais 120° com 3 Rocket ou RB912.

    Não sei se dá pra fazer blindagem que presta com setorial de 120°, mas setorial de 60° limita os interessados. Pra mais de 200 clientes por torre aí elas são vantajosas, mas abaixo disso pesa no bolso essa opção. Pensando em provedor novo, uma solução com abas laterais removíveis pra aumentar ou diminuir ângulo seria a coisa perfeita.

  6. #6

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Algcom só pra PTP :P
    @ALGcom , tem previsão de setorial 90 a 120° ?

    Veja o drama de provedor novo, ou de quem atende bairro com pouca gente, precisa 6 setoriais 15-60, com 6 Rocket ou RB912. Custa literalmente o dobro do preço de 3 setoriais 120° com 3 Rocket ou RB912.

    Não sei se dá pra fazer blindagem que presta com setorial de 120°, mas setorial de 60° limita os interessados. Pra mais de 200 clientes por torre aí elas são vantajosas, mas abaixo disso pesa no bolso essa opção. Pensando em provedor novo, uma solução com abas laterais removíveis pra aumentar ou diminuir ângulo seria a coisa perfeita.

    Olá Rubem!
    Agradecemos muito a sua disponibilidade em compartilhar conosco a visão dos provedores, esse feedback tem grande valor e é muito considerado no nosso dia-a-dia dentro da ALGcom

    Quanto às Setoriais Blindadas, percebemos que muitos clientes comparam a abertura horizontal em meia potência (-3 dB) das nossas antenas com a abertura que outras empresas divulgam em -6 dB (o que equivaleria a 1/4 de potência). Se compararmos a abertura nos -6 dB, nossa Setorial Blindada equivaleria a um painel convencional de 90º de outros fabricantes. Isso sem levar em consideração a blindagem, que ao reduzir o ruído, aumenta muito a performance do enlace.
    Sobre as abas removíveis, o projeto acaba sendo mais complexo do que isso, pois a construção física do "cone" não impacta exclusivamente no ângulo de abertura da antena

    Outro motivo pelo qual optamos por lançar as Setoriais em 60° de abertura horizontal e 18º de abertura vertical é a tendência dos provedores optarem por micro-células para reduzir interferência e aumentar a performance de navegação dos clientes. Nesse sentido, tínhamos muitos clientes que acabavam reclamando do desempenho com painéis de abertura muito grande (120º). Você já ouviu comentários semelhantes?

    No mais, estamos sempre de olho e buscando ampliar nosso leque de produtos para atender todos os provedores com soluções que se adequem às suas necessidades. Com certeza levaremos seus comentários até a nossa engenharia de desenvolvimento!

  7. #7

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    @NETSEG, amigo seria mesmo o toughswitch para o servidor DNS?

  8. #8

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Então, foi só uma dica, aqui mesmo eu uso Edgerouter Pro, mas acredito que dê pra instalar no toughswitch da ubiquiti.

  9. #9

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    o certo é o edgerouter light 3, custa 240,00 e não toughswitch. mas vai no conselho do primeiro que respondeu ao seu post, eu uso antenas da computech, edgerouter como dns também, boa sorte

  10. #10

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Agradeço a todos que vem respondendo as perguntas e contribuindo com suas dicas, como sou iniciante estou estudando cada cenário recomendado para dentre eles, e o custo de cada um, decidir qual o mais favorável e que caiba no meu bolso.

    Continuo aberto a sugestões...
    Em outra oportunidade foi sugerido omnitik e sxt, o que acham ?

  11. #11

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    A Omnitik vai atender poucos clientes porque é um rádio só, e não é a coisa mais poderosa do mundo, é um hardware básico, é mais básico que uma RB911lite5, é coisa pra começo mesmo, pra 30 clientes pagantes.

    A SXT SA5 é um hardware um pouco mais parudo (Que a Omnitik), e por ter antena de 90° te obriga a usar 4 pra fechar a cobertura em 360°, o preço sobe mas a qualidade sobe junto pelas melhorias que um setorial dá (Com relação a um omnidirecional) mas também por ser um hardware melhor (O dobro de Ram que a Omnitik, um chipset bem mais moderno). A SXT SA5 em processamento tá no nível da RB912 mais barata. Só que elas não tem homologação da Anatel, e a antena de 90° dela é mais limitada, 13dBi, é de construção simples, não dá pra esperar dela o mesmo desempenho de uma solução com antena mais cara. Não sei arriscaria mais de 30 conexões simultâneas nela (120 simultâneos na torre (Mas na vida real os clientes não ficam igualmente distribuídos ao redor), seria algo tipo 200 a 2500 pagantes dependendo do perfil deles, tem quem use o dia todo, outros usam 10h por semana...).

    Tem muita opção porque cada uma atende um público. Eu sugiro muito a Omnitik pra aprender, pra pegar o hábito de caprichar em instalação (Equipto de R$ 3 mil porcamente instalado terá desempenho pior que um de R$ 300 bem instalado), pra ver como é o mundo real em matéria de visada e zona de Fresnel, essas coisas que influenciam MUITO mas que quem nunca instalou antena duvida que seja tão importante ("É rapidinho, é só jogar a antena em cima do telhado, passar o cabo de rede, e tá instalado").

  12. #12

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A Omnitik vai atender poucos clientes porque é um rádio só, e não é a coisa mais poderosa do mundo, é um hardware básico, é mais básico que uma RB911lite5, é coisa pra começo mesmo, pra 30 clientes pagantes.

    A SXT SA5 é um hardware um pouco mais parudo (Que a Omnitik), e por ter antena de 90° te obriga a usar 4 pra fechar a cobertura em 360°, o preço sobe mas a qualidade sobe junto pelas melhorias que um setorial dá (Com relação a um omnidirecional) mas também por ser um hardware melhor (O dobro de Ram que a Omnitik, um chipset bem mais moderno). A SXT SA5 em processamento tá no nível da RB912 mais barata. Só que elas não tem homologação da Anatel, e a antena de 90° dela é mais limitada, 13dBi, é de construção simples, não dá pra esperar dela o mesmo desempenho de uma solução com antena mais cara. Não sei arriscaria mais de 30 conexões simultâneas nela (120 simultâneos na torre (Mas na vida real os clientes não ficam igualmente distribuídos ao redor), seria algo tipo 200 a 2500 pagantes dependendo do perfil deles, tem quem use o dia todo, outros usam 10h por semana...).

    Tem muita opção porque cada uma atende um público. Eu sugiro muito a Omnitik pra aprender, pra pegar o hábito de caprichar em instalação (Equipto de R$ 3 mil porcamente instalado terá desempenho pior que um de R$ 300 bem instalado), pra ver como é o mundo real em matéria de visada e zona de Fresnel, essas coisas que influenciam MUITO mas que quem nunca instalou antena duvida que seja tão importante ("É rapidinho, é só jogar a antena em cima do telhado, passar o cabo de rede, e tá instalado").

    rubem, obrigado pela sua colocação.

    Como é algo para poucos clientes, e de inicio não chegara a ter estes supostos 30 usuários conectados que a omni atende, estou considerando bastante essa ideia de começar com omni e sxt.

    Até para aprender melhor a configurar os equipamentos, e caso a aquisição de clientes aumente eu ja terei subsidio (R$) para melhorar os equipamentos e implementar as setoriais.

    Com o cenário da seguinte forma:
    - Clientes com SXT
    - Torre com OmniTik
    - Devo ter uma RB450G para autenticar os clientes ?
    - Preciso de um servidor fisico com mikrotik para cache, dns, etc ?

    Obrigado a todos que tem contribuído com respostas e dicas.

  13. #13

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Pode começar só coma a Omnitik no alto, e uma RB450G em baixo na autenticação e controle de velocidade.

    Cache só faz diferença com muitos clientes, com apenas 20 ou 30 clientes a chance de reuso de algum arquivo estático é muito pequeno. Com 100 clientes ainda acho que cache não compensa, as pessoas não acessam TODAS os mesmo conteúdo, se todos acessassem os mesmos vídeos do Youtube ou XVideos aí sim faria muita diferença. Economia sempre há, mas um server de cache ligado 24x7 gasta uns R$ 70 ou mais na conta de luz, fora custo inicial e manutenção, não compensa.

    Idem pra servidor DNS, ou um serviço de email, esse tipo de coisa não tem necessidade, depois dos 200 ou 300 clientes um DNS local ajuda, mas antes disso o cache de DNS da RB450G já tá bom demais, ativa o server DNS dela que como server PPPoE e controle de banda ela vai te atender até uns 100 a 150 clientes, acima disso depende do consumo e do tipo de regra usado (Dá pra chegar a 180 ou 200 segundo alguns, não sei, configuração de roteamento não é comigo).



    Ah, falei uns 30 clientes pagantes pra Omnitik, é diferente ter 30 clientes conectados e navegando! Isso ela não aguenta, aguenta uns 15 navegando, se tiver meia duzia com a CPE ligada, mas sem navegar, não pesa nada, mas hora que for chegando nos 25 aparecendo conectados (Que deve significar uns 20 navegando as vezes (Smartphone consome a cada X segundos)) é hora de começar a estudar a troca/acréscimo. Pode colocar uma SXT SA5 abaixo da Omnitik (1,5m abaixo), virada pro lado com mais clientes (8 ou 9 já desafogam a Omnitik) e conectar esses clientes pra esse lado (1/4 de círculo, 90°) nela. Depois põe outra SA5 em outro lado com mais gente, e assim vai. Encher a torre com 4 setoriais 90° as vezes não é lucro, eu já tive 45 clientes numa setorial, e na outra nas costas dela tinha 2, e noutra torre com setoriais 120° uma delas passou 3 anos sem NENHUM cliente, nenhum morador naquela direção era meu cliente, comprei 3 rádio e antena a toa, podia ter comprado só 2.

    Dependendo da origem do link pode precisar mais equipto, mas digamos que o link chega e você tem ele num cabo ethernet, basicamente liga ele na RB450G, gerencia autenticação e controle de banda nela, manda por outro cabo pra Omnitik lá no alto da torre, e tá feito o começo.

    O que dá trabalho mesmo é subir em telhado, ver as árvores na frente, e explicar pro cliente que com as árvores no meio não tem como atender ele. Nessa hora muito iniciante sucumbe e topa fazer instalação sem visada, ai a qualidade geral até das outras conexões cai, mal tem 10 pessoas conectadas na Omnitik em planos de 1M, e a navegação está péssima!


    Ah, falei nuns 15 navegando na omnitik com planos tipo 1 ou 2M, todos usando dupla-polarização, com datarate tipo MCS12. Porque se usar polarização simples, um plano de 2M em polarização simples pesa por 4M em polarização dupla, consome muito recurso a toa. Com esse equipamento não tem como vender planos de 5 ou 10M pra mais de 10 clientes pagantes, só se for tudo dona-de-casa que só sabe usar Facebook e WhatsApp, porque se tiver 1 adolescente que passa o dia pendurado em p2p e jogos online ele consome recurso de 5 clientes pacatos.

  14. #14

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Senhores, dentro do assunto de equipamentos para provedores, me digam o que faço para corrigir um serio problema de interferncia que estamos enfrentando na nossa saída do link.
    Detalhes do sistema: Usamos um par de Rocket M5 com um par de Rocket dish de 30 dbi com radomes. Na rede usamos uma RB Mikrotik 920, 2 Rocket M5 com 2 Basestacion Am-5g 19dbi 90º.
    A interferência acontece na Torre de onde recebemos o link, acredito que pela quantidade de torres com dezenas de antenas ocupando todos os canais em 5.8.
    Nossa rede poderia operar sem problemas com até 150 clientes com o modelo de ilhas por pawer beam como stacion, e de 60 a 80 com o modelo convencional; estou certo?
    Nosso objetivo é alcançar 300 clientes com modelos de ilhas e acabar com essa interferência maldita que tem reduzido a nossa banda em até 60%; O que faço, podem me ajudar?
    Minha rede precisa de uma nova configuração?
    Que equipamento uso para corrigir a interferência na saída do link?
    Obs: O nosso PTP é de 28km.
    Os clientes estão até 5km da nossa torre.

  15. #15

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Olá @Danielcordeiro!
    Faça um teste com as nossas Parábolas Sólidas Blindadas (no PTP) e Setoriais Blindadas (no PMP) + Caixas Blindadas Fit (para as RBs).
    Se o problema for interferência, com certeza será resolvido.

    Uma antena com radome não garante maior nível de blindagem a ruído, somente proteção (e maior estabilidade) para dias chuvosos e intempéries.

  16. #16

    Padrão Re: Dicas de equipamento para um pequeno provedor.

    Amigo, boa tarde.

    Eu fiz a aquisição de uma Omnitik Level 5 que ainda ta pra chegar, irei instalar nos clientes Sxt level 3 por ser um equipamento simples e barato, acredito que até no maximo uns 15 clientes consigo atender com planos de 1mega. No momento possuo uma RB 750 fazendo autenticação pppoe com rota estática, com 3 clientes todos via cabos depois de um switch 8 portas. Estou esperando os equipamentos chegarem pra começar a fazer a instalação sempre com visada é claro, para não ter que precisar mais passar cabo em postes. Ao decorrer vou querer mudar esta estrutura e colocar equipamentos mais parrudos para dar mais qualidade. Mas de momento isso me atende, não sou um Expert em redes wireless mas tudo que aprendi foi aqui com o pessoal do fórum e buscando materiais pela net. Sucesso pra você.