+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Olá Amigos, tenho Um PC instalado o Mikrotik (Concentrador)

    Processador Core I3 3.1 Ghz
    02 Pentes de Memoria de 2 Gb cada Total 04 Gb

    O Mikrotik só reconhece 1895.8 Mb
    e o Consumo atual está em 1827.7 Mb
    versão do MK WinBox v5.20 on x86 (x86)


    Alguém por aqui, tem a solução para fazer reconhecer os 4 gb de memoria Ram?
    desde já agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Bem, é bem simples, a arquitetura do sistema não suporta para x86, não sei te precisar se a versão 6 tem melhorias quanto a isso.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Nem na 6 lê mais que 2GB, ele não suporta PAE (Se não me engano precisaria recompilar o kernel pra ativar) então cai no limite de qualquer sistema 32 bits, os 2GB de Ram.

    Na versão 6 tem imagem pra emular x86_64, o que me diz que talvez um dia saia um RouterOS 64 bits pra pc, mas nem PAE foi inserido no suporte então acho que a MK não tem pressa.

    Usar sistema 32 bits em 2016...

  4. #4

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Olá, Rubem, mas a unica solução é recompilar o kernel?
    Tem aqui algum tutorial que posso me indicar como fazer esses procedimentos?
    Desde já Muito obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Citação Postado originalmente por edupansini102030 Ver Post
    Olá Amigos, tenho Um PC instalado o Mikrotik (Concentrador)

    Processador Core I3 3.1 Ghz
    02 Pentes de Memoria de 2 Gb cada Total 04 Gb

    O Mikrotik só reconhece 1895.8 Mb
    e o Consumo atual está em 1827.7 Mb
    versão do MK WinBox v5.20 on x86 (x86)


    Alguém por aqui, tem a solução para fazer reconhecer os 4 gb de memoria Ram?
    desde já agradeço a todos.
    Simples, compra uma licença original da versão 6 e deixe de usar esta versão pirata, uma licença level6 sai entre R$500 e R$600 no máximo.
    Esta versão pirata, tem vários problema de DNS, você pode ter varias dor de cabeça com Bancos.

  6. #6

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Citação Postado originalmente por sgnetararuama Ver Post
    Simples, compra uma licença original da versão 6 e deixe de usar esta versão pirata, uma licença level6 sai entre R$500 e R$600 no máximo.
    Esta versão pirata, tem vários problema de DNS, você pode ter varias dor de cabeça com Bancos.
    Uma coisa não entendo, por qual motivo o meu consumo está tão alto assim, consumindo 1827,7 Mb de Ram? mas a versão 6 vai reconhecer os 4 Gb instalados, ou vai corrigir o consumo da memoria mesmo com 2gb?

  7. #7

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Independente da "origem" da licença o limite de acesso a ram é por ser um sistema antigo de 32 bits que não teve nenhuma reformulação recente.

    Quanto a recompilar kernel, que eu saiba não tem o módulo pra PAE no kernel, mas RouterOS não é open-source (Nem todo linux é open-source, suspeito que a minoria é), não tem rotina liberada pra isso, não tem a opção de selecionar mais módulos e recompilar. Fora que suporte a PAE é coisa básica, seu hardware teria que suportar isso (Qualquer socket 1156 ou posterior suporta PAE com 36b) mas o grande problema acho que é outro, SE fosse tranquilo tenho certeza que a MK adicionaria esse suporte, como pelo visto ela removeu o módulo é porque deve gerar outras incompatibilidades. Imagino que é o mesmo problema do uso de multiplos cores, até a versão 5 o default era isso desativado (Porque nuns hardwares dava pau), hoje é ativado, mas não tem um bom balanceamento de uso dos 2 cores, e... de qualquer modo não usa mais que 2 cores direito, se fosse estável tenho certeza que a MK usaria isso.

    Acho que a solução mais eficiente é um server mais parudo, com alguns RouterOS virtualizados, só assim pra usar todos os recursos do hardware. Virtualizar 1 sistema gera resultado meia-boca, mas roda 3 ou 4 VM que aí sim faz alguma diferença (Talvez não nesse hardware, se fosse um Xeon da vida, com 16GB de Ram, seria outra estória)

    Provavelmente a reformulação do RouterOS precisaria ser muito grande, não vale o investimento, a maioria dos usuários usar CCR e cia, o kernel pra esses processadores PowerPC e Tile é mais tranquilo e enxuto, não tem muito risco de pirataria nem uma zona nos hardwares (Hardware IBM-PC tem de tudo, tem gente usando i686, outros já em i786, tem IA64 sem SSE2, é uma salada!), você porta o sistema pra plataforma, deixa estável, e todas as RB's de mesmo modelo tem o mesmo hardware então não exige suporte pra instalação e cia).

  8. #8

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Citação Postado originalmente por edupansini102030 Ver Post
    Uma coisa não entendo, por qual motivo o meu consumo está tão alto assim, consumindo 1827,7 Mb de Ram? mas a versão 6 vai reconhecer os 4 Gb instalados, ou vai corrigir o consumo da memoria mesmo com 2gb?
    Ah, mas peraí... aquela informação "Memory" na barra superior do Winbox é a memória LIVRE.

    Se lá aparece 1827MB, na verdade está sendo consumido uns 70MB, já que geralmente lê o total como uns 1900MB.

    Vai em System > Resources, lá aparecerá quanto tem de memória livre.

    Consumir 1GB já é coisa difícil, imagina 2GB. O normal é consumir miséria tipo 200 ou 300MB mesmo, se gasta mais processamento que ram.

  9. #9

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Rubem, Muito grato pela atenção...vc tirou todas minhas duvidas.... o fato é que realmente estava contando o valor de uso da memoria errada....da forma q explicou , o meu problema aqui deixa de ser memoria. só não entendo o por que dos travamentos, perdas de pacote dos clientes até o concentrador que estão apenas na autenticação ppoe, os hotspot estão normal, Muito obrigado pela atenção.

  10. #10

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Realmente quer continuar usando versão pirata? Essa versão 5.20 é cheia de bugs, atualmente uso a 6.27 em muitos concentradores e sem bugs até o momento.
    Amigo, não quero versão pirata.... quero o que seja melhor para não dar problemas..vc já ouviu falar da versão 6.31 o que acha?

  11. #11

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Não sou ouvi falar como já usei, e não sofri com bugs aparentes.

    Hoje estou usando em um de nossos concentradores a versão 6.32.3, com média de 350 clientes ativos na fibra ótica, e até agora, sem problemas. Inclusive postei um print ontem aqui.

    Anexo 63650
    a minha versão é MK WinBox v5.20 on x86 (x86), e tenho 200 clientes nele, como faço para atualizar? tem algum risco de perder as configurações anteriores?

  12. #12

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Cada caso é um caso, possuo versão Licenciada Level 6, meu concentrador PPPoE roda em X86 e jamais consegui utilizar as versões 6, tentei dia desses com a 6.34 e sempre os mesmos problemas, DNS q para de responder do nada e PPPoE duplicado, cliente-a/cliente-a-1. Continuo usando 5.26 e tá me atendendo perfeitamente.

  13. #13

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    verdade, cada provedor tem um cenário diferente. mas pessoal estou quase desistindo do pc, estou comprando uma Ccr1009-8g-1s, o que acham? quero transferir o balance para ela e colocar ela como concentrador uma carteira de 200 clientes, Podem me orientar melhor sobre esse investimento?

  14. #14

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    RouterOS 5.20 é popular por ser crackeado...

    Outras versões do RouterOS 5 popular é o 5.18 / 5.19

  15. #15

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Tem gente com até pouco mais de 200 clientes usando RB450G.

    Depende da configuração. Tem quem use RB1100AH X2 pra mais de 500 clientes.

    Só que com concentrador de acesso SEPARADO do balance. Tipo uma RB450G como balance, e uma RB1200 como concentrador, com autenticação e cia.

  16. #16

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Realmente cada caso é especifico do provedor.

    Aqui ja tentei com varias versões usar CCR1036 como concentrador e sempre tenho algum tipo de problema independente da versão.

    Ja as 1100AH-x2 funcionam perfeitamente usando sempre versão Bugfix como preferenciais. Temos 04 concentradores deste com média de 320 clientes e planos de até 10mb sem problemas.

    Quanto ao uso de memória fica sempre como o colega acima sitou. E nunca vi usar mais que 200mb mesmo no roteador de borda ou no BGP.

  17. #17

    Padrão Re: Servidor Mikrotik Não Reconhece 4 Gb de Memória Ram

    Olá Amigos, quero agradecer a todos que participaram, o grande problema é que realmente a MK não criou ainda nenhum RouterOS na arquitetura 64 bits, portanto quero aqui encerrar o topoco