+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão balanceamento de carga(link) centos/xenserver

    Boa noite,
    tenho um servidor com 4 nics rodando o xen server, e irei montar outro servidor também com 4 nics rodando centos para efetuar os backups.
    Cada servidor usara uma unica placa para internet, pois meu consumo é baixo.

    E gostaria de usar as 3 nics restantes para interligar diretamente o servidor xen com o servidor de backups a fim de agilizar a copia das vms.

    Vou testar o link aggregation e o roteamento entre esses dois para ver qual se comporta melhor, eficiência, correção de falhas, etc... Em fim saber qual é melhor nessa situação.

    Já dei uma boa revirada na internet e ainda não encontrei nenhum documento que me ajudasse no que eu quero. Então decidi pedir ajuda aos senhores.

    Situação 1 com link aggregation.

    "Linkar" a eth1,eth2,eth3 do xen na eth1,eth2,eth3 do centos, com o link aggregation (bonding). As nics sao gigabit, entao dessa forma pretendo alcançar 3gbs full.


    Situação 2.

    "linkar" eth1 do xen na eth1 do centos. ex: xen 10.0.0.1/30, centos 10.0.0.2/30
    "linkar" eth2 do xen na eth2 do centos. ex: xen 10.0.0.5/30, centos 10.0.0.6/30
    "linkar" eth3 do xen na eth3 do centos. ex: xen 10.0.0.9/30, centos 10.0.0.10/30
    loopback xen 172.16.0.1/32
    loopback centos 172.16.0.2/32

    Criar as rotas entre os servidores utilizando 3 gateways, e configurar os scripts para os ips de loopback.

    EX:
    xen > dst=172.16.0.2 gateway1=10.0.0.2 gateway2=10.0.0.6 gateway3=10.0.0.10
    centos> dst=172.16.0.1 gateway1=10.0.0.1 gateway2=10.0.0.5 gateway3=10.0.0.9

    E um check gateway para caso 1 nic venha a dar problema não comprometa os backups.


    Aceito sugestões, de outros métodos, porem quero testar essas formas também pelo menos
    para obter mais conhecimento do assunto

  2. #2

    Padrão Re: balanceamento de carga(link) centos/xenserver

    Vc não vai conseguir copiar as vms a quente pra outra maquina.

  3. #3

    Padrão Re: balanceamento de carga(link) centos/xenserver

    AlexTrevisol ,
    Obrigado, mas pelos vários tópicos que achei na net sobre copiar as vms a quente eu pretendo tentar, e mesmo que não consiga, pelo menos terei ampliado um pouco o meu conhecimento, e minha experiencia.

    No nosso ramo esses dois itens são de extrema importância não é mesmo?

    Sobre o "LAG" eu achei algumas coisas aki, passarei o final de semana testando em laboratório ^^... Agora falta achar sobre o roteamento.

  4. #4

    Padrão Re: balanceamento de carga(link) centos/xenserver

    Cara pra esse cenário esquece roteamento, vai ser muito sofrimento mudando rotas, adicionando rules e etc... Use link aggregation que não tem erro, eu uso nos meus servidores xen e funciona perfeito sem degradação de redimento, um dia eu ainda descubro quem começou essa ideia idiota de usar roteamento em rede local, e mando dar uma surra! Vai por mim, link aggregation é ótimo para esses fins!