+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com VPN PPTP

    Bom dia pessoal,

    Estou encontrando um problema em uma VPN que já estava em produção a mais de ano e gostaria de utilizar a sabedoria do Fórum para tentar localizar o que está acontecendo.

    Está VPN interliga Matriz/Filial afim de prover acesso ao sistema de ERP ao seu modulo de atualização.

    Ocorre que a alguns dias a empresa enfrentou problemas em relação ao ADSL EMPRESARIAL da OI que a mesma possuía, chegando ao ponto de realmente ter que cancelar o mesmo, devido as inúmeras e insistentes negativas de corrigir o problema (vem ocorrendo isso com vários clientes aqui da região, principalmente com ADSL EMPRESARIAL).

    A empresa então optou por instalar um link da NET a qual prontamente realizou a instalação.

    Após esta alteração a rede vem apresentando algumas anomalias na VPN, principalmente nas filiais.

    Os equipamentos discam normalmente mais não chegam a fechar a conexão, analisando na busca por uma reposta notei que no SERVIDOR (RB450), em seu log fica a descrição:

    TCP connection stablished from 177.156.yyy.xxx
    (IP Fictício, alterei afim de manter sigilo quanto ao endereço do meu cliente)

    Já na RB que disca o Cliente PPTP, em Status fica:

    Status: link established
    Só lembrando que esse cenário já estava a mais de ano funcionando, sem apresentar qualquer tipo de anomalia.

    Referente aos testes, já realizei a troca de RB na Filial afim de me certificar que não se tratava de um defeito no equipamento.

    O erro se apresenta em mais de 1 loja flial.

    Para meu desespero, sempre há uma loja que conecta e outras que não, sendo que o problema se mostra intermitente, alternando entre lojas.

    Na tentativa de observar se a RB Central estava bloqueando para apenas 1 conexão, desabilitei as RB que se conectam e mesmo assim as que apresentam o problema não conectam.

    E o que mais intriga, analisando pelo Torch o pedido chega a RB Central, é processado, mais não conecta.

    Alguém já passou por isso?
    Saberia me dizer por onde continuar a busca por uma solução?

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com VPN PPTP

    Qual a versão do RouterOS das RB's?

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com VPN PPTP

    Na duvida de ser algum Bug atualizei todas as RB:

    RB 450 (Central) está com 6.27,
    RB 750 (Filial) está com 6.35.1.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com VPN PPTP

    Eu enfrentei um problema parecido, mas era um bug da versão do RouterOS,
    que foi corrigido na versão 6.34.3


    *) gre - fixed memory leak;

    Uma dica é alterar o protocolo para L2TP. Faça o teste.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com VPN PPTP

    Seguindo recomendação do amigo @radar02123 alterei a VPN para L2TP e as filiais subiram normalmente, estarei observando em produção e posto novamente caso aconteça alguma anomalia.

    Agradeço pela ajuda.

    Att.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com VPN PPTP

    tinhauma vpn aki tbm link gvt, tudo ok pra conecar externo em gvt oi via radio etc, mas quando eu discava com link da virtua não conseguia dava um erro

  7. #7

    Padrão Re: Problemas com VPN PPTP

    Os cable modens da NET por default está desabilitado a função que permite o pptp funcionar.
    Basta entrar no equipamento e ativar essas funções. )

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com VPN PPTP

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Os cable modens da NET por default está desabilitado a função que permite o pptp funcionar.
    Basta entrar no equipamento e ativar essas funções. )
    Ou usar modo bridge.

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com VPN PPTP

    O modem da NET está ok, eu mesmo tive que colocar ele em bridge e remover algumas opções que por default vem configurada nele que atrapalhavam o funcionamento da VPN.

    Fiz eu mesmo pois após mais de hora no telefone com o suporte o atendente me informou que eles não faziam o processo, que era para encontrar o manual no site do fabricante e fazer por minha conta e risco (padrão grandes telecom).

    Finalizando, realmente se tratava de um problema nos links da OI e o problema era intermitente o que dificultou ainda mais isolar para poder então acionar o suporte.

    Como o @radar02123 indicou, alterei o protocolo para L2TP e o problema cessou, vamos ver até quando.

    Mais desde já agradeço pela ajuda.

    Problema já resolvido.