+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF nesta topologia e possivel?

    1. Sendo que na Torre Central ficam as RBs.

    2. Enlaces feitos da Torre Central paras os POPs por WDS.

    3. Nos POPs Utilizo o Toughswitch.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede_OSPF.PNG
Visualizações:	267
Tamanho: 	28,8 KB
ID:      	63594

  2. #2

    Padrão Re: OSPF nesta topologia e possivel?

    Respondendo exatamente o que você perguntou: sim, é possível.

    E deve ficar bem interessante aí, pois como você tem rotas redundantes para os POPs, o OSPF vai permitir a convergência entre elas em caso de falha. Use também o BFD, para que a convergência seja bem rápida.

    OSPF sozinho é lento, e reduzir os timers não é ideal, causa maior uso de recursos dos roteadores e causa instabilidade, pois qualquer alteração temporária nas rotas (equipamento reiniciando, enlace degradado, por ex.) é divulgada na hora, causando trabalho desnecessário e flapping de rotas (o que é diferente de uma convergência, flapping só atrapalha, derruba o tráfego todo a cada poucos segundos sem necessidade - claro que indica algum problema ou manutenção na rede, mas atrapalha). Por isso, use o BFD (verifique os parâmetros ideais para sua rede, mas aqui interval=0.3s min-rx=0.3s e multiplier=3 sempre foram suficientes).

    Ah, para o OSPF fazer seu trabalho corretamente, você vai precisar de uma faixa de endereços (geralmente um /30 ou /29, se quiser endereçar os rádios também) para cada PTP, nada de bridges.

  3. #3

    Padrão Re: OSPF nesta topologia e possivel?

    @TsouzaR, quando vc fala no ultimo parágrafo, "...Ah, para o OSPF fazer seu trabalho corretamente, você vai precisar de uma faixa de endereços (geralmente um /30 ou /29, se quiser endereçar os rádios também) para cada PTP, nada de bridges..."

    Essa questão de nada de bridge é em relação a criar as bridges no router, não é isso?

    Ou seria em relação a criar station / cliente (wds) e a lan em bridge dos enlaces?

  4. #4

    Padrão Re: OSPF nesta topologia e possivel?

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    @TsouzaR, quando vc fala no ultimo parágrafo, "...Ah, para o OSPF fazer seu trabalho corretamente, você vai precisar de uma faixa de endereços (geralmente um /30 ou /29, se quiser endereçar os rádios também) para cada PTP, nada de bridges..."

    Essa questão de nada de bridge é em relação a criar as bridges no router, não é isso?

    Ou seria em relação a criar station / cliente (wds) e a lan em bridge dos enlaces?
    Nos roteadores mesmo. Rádio deve sempre estar em bridge.

    O que eu quis dizer é que se fazer uma bridge disso aí tudo ou parte, e endereçar os equipamentos todos na mesma faixa, o OSPF não vai ajudar em nada para a redundância, só para divulgar as redes mesmo. Então quanto mais "quebrar" em várias redes, quanto mais domínios L3 (só não pode exagerar, colocando até os rádios para rotear, por exemplo...), melhor para o OSPF fazer seu trabalho.

  5. #5

    Padrão Re: OSPF nesta topologia e possivel?

    Sem dúvidas, levanta OSPF ai e seja feliz!

  6. #6

    Padrão Re: OSPF nesta topologia e possivel?

    Pessoal, então nesta topologia sem usar router nos pops, consigo levantar o OSPF, vou fazer uma bancada aqui. Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: OSPF nesta topologia e possivel?

    Não meu caro. Para subir o Ospf você vai precisar de um router em cada local com dos enlace. Para ficar melhor seria interessante em cada pop ter seu Router. Separando Backbone de clientes.

  8. #8

    Padrão Re: OSPF nesta topologia e possivel?

    Amigos eu coloquei meus pops em ramais.Meu link sai de um ponto.Assim acredito ospf não seja necessário.Meus ptp estão bridge.
    Mas no geral tenho uma dúvida.Se eu por em casa ramal Internet assim valerá a pena ativar o ospf.Mas como faria com relação aos ips de saída? Sairia tudo oi grande parte por um IP?
    Não teria problemas como captcha do Google?

    Enviado via SM-G531BT usando UnderLinux App