+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda nanostation5

    Boa tarde, sou novo no forum, preciso de ajuda pois tenho uma antena Nanostation5 5.8ghz, apontada para um provedor de internet via radio, estou pedindo ajuda aqui pois lá no provedor não conseguiram solucionar meu problema e disseram que os equipamentos deles está tudo normal pois eles tem outros clientes, minha antena ficava conectada a -67~-69, ccq 70 ~ 95 % não conseguia navegar ficava muito lenta a internet tenho um plano de 5mb e não passava de 1mb então após algumas pesquisas resolvi por conta comprar uma antena aquarios mini parabolica 40cm 5.8ghz 25dbi e conectar na Nanostation 5 ai consegui um sinal de -59 a -62 estou a uma distância de 1km da torre e a antena esta a 10mt de altura e estaiada na minha casa porém minha navegação está super lenta não sei mais o que fazer segue minha configuração da antena:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         advanced.png
Visualizações:	258
Tamanho: 	54,5 KB
ID:      	63621Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main.png
Visualizações:	242
Tamanho: 	59,7 KB
ID:      	63622Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wiriles.png
Visualizações:	240
Tamanho: 	52,5 KB
ID:      	63623

    desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda nanostation5

    Como você esta esta muito próximo a torre e o sinal está ruim desse jeito, tudo leva a crer que o painel que atende você esta virado para outra direção... por mais que você aumente o ganho da sua antena sua recepção ainda sim fica prejudicada... vá próximo a torre conferir este detalhe, outro ponto pode ser interferência na torre causando baixa performance do setor...

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda nanostation5

    Mais meu sinal está bom -59 ~ -62.

  4. #4

    Padrão

    -62dBm não é um sinal bom pro data rate de 48Mbps.

    Veja o data sheet:
    https://dl.ubnt.com/ns5_datasheet.pdf

    A sensibilidade em 48M é de -77dBm. Se aplicar uma margem de 20dB, sinal bom seria -57dbm ou mais (-56, -55, -54, etc).

    Testa na aba Wireless colocar o Data Rate, Mbps, em 18M e DESMARCAR a caixa automatic do lado. E aumenta a potência de 14 pra 18dBm.


    Mas dá um ping rumo ao IP do Nanostation, mas o ping com 1400 bytes, assim:
    ping -t 192.168.200.1 -l 1400

    Deve ter ping estável, algo na casa dos 1ms, ou estável em 2ms, se der variação (Tipo alguns a 1ms, alguns em 5ms, e talvez 1 perdido lá no meio) dá pra desconfiar do hardware, o Nanostation é um produto bem velho, tem mais de 10 anos de idade (Só foi fabricado acho que até começo de 2010), não é incomum ter problemas no chipset depois de tempestade (Um Nanostation M5 também teria, não é questão de idade estar propício a isso, é que um hardware mais velho já passou por MAIS tempestades na vida).

    Digo pra verificar isso porque você tem na estatística no print cerca de 8,2 a 8,5MB recebidos no PPP (discador) e na parte de wifi, mas na lan (Rede interna) tem 28MB transmitidos! Oras, o que wifi recebe ele transmite pra lan. Se a lan tem tanto tráfego (14 e 28MB de RX e TX) isso me diz que você tem MUITO trafego nessa ethernet, seja por malwares, ou por inutilidades tipo antivirus, Windows Update, essas firulas inúteis que geram tráfego aos montes na rede e podem atrapalhar a navegação já que ocupam espaço na lan. O ping com pacote grande demonstraria se tem problema até a CPE, vai que o gargalo é nesse trecho e não entre CPE e provedor.


    ...que acho que também será, sinal -62dbm pra 48M de data rate é pouco, teria que subir esse sinal, se a 1km da torre tem sinal tão ruim então você está com a zona de Fresnel comprometida, teria que erguer a CPE, colocar antena de maior ganho é tapar o sol com a peneira, precisa é ter toda a zona de Fresnel limpa, um tunel imaginário de uns 5m de diâmetro, quase uns 3m livre de obstáculos pra cada lado (Inclusive pra cima e pra baixo) da linha de visada.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         visada.jpg
Visualizações:	429
Tamanho: 	158,0 KB
ID:      	63625

    Se a zona de Fresnel estivesse 100% limpa, e seu provedor transmite com potência de 36dBm EIRP (Antena setorial de 17dBi, com rádio em 19dBm de potência), em 1km o sinal cai 108dBm, 36 - 108 = -72dBm, se a antena da Aquario tem 25dBi de GANHO, isso aumenta o sinal do ar em 25dBm, logo: -72 + 25 = -47dBm.

    Como você está pegando só -62dBm, isso é 15dbm a MENOS de sinal que devia! O único jeito de perder sinal é com a visada ou zona de Fresnel parcialmente obstruída. Pra limpar isso tem que erguer a antena.

    E essa antena da Aquario não é necessária, com a antena de 14dBi do Nanostation5 o sinal em 1km, caso o provedor transmita em 36dBm EIRP, seria de -58dbm, que pra um data rate tipo 24M ou 36M (Que trafegam uns 15Mbps fácil) é mais que suficiente. Não precisa trocar equipamento, precisa é limpar a zona de Fresnel, e talvez limitar o data rate.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda nanostation5

    Obrigado pela informação meu fresnel e sem visada, fiz o teste do ping e ficou em 1ms, e não consigo aumentar a antena pois as arvores são altas, me falaram que se eu colocar esta antena vai melhorar Cpe Mikrotik Routerboard Sxt Lite 5ndr2 Rb Sxt Lite5

    oque acha?

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda nanostation5

    Sem visada nenhuma antena faz milagre.

    Nem 5GHz, nem 2,4GHz, nem 900MHz. Sem visada wifi só presta em distância tipo 50 ou 100m.

    Pode comprar um Rocket Titanium e uma antena de disco de 34dBi que a qualidade da conexão será ruim, e isso é equipto de R$ 2 mil, muito mais caro que tirar umas árvores do caminho.

    (Oferece R$ 500 pra um vizinho cortar uma árvore pra vez se alguém não topa!)

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda nanostation5

    Cara muito simples: se o provedor nao resolve, vc contrata outro.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda nanostation5

    Leia e releia o que o Rubem comentou...

    O que tem de informação para diagnosticar o problema nestes comentários eu ainda não tinha visto agrupado num único post.

    Dê bastante atenção ao "possível" problema entre tráfego de Lan e Wlan e a questão da visada..

    Pelos seus comentários com relação ao provedor eu estou imaginando aqueles provedores que permitem que o cliente compre sua CPE e ele mesmo instale, etc etc.... Provedor que procura qualidade não deixa cliente com acesso a CPE. Imagina se tem meia dúzia de clientes numa situação assim na torre, a bagunça que faz se um resolve mexer sem saber o que faz e arruinar o serviço da torre. Daí porque alguns estão navegando bem o provedor, que também não sabe diagnosticar o problema logo joga o problema para os clientes.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda nanostation5

    Troca de provedor amigão!