+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post "CCR1016 12g" performance

    Bom dia galera!
    Tive alguns problemas com clientes reclamando de estar sem conexão, e ficava travado concentrador, depois que derrubava o cliente a conexão restabelecia!
    Alguém sabe me dizer quantos clientes uma ccr1016 12g aguenta simultâneo?, estou com uma 1016 com 1600 clientes 450mb de trafego ... 50% cpu, estou com medo que ela abra o bico ! é só uma duvida ! pensar em uma x86 ou uma 1036 para o futuro. Basicamente minha rede esta assim no momento!

    COCENTRADOR + OSPF + MPLS + VPLS

  2. #2

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Depende os planos dos clientes.

    1600 clientes com planos de 10Mb, ou 1600 clientes com planos de mizeros 1Mb?

  3. #3

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Pois eu conseguiria segurar apenas uns 500 clientes em uma 1016, pois vendo planos de 15Mb, o tráfego passaria de 1Gbps (limite das portas).

    Então cada caso é um caso, explique melhor.

  4. #4

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Vejo informações muito variadas sobre estes equipamentos quando se trata de conexões PPPoE. Já vi posts onde relatam que poderia chegar até 4k conexões, porém, não falam de versão do RouterOS, velocidade consumida por estas conexões, etc...
    Por aqui tínhamos em mente o limite de 1k conexões por CCR 1036, porém, depois de atualizar a versão do RouterOS ela tem se comportado bem, no momento esta segurando cerca de 1.1k conexões com processamento na casa de 5%. As bandas variam entre 1Mbps e 100Mbps, mas são poucas conexões com 100Mbps e é claro que não existe consumo simultaneo das 1.1k conexões.

  5. #5

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Aqui 1036 com 1700 on e 700Mbps. Já estou dividindo em outra 1036 que está com 500 on. Isso por precaução. Pois anterior a essa estava travando com 1100on e 500Mb, mas, era problema na ether3 em curto que se utilizada trava até 3x por dia.

    Enviado via SM-G920I usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Aqui já fazemos de outra forma, utilizamos servidores PPPOE 1 pra cada PoP, atualmente são 32 servidores com no máximo 300 clientes simultâneos.

  7. #7

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Planos são de 1MB 3MB 5MB e 10MB,

    Citação Postado originalmente por Int Ver Post
    Depende os planos dos clientes.

    1600 clientes com planos de 10Mb, ou 1600 clientes com planos de mizeros 1Mb?

  8. #8

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Meus planos são de 1Mb 3Mb 5MB e 10Mb... 1600 clientes no plano de 1Mb passaria de 1Gbps... tem que lembrar que clientes não consome toda bandar real de seu determinado plano!
    Não sei como explicar melhor... e isso que eu disse, em relação a tudo !


    Citação Postado originalmente por Int Ver Post
    Pois eu conseguiria segurar apenas uns 500 clientes em uma 1016, pois vendo planos de 15Mb, o tráfego passaria de 1Gbps (limite das portas).

    Então cada caso é um caso, explique melhor.

  9. #9

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Então também já ouvi e vi muito artigo sobre questão de limitação ... mas já me disseram que level6 da mikrotik arrumou essa limitação, e na pratica estou 1600 e não tinha nenhum problema, só essas quedas que teve recentemente que me deixou preocupado, talvez seja limitação do Hardware ou algo parecido ...


    Citação Postado originalmente por _Th0r_ Ver Post
    Vejo informações muito variadas sobre estes equipamentos quando se trata de conexões PPPoE. Já vi posts onde relatam que poderia chegar até 4k conexões, porém, não falam de versão do RouterOS, velocidade consumida por estas conexões, etc...
    Por aqui tínhamos em mente o limite de 1k conexões por CCR 1036, porém, depois de atualizar a versão do RouterOS ela tem se comportado bem, no momento esta segurando cerca de 1.1k conexões com processamento na casa de 5%. As bandas variam entre 1Mbps e 100Mbps, mas são poucas conexões com 100Mbps e é claro que não existe consumo simultaneo das 1.1k conexões.

  10. #10

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Essa é minha opção a fazer, montar uma segunda core e dividir meus clientes, mas a 1036 e bem mais robusta, era para aguentar bem mais o tanco... tipo uns 3k de clientes ...

    Citação Postado originalmente por vaizard Ver Post
    Aqui 1036 com 1700 on e 700Mbps. Já estou dividindo em outra 1036 que está com 500 on. Isso por precaução. Pois anterior a essa estava travando com 1100on e 500Mb, mas, era problema na ether3 em curto que se utilizada trava até 3x por dia.

    Enviado via SM-G920I usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Sua rede e toda nat ?

    Citação Postado originalmente por SuporteClinitec Ver Post
    Aqui já fazemos de outra forma, utilizamos servidores PPPOE 1 pra cada PoP, atualmente são 32 servidores com no máximo 300 clientes simultâneos.

  12. #12

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Citação Postado originalmente por JeffersonSato Ver Post
    Sua rede e toda nat ?
    Não eu mando Ip válido dinâmico e é roteado com OSPF

  13. #13

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    O negócio é não deixar centralizado, funciona com mais tranquilidade.

    Outra coisa importande, é não misturar todos os serviços em uma CCR, o correto é você ter em cada POP uma que faz seu backbone e outra que faz autenticação PPoE.
    Cliente nunca deve estar conectado diretamente em seu backbone.

    Se estiver transportando tudo via VPLS e autenticando em um só concentrador, isso também não é recomendado.

  14. #14

    Padrão Re: "CCR1016 12g" performance

    Citação Postado originalmente por JeffersonSato Ver Post
    Meus planos são de 1Mb 3Mb 5MB e 10Mb... 1600 clientes no plano de 1Mb passaria de 1Gbps... tem que lembrar que clientes não consome toda bandar real de seu determinado plano!
    Não sei como explicar melhor... e isso que eu disse, em relação a tudo !
    Sim eu sei, 1600 clientes no plano de 1Mb passaria uns 300Mb-600Mb no máximo.

    Agora imagina 1600 clientes em planos de 10Mb. Multiplica o valor acima por 10...

    eu com 80 clientes passa 200-400Mb...