Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    gnt tou com uma duvida aki...tenho um ponto a ponto de 5.5 km de distancia com duas AirGrid de 23dbi..Agr vem a duvida

    eu estou deixando elas em 40MHZ e para melhor o sinal deixei a frequencia em 5600MHZ...desse jeito sinal fica em :

    sinal : -60dbm
    noise floor: -99dbm
    transmitir CCQ : de 99 a 100%
    Tx/Rx rate : 150mbps/150mbps

    airMax Quality : 99%
    airMax Capacity : 49%

    E se eu deixar na frequencia 5745MHZ o sinal fica :

    sinal : -65dbm
    noise floor : -101dbm
    transmitir CCQ : tbm de 99 a 100%
    Tx/Rx Rate : 150mbps/150mbps

    airMax Quality : 99%
    airMax Capacity : 49%


    aí eu queria saber se eu tenho que deixar a frequencia para ter melhor noise floor ou para ter melhor sinal msm?? vou deixar umas fto agr pra vcs verem


    noise floor melhor :
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airgrid cortado.jpg
Visualizações:	409
Tamanho: 	23,7 KB
ID:      	63619

    sinal melhor :
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airgrid 2 cortado.jpg
Visualizações:	421
Tamanho: 	23,2 KB
ID:      	63620

  2. #2

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Noise floor é o que o nome diz, é o piso do ruído.

    O ruído deve estar o mais baixo possível, -101dBm é 3dBm mais baixo que -99dBm. Então já sabe qual preferir.


    (Mas 40MHz não "melhora o sinal", um canal mais largo tem o dobro de portadoras e dá quase o dobro do throughput, mas não tem nada a ver com nível ou qualidade de sinal. Em local poluído geralmente não se tem uma faixa muito larga sem ocupação, nesses locais um canal estreito (10 ou 20MHz) sempre cabe, mas um canal largo (40 ou 60MHz) nem sempre, tem que analisar o espectro com o Airview dos Ubiquiti mais novos pra ver se tem mesmo ocupação dos canais (Escanear SSID (Scan) não é perfeito, o scan realmente só exibe os SSID, não diz nada sobre o uso do canal))

  3. #3

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Diminue a largura do canal. Vc quer passar quanto de banda? Se for muita coisa vc deveria considerar equipamentos apropriados para ptp.

  4. #4

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Esse eh p melhor canal? Ja testou com outros?

  5. #5

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Eu privilegiaria o SNR. No primeiro está com 39 e no segundo 36.
    Com o SNR maior você garante mais estabilidade no data rate maior já que deve estar no data rates em auto.. São só 3 db mas...

    Aparentemente os resultados são idênticos nas duas situações....
    Você nota algo que esteja prejudicando o desempenho?

    O Rubem que é bom nestes cálculos..

  6. #6

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    A opção no canal 5600 mhz é a melhor, se possível troque as airgrid por um par de powerbeam M5 25dbi, temos melhores resultados com este equipamento em PTP do que com airgrid, inclusive substituímos todos os airgrid pela melhor performance da powerbeam.

  7. #7

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Esse eh p melhor canal? Ja testou com outros?
    ja tentei muitos outros mais esse foi o melhor ..ja tentei deixar em 30MHZ mais ccq baixava muito e assim a net ficava lenta..ja tentei nos canais mais baixos e só piorou kkk

  8. #8

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Boa tarde tbm estou passando por um problema de noise flor como aumentar mais o noise floor que esta em -90Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket m5 sinal noise -90.png
Visualizações:	201
Tamanho: 	140,8 KB
ID:      	65077
    Esse é uma basestation com rocket m5 multpontos, rede para clientes.

  9. #9

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Amigo... se você aumentar o nose floor ele piora... digamos que você aumente para -85, ou mais alto -75 é muitissimo ruim... vicê tem que fazer analise de espectro do teu setor e procurar uma frequência livre onde o noise floor (nivel de ruído) seja baixo.. tipo -100dBm ou menor -103,-105 é ótimo...

    Escolha do nivel de sinal rem a ver com as configurações do teu setor+rádio+antena

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Amigo mas eu quero esse noise -100 , mas aqui é muito poluido não sobe para -100

    Enviado via SM-G318ML usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Você quer dizer não desce pra -100 (numeros negativos sabe...) Faça um Airview a partir de 5500mhz. -100dBm já é bom

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    então amigo rodei o airviwer subiu o ccq, mas noise floor continua o mesmo valor -91

  13. #13

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    As setoriais não estão muito próximas de algum objeto grande? Porque se colocar setorial na lateral de parede a parede reflete todo sinal e isso aparece como ruído.

    Setoriais uma perto da outra não seria problema desde que use canais distantes entre si (Se usa canal de 20MHz, põe uma a 5765MHz, e a outra não a 5785MHz, mas sim lá pelos 5795MHz ou mais), mas perto demais de torre com muito aço, ou de outros objetos que refletem muito sinal, é comum ruído alto.

  14. #14

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Rubens blz, então a basestation rocket m5, está numa torre de 15metros, e a um metro pra baixo tem uma powerbean, e a um metro pra cima tem um nanostation m5, todos estão a um metro de diatancia, nâo tem paredes ok.

    Enviado via SM-G318ML usando UnderLinux App

  15. #15

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Citação Postado originalmente por fabbabenco Ver Post
    então amigo rodei o airviwer subiu o ccq, mas noise floor continua o mesmo valor -91
    Não adianta somente fazer o Airview... você tem que interpretar o grafico exibido e com base nos dados coletados escolher a frequencia menos utilizada/poluída

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Citação Postado originalmente por fabbabenco Ver Post
    Rubens blz, então a basestation rocket m5, está numa torre de 15metros, e a um metro pra baixo tem uma powerbean, e a um metro pra cima tem um nanostation m5, todos estão a um metro de diatancia, nâo tem paredes ok.

    Enviado via SM-G318ML usando UnderLinux App
    E ta tudo no mesmo canal?

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  17. #17

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    E ainda que esteja em canal VIZINHO, use canal DISTANTE, não use canais vizinhos, porque a emissão no padrão OFDM emite um pouquinho além dos 20MHz de largura.

    Existe portadora de guarda na lateral dos canais pra minimizar os problemas, mas em ambiente outdoor, sem obstáculos, um sinal vai longe pra caramba, as portadoras de guarda não fazem efeito quando o sinal é tão alto, melhor usar pelo menos 30MHz de distância entre os centros caso use canal de 20MHz de largura.

    (E 50MHz ou mais entre os centros, caso use canal de 40MHz)

    5GHz não é como 2,4GHz que tem um canal por cima do outro, mas também não dá pra usar canal vizinho em antena vizinha, precisa espaço maior entre os canais.

  18. #18

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Fiz o airview e coloquei no menos usados como eu disse ccq melhorou muito estava com 93 batendo 76% no ap, agora ele fica entre 96 a 98,9%, mas o noisefloor ainda continua -91

    Enviado via SM-G318ML usando UnderLinux App

  19. #19

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Se em todos os canais o ruído é o mesmo, então o ruído não é da vizinhança e sim gerado pelo próprio equipamento. Tem setorial que dá CCQ ruim quando fica perto demais da torre, tipo a 20cm da torre, mas nem sempre precisa fazer um suporte pra colocar a 1m da torre, só ir reposicionar o equipamento 10cm pra frente já ajuda.

    Testa isso, dá uma reposicionada na antena, move uns 20cm pra cima ou pra baixo (Pra ficar numa posição diferente, cuida se não está na frente de uma das emendas de módulos da torre, é um ponto onde tem mais ferragem refletindo sinal por trás), veja se tem como colocar qualquer 10cm mais longe da torre. E se são várias setoriais na mesma altura, testa alturas 20 a 30cm diferentes, porque algumas setoriais tem um lóbulo de emissão "no ombro" (A 120° pra esquerda, ou pra direita). Algo tipo esses lóbulos laterais (Side lobe) daqui:
    http://www.globalspec.com/ImageRepos...c880ec5a82.png

    (Mas o lóbulo traseiro geralmente tem mais ganho, por isso falo de posicionar 10 ou 20cm pra cima ou pra baixo pra sair do ponto onde a torre pode estar refletindo o sinal desse lóbulo traseiro)

  20. #20

    Padrão Re: qual escolho : sinal melhor ou noise floor ??

    Pessoal descobri o problema de interferencia na minha rocket, a powerbean está setado na frequencia 30mhz canal 5500 fazendo ptp com excelente a 1 metro de distancia,e minha rocket esta setado na frequencia 30mhz canal 5700 ccq entre 94.8 a 98% oscilando, joguei a rocket na frequencia 30mhz frequencia 5525 (o mais proximo do canal da powerbean) na hora quando subiu a rocket com sinal noisefloor bom e ccq bom a antena powerbean caiu o sinal dela derrubou, tive que voltar o canal da rocket no que estava, a powerbean voltou na hora quando o canal da rocket foi retirado proximo do canal dela, e agora levando mais a painel rocket m5 mais 1 metro para cima.