+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre Mercado de Telecom - Montagem de Provedor

    Boa Tarde,


    Gostaria de pedir uma opinião e contar com a experência de todos para um questão de EMPREENDEDORISMO


    Eu e um amigo, queremos montar um provedor de internet.
    Pretendemos começar via Radio mesmo, mas pensando num crescimento rápido para fibra.


    Conhecimento técnico não seria o problema, porém estamos com um dilema sobre o mercado.


    Fizemos um levantamento detalhando de todas as cidades do estado (SC) e encontramos basicamente três situações.


    1 - Regiões com grande concentração de pessoas, porém forte concorrência com outros provedores regionais e também com provedores maiores com fibra.
    2 - Regiões com pequena concentração de habitantes (em média 3mil cada cidade), porém com concorrencia fraca e provedores amadores.
    3 - Regiões com concentração média de habitantes (em média 10 a 20 mil cada cidde), porém com uma concorrente forte e outras pequenas e amadoras.


    Nossas dúvidas são:


    Em qual cidade devemos montar o nosso provedor? Qual a visão de vocês?
    Qual seria a situação mais vantajosa que poderíamos encontrar?
    Como está o mercado de internet? Está crescendo ou saturado?
    Chegamos tarde para este ramo?


    Agradeceria qualquer avaliação e crítica para a nossa situação.
    Forte Abraço e Sucesso à todos.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre Mercado de Telecom - Montagem de Provedor

    Mas como é o fornecimento de link nessas cidades?

    Numa cidade de 20 mil habitantes, com muitos concorrentes vendendo planos de 1 ou 2Mbps, se você tem condições de trazer um link dedicado decente de longe, você mata fácil essa concorrência se vender 5Mbps ou mais, pelo preço que os concorrentes vendem 1M ou menos.

    Cidade onde tem operadora vendendo conexão via fibra é cidade onde um gatonet pega uma fibra de R$ 190, de 50M, e atende 20 vizinhos vendendo 5M pra cada. Mas na cidade onde só tem ADSL de 1 a 10M, com dslam sempre cheia, não tem como um gatonet fazer muita coisa, e seus concorrentes também não terão grandes fontes de link, provavelmente vão ter que trazer link dedicado de longe (Pega 50M dedicado + 50M de conexão doméstica via fibra, nalguma cidade de 100km, traz por 3 ou 4 torres, e você terá disponível talvez mais conexão que a operadora fixa da cidadezinha).

    Também tem que ver os concorrentes que tem, as vezes tem um concorrente vendendo conexão pequena porque se acomodou, mas que pode a qualquer momento (Quando surgir um concorrente) faz refin de carro ou vender algum bem e investir pesado pra trazer um link maior que o seu e concorrer pesado com você.

    Provedor basicamente compra e revende link, onde tem link barato a venda sempre vai ter vários concorrentes pequenos, e onde não tem link a venda você precisa investir pesado pra trazer link decente de longe. Ou fica no atendimento da vizinhança com o link local que conseguir, ou investe pesado com link bem grande.

    (E "investir pesado" pra trazer link de longe não é gastar R$ 20 mil em torre e colocar um par de Airgrid pra fazer PTP, falo de levar link grande tipo 100M full com equipto de R$ 8 mil (Além do custo das torres), porque link de 20 ou 30Mbps que equipto pequeno 5,8GHz passa só serve pra cidade pequena com planos lentos tipo 1Mbps. Serve bem pra muito interior (Ah se eu tivesse 1Mbps por R$ 49,90), mas a longo prazo terá que aumentar muito isso, pra chegar em coisa tipo 5Mbps (Acima disso também nem faz tanta diferença na navegação))

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas sobre Mercado de Telecom - Montagem de Provedor

    Não tenho dúvida de que é melhor investir na cidade grande!, mesmo com concorrência, altas velocidade por preço barato, uma coisa que vale muito é a assistência técnica, e também a estabilidade do serviço, de que vale altas velocidade sem estabilidade. Em cidade grande o povo tem pavor de grandes operadoras, tem gente com restrição em orgãos de proteção a crédito, que não conseguirão contratar com elas.
    O poder aquisitivo de quem está em cidade grande é maior, logo poderá cobrar uma taxa de instalação mais justa.

    A cerca de 8 anos montei uma rede para pegar internet na cidade grande e levar para pequena, depois de muito tempo, tenho um bom conhecimento e experiencia na área, porém continuo pequeno apesar de ser o maior provedor da cidade. Alguns conhecidos meus na cidade grande, que montaram o provedor pelo menos 4 anos depois de mim, inclusive ajudei a configurar o mk e os radinhos, hoje tem cerca de o tripo ou dobro dos meus clientes. Portanto acredito que onde existe concentração populacional maior, será sempre melhor em quase todo ramo de comercio e com a internet não é diferente. Sem contar que em cidade pequena sempre terá uma certa resistência, no início para contratar seu serviço, coisa de gente de cidade pequena, desconfiança, incerteza, ou ficar utilizando o provedor pior simplesmente porque conhece o dono, é amigo, parente ou parente de algum parente...

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas sobre Mercado de Telecom - Montagem de Provedor

    Olá Carlos, boa tarde.


    Se precisares de ajuda em relação aos projetos pode contar comigo. Conheço um pouco do mercado de SC, basicamente trabalho na região meio oeste e norte de SC, um detalhe importante é temos que estar atentos aos critérios no que envolve compartilhamento da infra estrura da CELESC.

    Aluir do Rosário - Engenheiro Eletricista CREA-SC 055211-7
    Whatsapp 049 9258 8392


    Citação Postado originalmente por carlosporto Ver Post
    Boa Tarde,


    Gostaria de pedir uma opinião e contar com a experência de todos para um questão de EMPREENDEDORISMO


    Eu e um amigo, queremos montar um provedor de internet.
    Pretendemos começar via Radio mesmo, mas pensando num crescimento rápido para fibra.


    Conhecimento técnico não seria o problema, porém estamos com um dilema sobre o mercado.


    Fizemos um levantamento detalhando de todas as cidades do estado (SC) e encontramos basicamente três situações.


    1 - Regiões com grande concentração de pessoas, porém forte concorrência com outros provedores regionais e também com provedores maiores com fibra.
    2 - Regiões com pequena concentração de habitantes (em média 3mil cada cidade), porém com concorrencia fraca e provedores amadores.
    3 - Regiões com concentração média de habitantes (em média 10 a 20 mil cada cidde), porém com uma concorrente forte e outras pequenas e amadoras.


    Nossas dúvidas são:


    Em qual cidade devemos montar o nosso provedor? Qual a visão de vocês?
    Qual seria a situação mais vantajosa que poderíamos encontrar?
    Como está o mercado de internet? Está crescendo ou saturado?
    Chegamos tarde para este ramo?


    Agradeceria qualquer avaliação e crítica para a nossa situação.
    Forte Abraço e Sucesso à todos.