+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Boa noite amigos,

    Hoje em dia estou usando AirGrid nos clientes, porém, tenho varios clientes antigos, de anos atras, que ainda usam 2.4Ghz. Vendo planos baixos, por isso o 2.4ghz resolve.

    O problema, hoje em dia, é que não to achando mais PCBA pra comprar. Cliente novo eu instalo AirGrid, porém os antigos, quando estraga o radio, não tem razão para eu trocar para AirGrid, é só colocar uma PCBA nova, muito mais barato.

    Alguém sabe de um modelo de PCBA que de pra usar?
    Um tempo eu comprava os OIW-2431APGN, porém, saiu de linha. Era um radio 2.4 N com porta PoE.

    Se puderem me dar dicas de PCBA ou roteadores N com porta PoE, e de onde comprar (baratinho de preferencia), agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    A falta de POE é fácil resolver, é só usar isso:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-barato-_JM

    Crimpa o par laranja e verde (Seguindo a TIA568), mas descasca uns 3mm do par azul e rosqueia no positivo do conector, e faz o mesmo com o par marrom mas no negativo. É só o roteador aceitar o plug P4 de 5,5 por 2,5mm.

    Tem gente que coloca firmware DD-WRT nos TPLink 740n e 741nd, com esses firmwares eles operam em modo cliente. Não sei se é em qualquer versão (Hardware V1 e V2 provavelmente não), e se o Open-WRT serve, mas são roteadores de R$ 75. Originalmente vem com fonte 9V mas ele operam bem com fonte 12V (Faz tantos anos que uso eles com fonte 12V).

    Nesse preço tem o Aquario APR-2408, esse opera sim como cliente no firmware nativo, mas... não vem com antena removível, teria que abrir ele e soldar um pigtail sma, que está uns R$ 10 ou 15 (Fora o tempo gasto, e a perda de garantia). O APR2410 é com mais portas, mas também tem antena fixa, então tá complicado usar Aquario hoje.

    Se for pra soldar pigtail por falta de conector nativo, acho mais em conta fazer com esse aqui:
    http://lojawinetwork.com.br/roteador...w-m151rw3.html
    Com um pigtail desse preço:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ntena-wifi-_JM
    ...e uns 3 minutos entre cortar o conector, descascar o fio e soldar.


    Ainda quero comprar próxima vez esse aqui, pra ver se tem mesmo modo cliente:
    http://www.kabum.com.br/produto/6635...r-150-mbps150-
    Que a antena é removível isso está claro. Não tenho certeza do resto.


    Acima disso na casa dos R$ 100 já chega no preço do WRN240 Slim da Intelbras, que também vem com fonte 9V mas opera ok com 12V.

    Estou falando de 12V pro caso de usar fonte 12V 1A POE barata, mas também pode usar injetor+separador com a fonte original, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-separador-_JM

    Opção tem muita se quiser deixar o troço na caixa hermética do lado da antena, só que as mais baratas exigem essas gambiarras (No POE, ou no conector SMA). Se for pra fazer gambiarra eu prefiro o produto da Pixel, em data rates altos (Se usar modo G ou N) ele não tem potência tão baixa tipo 12dBm, como o TPLink 740 e 741 parecem ter. Não tem 20dBm mas uns 17dBm parece que tem, já dá pro gasto.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Em casa fiz usando fonte PoE queimada e com regulador para 9 volts e entrada para até 35 volts, mas precisa providenciar fio com plug P4-P4 macho tem a vantagem de ter protetores contra surtos. Pode usar também adaptadores PoEs, tomar cuidado para que a Lan vai para o roteador e Wan para o PC ou um outro dispositivo. Sinceramente deu mais estabilidade no wi-fi do que usando a fonte.

  4. #4

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A falta de POE é fácil resolver, é só usar isso:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-barato-_JM

    Crimpa o par laranja e verde (Seguindo a TIA568), mas descasca uns 3mm do par azul e rosqueia no positivo do conector, e faz o mesmo com o par marrom mas no negativo. É só o roteador aceitar o plug P4 de 5,5 por 2,5mm.

    Tem gente que coloca firmware DD-WRT nos TPLink 740n e 741nd, com esses firmwares eles operam em modo cliente. Não sei se é em qualquer versão (Hardware V1 e V2 provavelmente não), e se o Open-WRT serve, mas são roteadores de R$ 75. Originalmente vem com fonte 9V mas ele operam bem com fonte 12V (Faz tantos anos que uso eles com fonte 12V).

    Nesse preço tem o Aquario APR-2408, esse opera sim como cliente no firmware nativo, mas... não vem com antena removível, teria que abrir ele e soldar um pigtail sma, que está uns R$ 10 ou 15 (Fora o tempo gasto, e a perda de garantia). O APR2410 é com mais portas, mas também tem antena fixa, então tá complicado usar Aquario hoje.

    Se for pra soldar pigtail por falta de conector nativo, acho mais em conta fazer com esse aqui:
    http://lojawinetwork.com.br/roteador...w-m151rw3.html
    Com um pigtail desse preço:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ntena-wifi-_JM
    ...e uns 3 minutos entre cortar o conector, descascar o fio e soldar.


    Ainda quero comprar próxima vez esse aqui, pra ver se tem mesmo modo cliente:
    http://www.kabum.com.br/produto/6635...r-150-mbps150-
    Que a antena é removível isso está claro. Não tenho certeza do resto.


    Acima disso na casa dos R$ 100 já chega no preço do WRN240 Slim da Intelbras, que também vem com fonte 9V mas opera ok com 12V.

    Estou falando de 12V pro caso de usar fonte 12V 1A POE barata, mas também pode usar injetor+separador com a fonte original, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-separador-_JM

    Opção tem muita se quiser deixar o troço na caixa hermética do lado da antena, só que as mais baratas exigem essas gambiarras (No POE, ou no conector SMA). Se for pra fazer gambiarra eu prefiro o produto da Pixel, em data rates altos (Se usar modo G ou N) ele não tem potência tão baixa tipo 12dBm, como o TPLink 740 e 741 parecem ter. Não tem 20dBm mas uns 17dBm parece que tem, já dá pro gasto.
    Esse http://www.kabum.com.br/produto/6635...r-150-mbps150- tem modo cliente Rubem, agora o que eu achei fraco foi a fonte estou com alguns aqui pra testar... só queria saber como ficaria a crimpagem do cabo de rede? ou se tambem poderia colocar um fonte POE? coloca o P4 ligado no roteador e embaixo no cliente faz o cabo de rede normal ligado no poe daria certo?

  5. #5

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Buenas @hostjunior

    Adiantando a resposta que você fez pro rubem, da certinho sim. A crimpagem do cabo na ponta da antena, é só você separar o par azul, e colocar no positivo do P4, e o par marrom no negativo. Positivo sendo a parte interior do conector. O par laranja e verde, você coloca na ponteira RJ45 na mesma posição que você colocaria antes. Por exemplo, coloca o Branco/Verde, Verde, Branco/Laranja nos três primeiro pinos, em sequência, pula 2 pinos e no sexto você coloca o Laranja. Ou se você prefere o padrão 568B, que é o meu caso, vai os fios Branco/Laranja, Laranja, Branco/Verde nos três primeiro pinos, pula 2 pinos, e no sexto o Verde.

    T-568A:
    Nome:      a.png
Visitas:     545
Tamanho:  1,7 KB

    T-568B (o padrão que eu costumo usar):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         b.jpg
Visualizações:	411
Tamanho: 	6,0 KB
ID:      	63719


    La embaixo, faz a ponteira normal com todos os fios na ponteira, usando o mesmo padrão que tu usou para fazer a ponteira na ponta do radio, e coloca no PoE.

    @hostjunior, você tem desses radios ai em mãos? Uma dúvida que fiquei é se a fonte deles é de 12V, pois não achei essa informação, nem no site do fabricante.

  6. #6

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    É 5v e de 1 ampere.

  7. #7

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Então vou ter que comprar alguns desses para adaptar antes da ponteira P4 no radio:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-small-smd-_JM

    A não ser que o nosso amigo rubem tenha uma solução melhor e ainda mais barata

    Eu comprei 3 roteadores desses no Kabum, na sorte, pois não achei a informação da tensão. Mais 10 ponteiras P4 com frete, e RJ45 femea com frete pra fazer as adaptações, saiu mais R$ 6,90 cada adaptador. Agora se eu comprar mais 10 conversores desses, vai sair em média, com o frete, R$ 10,27 cada um. Somando da R$ 17,17 de encarecimento no valor do roteador, que custa R$ 52,90. Ou seja, estaria saindo em media 70 reais a solução, fora o trabalho de montar. Se achássemos um roteador com entrada PoE 12v que custasse até um pouco mais de R$ 70 ainda valeria a pena visto não passar trabalho montando adaptador nenhum, nem conversor.

    Claro, daria par usar a fonte do próprio roteador, de 5V, mas as experiências que ja tive usando fontes de 5V não foram muito boas. Os radios aparentam travar demais, perder pacote demais, o que resolve simplesmente colocando um radio com fonte 12v.
    Última edição por inquiery; 30-04-2016 às 12:59.

  8. #8

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    É um pena que seja 5V, o jeito seria usar injetor tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-separador-_JM

    Mas realmente, com tensão tão baixa a corrente é maior (4W em 5V são 0,8A, e 4W em 12V são 0,3A. A queda de tensão é maior quando a corrente (Em amperes) é maior. E... quase todo roteador de mesa consome uns 4W hoje, seja os que vem com fonte de 5V, 9V ou 12V.

    A vantagem de rádio 12V é que o VRM interno, que passa de 12V da entrada, pra 1,5V, 2,5V ou 3,3V, na verdade opera até com 9V sem travar. Mas roteador 5V mal opera abaixo de 4,5V! Ou seja, se tiver queda de tensão de 1V num cabo POE tá ok pra rádio 12V, mas não pra um de 5V.


    A uns 3 anos atrás eu ia falar pra comprar no Ebay uns desse:
    http://www.ebay.com/itm/Mini-DC-DC-C...-/221546307672
    Ajusta esse mini-trimpot pra 5V na saída (Precisa multimetro, mas faz isso 1 vez na vida e nunca mais precisa mexer), e pode usar fonte POE de 9V, 12V, 15V ou 18V tranquilo, quando o dolar estar R$ 2,2 isso era mais barato que uma coca-cola 175ml gelada (No Ebay quase sempre é frete grátis, isso vai R$ 4 mesmo, exceto se a RFB taxar injustamente, fora os 4 ou 5 meses que deve ficar empacado na receita).

    Hoje sai mais caro, tem que pegar esses de R$ 10 no ML, mas talvez compense, regula a saída pra 5,2V que isso deve atenuar uns travamentos de roteador barato, vai pra cada dos R$ 80 ao todo, mas roteador 12V de R$ 80 não necessariamente é muito melhor.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Aqui cada um faz o cabo do modo que lhes é mais conveniente, por isso sigo os pinos 4,5 e 7,8 após ter queimado os fusíveis do POEs. Mesmos os cabos prontos, conforme a marca diferencia nas cores; o certo seria usar o código de cores do resistor comum.

  10. #10

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Boa noite gurizada.

    Comprei os roteadores MaxPrint indicados pelo @Rubens e mesmo antes de receber ja fiquei sabendo atraves do @hostjunior que eram 5V (procurei essa info na net e não achei, imaginei que, com sorte, seria 12V). Bom, mas no meio tempo antes de receber ja encomendei os conversores DC/DC que indiquei anteriormente (http://produto.mercadolivre.com.br/M...-small-smd-_JM), e soldei os fios com conector P4 de um lado e um keystone RJ45 do outro. Regulei o conversor em 5.2V, pois medindo a fonte que vem com o roteador, ela da em torno de 5.2V a 5.3V, e somando a isso também o @Rubens ja tinha indicado a deixar acima dos 5V redondo. Testei a saida no multimetro alimentando esse adaptador PoE recem criado com uma fonte PoE da Ubiquiti 24v 0.5A. Saia 5,2V a 5.3V (é dificil configurar aquelas porrinha, qualquer mexidinha a bagaça enlouquece aumentando ou diminuindo a tensão de saida).

    Bom, depois de tudo feito, levei em um cliente que estava com problema no radio a um tempo. O PoE do radio la era de 12V 1A. Troquei todos os cabos por cabo cobre puro (o anterior era CCA), liguei tudo e funcionou tranquilo. Conectou no meu AP e ta la funcionando até hoje.

    O interessante é o seguinte, eu achei que esses conversores, ao diminuir a tensão, aumentariam a corrente. Por exemplo, a fonte Ubiquiti de 24V 0.5A tem 12W de potencia (24*0.5), a mesma potencia da fonte de 12V 1A (12*1). O estranho é que, ao ligar uma fonte da Ubiquiti na casa do cliente, o roteador la em cima junto a antena liga direitinho, mas não associa ao AP. Na pagina de status do roteador, onde diria "Connected" aparece "unspecified", dai faz mais um scan nos canais, quando chega no canal que deveria conectar aparece "unspecified" denovo e assim por diante. Colocando devolta a fonte de 12V 1A, funcionou normalmente denovo. Eu queria deixar uma fonte nova lá, pois a minha ideia era trocar absolutamente tudo (tanto que troquei todos os cabos, mesmo os cabos estando bom), para isolar qualquer problema de instalação ser antiga, pois eu desconfiava que o roteador interno dela estivesse com problema.


    Fica aqui a experiência de um caso simples de montar pra quem ainda atenda clientes antigos em 2.4. Um adaptadorzinho PoE fabricado caseiramente sai baratinho e resolve o problema do radio ser 5V.

    Mas fica aqui também uma dúvida. Esses conversores, se a alimentação tem uma corrente de 0.5A, ele não consegue entregar na saida uma corrente maior visto que ele ta diminuindo a tensão? No exemplo que dei, a fonte Ubiquiti de 24V 0.5A, quando diminuida essa tensão para 5V, ele não consegue passar 1A (5W)? Ele vai conseguir passar só a mesma corrente da fonte original alimentando ele, mesmo diminuindo bastante a tensão, sendo assim uma fonte de 24V 0.5A ao passar por ele diminuindo para 5V entregaria no maximo 2.5W? (essa é a única explicação que consegui imaginar para a fonte da ubiquiti não ter funcionado; imaginei que era porque o radio não recebia corrente suficiente quando colocava ela)

  11. #11
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Eu não entendo os aparelhos da Ubiquiti mais antigos necessitam de fonte 24V 1A e 0,5A não funciona pois em sua inicialização chega a 0,9A caindo mais tarde para 0,4A. Meu filho mora numa república e eles compraram Nano ou coisa do gênero e com a fonte de 0,5A dava pau, com 1A blz e olha que o cabo têm apenas 2,5 metros. Temos um outro detalhe, que os aparelhos da Ubiquiti, Intelbrás, Mikrotik do tipo out door(uso externo) não se pode ficar desligando, precisa ficar sempre alimentado mesmo com tráfego zero o mesmo acontecendo com os eletrônicos mais modernos inclusive os de uso doméstico obtendo um consumo adicional de até 20 KW numa casa só em desuso.

    Acredito que em muitos casos o melhor funcionamento com determinadas fontes têm a ver com capacitância, reatância ou indutância por serem pares trançados, tendo uma maior corrente, maior a filtragem "interferências externas" que geram ao longo do cabo, e isso Ruben deve explicar melhor do que eu, o que eu sei que tenho um caso em que com cabo de rede decente não funciona e com cabo ruim uma maravilha.

  12. #12

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Nesse caso acho que o problema é falta de capacitor pra filtrar ripple tanto no conversor DC-DC como no roteador.

    Ao usar algo parecido com PWM sempre tem ripple, um capacitor de baixo valor tipo 20uF, mas de tântalo, já resolve, nem precisaria ser um eletrolítico de 220uF como esses:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DC-DC-Converter-Buck-step-down-converter-4-5-35V-to1-25-30V-Rate-3A-Peak.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	44,0 KB
ID:      	64214

    Mas capacitor de tântalo geralmente é mais caro que os eletrolíticos, por isso os conversores tem eletrolíticos.

    Esse conversor usado tem capacitor bem pequeno na saída, é SMD mas é pequeno, deve ser um de tântalo de uns 2uF pelo tamanho.

    Talvez a fonte da UBNT nem tenha muito ripple, talvez o problema seja: Com entrada em 24V o conversor usa um pulso mais estreito, há um intervalo maior entre os pulsos já que tem tensão maior. Com intervalo maior precisaria um capacitor maior pra filtrar as variações.

    Se pegar pra analisar, até roteador caro anda vindo sem NENHUM capacitor na entrada:
    http://www.cnx-software.com/wp-conte...oard_Large.jpg

    Se o conversor manda mais ripple que devia, e o roteador não tem nada de filtragem na entrada, vai dar erro mesmo.

    Talvez um mísero capacitor de 100uF na saída já ajudaria. Eu uso muito filtro LC, com diodo, bobina e capacitor, porque uso as fontes mais baratas que acho, sem filtro muita coisa dá erro (Até notebook travando mouse quando pluga fonte 18,5V 5A de R$ 30, vendida pra RB's. Se até um notebook de R$ 2 mil trava, imagina uma RB de R$ 300!), pra roteador de mesa geralmente uso 470uF porque é o que sempre tenho (Compro porque fontes ATX e monitores usam), mas talvez até 330uF já ajude. Acima de 1500uF só uso quando o problema são os reles do nobreaks e estabilizadores abrindo e fechando toda hora deixando o roteador sem alimentação por 0,3 segundos, não precisa capacitor grande mas o que tem nesse conversor DC em uso parece pequeno demais pro pulso estreito e espaçado que há quando a entrada tem 24V.


    Eu tenho daqueles roteadores USB pequenos, são 5V, esses: http://pt.aliexpress.com/item/New-20...691403728.html, e eles não tem nem meio capacitor pra filtrar nada na entrada, se ligar ele em fonte USB barata ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...5v-mp3-gps-_JM ) ele acende led mas não emite SSID nem dá sinal de rede ethernet, curiosamente se ligar caixinha de som barata nessas fontes elas roncam muito, varias caixinhas baratas também não tem capacitor de filtragem, são um bom jeito de testar qualidade de fonte sem precisa ver ripple em osciliscópio.

  13. #13

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Uma pergunta meio off-topic agora então @Rubens, pois fiquei na dúvida ainda e um parceiro da capital me perguntou esses dias sobre uma solução nesse sentido.

    Digamos que eu queira montar uma rede cabeada, com cabo FTP, externa. E digamos que eu queira alimentar switchs pelo caminho utilizando o próprio cabo FTP. Se eu colocar, na saída do cabo uma fonte de 48V, digamos que a 80 metros pra frente eu tenha um switch de 12V que consome em média 6W (0.5A em 12V), e então utilizar um conversor DC/DC desses, para diminuir de 48V para 12V - e o conversor possuir 90% de eficiência - qual seria o consumo real da fonte de 48V la na saída?

    Eu imagino que o consumo deva ser o mesmo, em potência. Se o switch ta consumindo 6W, considerando a eficiência de 90% do conversor digamos uns 6,6W, então esse seria o consumo da fonte de 48V, o que se traduziria em uma corrente de 0,1375A no cabo FTP. É isso?

  14. #14

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Sim, dá pra fazer isso.
    Seria melhor usar uns 35V, porque a maioria dos conversores DC-DC baratos aceitam só até 35V.

    O maior problema é switch travando, mas a alimentação é fácil resolver com os switch de hoje que consomem menos de 4W (Em switch 8p GERENCIADO).


    A solução com POE reverso (Cliente alimentando os switch) também fica muito boa se usar esses conversores DC. A noite eu passo um punhado de ideias (Que já tem em outros posts, mas agora na rua eu não tenho como linkar).

  15. #15

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Só agora lembrei de responder...

    Bom, a idéia do POE reverso de baixo custo é essa:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=179495&page=2


    Se quiser pode até tirar a bateria da estória. Esse conversor DC-DC pra elevar a tensão ainda está uns R$ 10 no ML, e tem switch com vlan fix na casa dos R$ 80 (Na época do post acho que era quase o dobro), mas até tem como fazer um circuitinho pra adaptar no switch pra desligar ele por uns segundos (Caso trave) quando despluga o primeiro cabo de rede (Na base), pra ir desligando a rede toda caso os swotch travem (Dá até pra colocar o watchdog pingando num aparelho no fim da rede, pra reiniciar tudo quando o ping falhe, tendo tempo e um pouco de know-how em eletrônica dá pra fazer).