+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Problema com enlace usando nano loco m5 e rocket m5

    Boa noite caros amigos, recentemente fiz um enlace usando 4 basestation 17 DBI 90º , uma dessas basestation estou direcionando para o lado sul da cidade onde é um objetivo meu colocar uma repetidora, pois este lado da cidade a comunidade nao tem internet, o problema que o lado sul fica a 6,5 km de minha torre, minha torre tem 33 metros de altura, hoje fazendo testes em um ponto alto usando nano loco m5 a 6,5 km de minha torre achei minha SSID pelo site survey minha basestation, porem o sinal esta muito baixo, gostaria que me clareassem as idéias, no momento minha compra de airgrid m5 23 DBI está vindo pelo sedex, sem material instalei nano loco m5, em um predio que tem 20 metros de altura, nao teve visada devido a distancia, mas tambem nao tinha nada a frente, porem o nano nao conectou, nao sei se é devido a perca de sinal, sou novo na area, ja andei lendo que para longas distancias tem que usar airgrid. Segue abaixo um print do meu sinal como ele está, e as configuraçoes de minha basestation.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal cliente2.png
Visualizações:	249
Tamanho: 	175,6 KB
ID:      	63684

    Torre:33 metros de altura / Basestation 17 DBI 90º / ROCKET M5
    Canal de abertura: 20 mhz / canal 100
    modo: Bridge

    OBS: A basestation está nivelada, a bolha está no centro do prumo, não mechi no angulo de regulagem na base do suporte, deixei no meio, está centralizada.

  2. #2

    Padrão Re: Problema com enlace usando nano loco m5 e rocket m5

    Amigo... Com esse sinal -85 so me indica umas duas coisas: 1° Tem problemas de obstrução no fresnel ou 2° Por ter ficado exatamente no nivel, tua basestation tá enviando sinal pro "infinito", passando por cima do ponto de recepção.

    Verifique a potência de saída do Rocket, verifique as visadas de elevação e laterais e abaixe o ângulo da antena em cerca de 5°~10° e refaça os testes...

  3. #3

    Padrão Re: Problema com enlace usando nano loco m5 e rocket m5

    ok vou fazer, obrigado parceiro

  4. #4

    Padrão Re: Problema com enlace usando nano loco m5 e rocket m5

    Calcula aqui:

    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    Se você informa pro Rocket que o ganho da antena é de 17dBi, e seleciona o país brasil, não importa qual potêcia colocar o rádio vai limitar a 27dBm EIRPse usar 5400 a 5725MHz.

    Fica assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         27EIRP.jpg
Visualizações:	143
Tamanho: 	130,4 KB
ID:      	63688

    O firmware respeita a legislação, que no país Brasil é a resolução 506 da Anatel:
    http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-506

    Sem TPC, o limite é 27dBm EIRP nessa faixa, vide:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         eirp.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	42,1 KB
ID:      	63689
    Converte aqui a potência, se fica na dúvida:
    http://www.rapidtables.com/convert/power/dBm_to_mW.htm

    Se passar pra algum canal acima de 5725MHz, o firmware vai permitie no país brasil até 36dBm EIRP, seria sinal 9dBm maior no cliente, passaria de -83 pra -74dBm.

    Outro jeito de enganar rádio é mentindo sobre ganho de antena. Se disser que tem antena de 3dBi, o rádio vai usar os 18 ou 20dBm que ele tem, já que mesmo assim ele não chegaria nos 27dBm EIRP (Segundo a informação de antena que ele tem).


    Mas se você já está operando com antena informada menor (Não adianta mudar pra qualquer país, em todo o mundo existem limitações), e tem mesmo 36dBm EIRP, ou mesmo mais (21dBm + 17dBi = 38dBm EIRP) então de fato tem algo na zona de Fresnel, que em 6,5km é 9m em 5,5GHz), ter uns 20% da zona de Fresnel obstruido pra mim que derruba o sinal em cerca de 10dbm mesmo.

    Ns Loco M5 numa distância maior que 2km pra mim é loucura, obriga a trabalhar com sinais baixos tipo -70dBm, que dão margem minúscula pra data rate grande, só tem qualidade se usar data rate muito baixo tipo MCS10 (Ou MCS3 nos velhos atrasados Airgrid de pol. simples).

  5. #5

    Padrão Re: Problema com enlace usando nano loco m5 e rocket m5

    ola sphreak, fiz teste, abaixei 3º no angulo da basestation, porem ainda continuou com sinal baixo no cliente, segue abaixo o resultado.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hoje3.png
Visualizações:	150
Tamanho: 	120,7 KB
ID:      	63730

  6. #6

    Padrão Re: Problema com enlace usando nano loco m5 e rocket m5

    Se em 5825MHz tem sinal tão baixo, então com certeza tem a visada obstruída.

    Com a configuração dada, são 36dBm EIRP saindo no Loco M5, SE a visada fosse 100% limpa o sinal devia ficar na casa dos -65dBm no Airgrid.

    Está perdendo uns 22dBm de sinal, uma perda tão grande só pode ser culpa da visada.

    (Ou de problema em hardware, o que duvido)