+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estrutura básica de rede empresarial

    Pessoal é o seguinte.


    Trabalho em uma empresa de monitoramento cftv, e fechamos contrato com uma empresa para monitorar e gravar todas as imagens internas da empresa em um storage que fica na central de monitoramento.


    São 70 câmeras para monitorar e gravar as imagens. O seja se for para utilizar a internet para fazer isto, vai demanda um link de internet muito alto para as duas empresas.


    Fui procurar nas empresa de internet da cidade alguma que trabalhe com tunelamento ou VPN para fazer a comunicação entre as empresas, e para minha surpresa nenhuma presta este serviço.


    Conversando com o proprietário sugeri montarmos uma rede própria. Tendo em vista que a empresa vai começa trabalha com portaria virtual e também vai demanda a comunicação entre o cliente e a central de monitoramento.


    O proprietário me deu a oportunidade de montar a rede por minha conta e prestar serviço para ele.


    Bom... ai entra a ajuda de você. Já trabalhei em manutenção e gerencia de provedores de internet a rádio, mais nunca montei uma do zero.


    Gostaria da ajuda de você. Tenho o seguinte ambiente:


    Vou montar um antena em um prédio no centro da cidade. Um prédio que da visada para a empresa de monitoramento e a empresa a ser monitorada, bem como visada para minha casa. Onde pretendo montar o CPD para monitoramento da rede.


    Aproveitando que na cidade nenhum provedor presta serviço de VPN e tunelamento, pretendo prestar este serviço, tendo em vista ja alguns clientes. Entre eles uma rede de farmácias de com aproximadamente 20 lojas e atualmente não tem comunicação entre elas.


    Minha dúvida é a seguinte.


    Qual a melhor forma de montar esta rede tendo em vista que nela vai trafegar dados de varias empresas e uma não pode ter acesso a outra?
    Qual o valor cobrar por cada link entre as empresas?


    Segue abaixo 2 modelos que montei. Gostaria da opinião de vocês.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screen Shot 05-08-16 at 07.20 PM.JPG
Visualizações:	809
Tamanho: 	74,9 KB
ID:      	63870Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screen Shot 05-08-16 at 07.23 PM.JPG
Visualizações:	339
Tamanho: 	76,3 KB
ID:      	63871

  2. #2

    Padrão Re: Estrutura básica de rede empresarial

    Entregue uma vlan para cada cliente, assim eles terão comunicação entre si e sem um enxergar o outro.
    Outra opção é voce fazer uma bridge nessa rede e montar as vpns nas pontas.

    Sobre o valor depende muito da banda que você vai entregar. A comunicação entre as farmácias voce pode entregar uns 6 megas por R$300 reais, no caso das gravações tem q ser bem pensado pois exige muita banda.

    Sua ideia é boa e tenho certeza que vai dar certo!

  3. #3

    Padrão Re: Estrutura básica de rede empresarial

    Para uma estrutura dessas, se existe mercado, o ideal seria um projeto em fibra óptica.

  4. #4

    Padrão Re: Estrutura básica de rede empresarial

    Bom dia!

    Você já fez um estudo de viabilidade técnica para o uso de rede Wireless na cidade?

    No exemplo 2, você mencionou em utilizar o padrão AC (porém as exigências de espectro para que um link ac trafegue dados com qualidade são muito maiores, se comparados com o padrão N)

    Para o armazenamento e monitoramento das câmeras, é possível fazer sim, mais uma vez, é preciso fazer um estudo de viabilidade, fiz um projeto parecido em uma montadora da Iveco aqui em minas, eram 135 câmeras IP/HD, e a distancia enter o ponto A/B era 3.5km, precisei utilizar o AF5 da ubnt pra passar a banda agragada que eu precisava.

  5. #5

    Padrão Re: Estrutura básica de rede empresarial

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Para uma estrutura dessas, se existe mercado, o ideal seria um projeto em fibra óptica.
    Bem lembrado... Já apagamos as repetições...

    Pedimos aos usuários que estejam atentos aos locais onde postam e que escolham o que melhor se adapte a sua questão e então fiquem só ali. Não há necessidade de postar em vários lugares...talvez na intenção de obter uma resposta mais rápida...pois sua questão é publicada na página inicial e logo identificada por quem acessa... e depois é repetida a publicação na Newsletter quando o usuário configura para receber a newsletter...