+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema Radio Mobile

    Senhores, bom dia!

    Tenho utilizado o Radio Mobile no trabalho para o cálculo de enlaces de rádio UHF antes de implantá-los em campo.
    Cadastrei as estações e parametrizei toda a rede e simulei os enlaces que eu gostaria de implantar. Cada enlace destes que ensaiei ficou salvo na tela e toda vez que eu abria o Radio Mobile apareciam: as estações e os enlaces que simulei.

    Fui abrir o Radio Mobile esta semana e ele estava assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	170
Tamanho: 	345,2 KB
ID:      	63513

    Ele calculo todos os enlaces possíveis entre todas as estações, complicando a minha visibilidade sobre aqueles que eu já havia ensaiado.

    Podem me ajudar a resolver este problema do cálculo automatico destes enlaces e voltar ao estado anterior?

    Valeu!
    Última edição por shigueo91; 15-04-2016 às 08:32. Razão: Imagem com problema para aparecer

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Problema Radio Mobile

    Não tenho certeza, entendi que são estações fixas e com repetição para comunicação móvel privado. Acho que não permitem mais essa faixa, por estarem destinados à telefonia rural 4G rural a menos que pretenda usar em VHF para móveis e UHF para link em 300 MHz e existe inúmeras regras e exigencias.

  3. #3

    Padrão Re: Problema Radio Mobile

    Nilton, na verdade temos esta faixa licenciada junto à Anatel sim. Sao estacoes fixas para comunicacao de dados.
    Mas na realidade, o questionamento aqui eh sobre o RadioMobile. Queria saber poraue ele simulou todos os enlaces possiveis autonaticamente e por que ficam aparecendo na minha tela.

    Valeu pela resposta!

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Problema Radio Mobile

    Shigueo91
    Faz muitos anos que não participo de projetos em radio-enlace; na minha época era quase todo manual e o programa que utilizávamos era da Motorola e em DOS, trabalhei muito pouco com Windows 95. Mas em ambos, fornecia o tipo de antena, cabo coaxial, nº de conexões(emendas), potência do transmissor, coordenadas, altura; faltando em qualquer uma delas a resposta vinha na tela, não se esquecendo a faixa de frequencia a ser utilizada.
    Fiz testes com win7 só por curiosidade e a única coisa que mudou foi que ao invés da potencia do transmissor, pede potencia irradiada. Nesse caso, deve ter acontecido de mudar "sem querer" para estações móveis ou portáteis que no caso o alcance cai para 5 km acredito.

  5. #5

    Padrão Re: Problema Radio Mobile

    Nilton,

    o software contempla estas informações.
    E, aproveitando, a duvida aqui não é sobre radio enlace e nem outro conceito de telecomunicações.
    A dúvida é de manipulação deste software especificamente.

    Todos os enlaces possíveis entre todas as estações estão sendo simulados automaticamente, sem que eu dê este comando. Eu gostaria de saber o por que e como faço para desabilitar esta função/problema.

    Atte,

    Shigueo YNt

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Problema Radio Mobile

    Shiguei91, não conheço esse programa então nada sei dizer. SE for versão grátis, com certeza são aquelas armadilhas para mudar para a versão paga, assim como os anti-vírus( oh chatice) e uns 3 anos que uso do próprio windows; que aliás o próprio anti-vírus faz essa lambança que era o sofrimento da minha ex com leitor de tela para deficiente visual.
    Sei que o programa da Motorola têm diferenças gritantes com grátis e paga; versão free não dá pra fazer quase nada, conforme o anti-vírus precisa desabilitá-lo mas para win10 é um saco fazer isso até mesmo com google earth que com ele dá para fazer rota de tráfego, muito trabalhoso mas fiz. Uso somente para fins de visualização e possibilidade de enlace, vai bem conhecendo o terreno.

  7. #7

    Padrão Re: Problema Radio Mobile

    Esse Radio Mobile é o melhor software na simulação de enlaces? Caso não seja, qual vcs me indicariam? Vi por alto que nele vc usa mapas de outras fontes, é isso mesmo?

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Problema Radio Mobile

    Sim, gosto de analisar os mapas do google, e principalmente do IBGE estes fotografadas pelas forças armadas sendo algumas restritos somente no ministério da defesa. Empresa e o engenheiro precisam estar cadastradas junto a esses órgãos; CREA, TRABALHO, DEFESA, COMUNICAÇÕES etc.