+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas frequencia 3.65 GHz

    Quero utilizar a frequência 3.65 GHz para um ponto a ponto utilizando NBM365, essa frequência é autorizada para esta finalidade?

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas frequencia 3.65 GHz

    Se usar a anatel aparece ai mais rapido que a luz, rsrs...

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas frequencia 3.65 GHz

    No seu caso específico é melhor não usar nada, mas nada mesmo, antes de ler alguma coisa sobre telecomunicações...
    Com relação a sua pergunta a pesquisa seria: transmissão em caráter primário e transmissão em caráter secundário. E depois uma lida no Regulamento de SCM.
    Tem muita informação lá.

    Não é uma crítica pessoal a você, muito pelo contrário, você foi a procura de mais informações. E isso é bom.
    Muitos estão instalando desordenadamente equipamentos e causando uma confusão danada a cada segmento de frequência.

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas frequencia 3.65 GHz

    Essa faixa (3655-3695MHz) que eu saiba só tem liberação nos países que usam o FCC (Eua, Canadá, e uns anões), mas ainda assim é sob licença, e a licença não é exclusiva, ou seja, você não ganha um canal tipo 3655-3665MHz só seu, você ganha o DIREITO e ocupar o espectro junto com outras empresas.

    Tá certo que a licença é barata (Se não me engano é simbólica tipo US$ 24 em uns estados mais rurais), mas você tem mísero 40MHz pra usar, se você mesmo tiver 4 setoriais vai ter que usar 4 canais de 10MHz cada, que banda vai vender com isso? A única vantagem nem é queda de sinal menor por distância (2 ou 3dBm a menos de queda (Que 5,8GHz) só em distância acima de uns 4km), mas sim a obrigatoriedade da estação pedir autorização pra transmitir, o numero de pacotes de sincronia e cia é MUITO menor que wifi típico, isso facilita o reuso de canais, ou 2 provedores a uns km de distância dividir o mesmo canal).

    É uma faixa que não faz falta no brasil, míseros 40MHz, e com legislação tão restritiva (Pra não afetar sistema de satélite em banda C, muito usada no brasil e pouco usada nos EUA), não vale muito a pena lutar por ela, só se fosse pra Wimax.

    (E a Nanobridge 365 na verdade tem um canal liberado de apenas 25MHz! Vai fazer o que com isso? Se em 5470-5850MHz não tiver uma faixa livre de 30MHz então é cidade hiperpopulada, onde um rádio a 3650MHz ia zonear umas parabólicas na vizinhança (Fora que se não me engano tem sistema de identificação de veículo em pedágio usando 3,6GHz, nominalmente essa é a faixa, mas não sei se no brasil ela vai de digamos 3590-3610MHz, ou 3500-3690MHz, se for lá na roça longe de tudo não tem esses riscos, mas lá (Ou aqui) dificilmente a faixa dos 5470-5850MHz está toda ocupada)

    Enfim, não vale a pena o risco, não é uma faixa sem uso no brasil, só ficará livre de problemas longe de área populosa, e nessas áreas a faixa dos 5,4-5,8GHz é limpa.

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas frequencia 3.65 GHz

    Obrigado a todos que me ajudaram aqui, tentei procurar informações no site da anatel, mas como ainda tive duvidas resolvi postar aqui, acredito que não sou o único que tinha essa duvida.
    Considero o tópico solucionado.