+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida equipamentos para enlace.

    Pessoal sei que tem vários posts sobre o assunto, mas quero tirar uma dúvida.
    Preciso fazer um enlace de 23 Km para passar 50 megas full.
    Estou pretendendo usar um par de Rocket Ac R5ac-lite.
    A minha maior duvidas é sobre as antenas, quais seriam melhor.

    Ubiquiti Airmax Antena Rd-5g30 Rocket Dish 30dbi, com Radome Shield da Computech.
    Ou as Antenas Blindadas ALGcom com Radome Shield 0.6 - 29dBi.

    Tanto a visada quanto a zona de fresnel estão OK.
    Se alguém que já teve experiência puder me dar alguma dica fico agradecido.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardoalmeida Ver Post
    Pessoal sei que tem vários posts sobre o assunto, mas quero tirar uma dúvida.
    Preciso fazer um enlace de 23 Km para passar 50 megas full.
    Estou pretendendo usar um par de Rocket Ac R5ac-lite.
    A minha maior duvidas é sobre as antenas, quais seriam melhor.

    Ubiquiti Airmax Antena Rd-5g30 Rocket Dish 30dbi, com Radome Shield da Computech.
    Ou as Antenas Blindadas ALGcom com Radome Shield 0.6 - 29dBi.

    Tanto a visada quanto a zona de fresnel estão OK.
    Se alguém que já teve experiência puder me dar alguma dica fico agradecido.
    Boa noite amigo, pra essa distancia com certeza ALGCOM e RB912 modulando em MCS12 em 20mhz, pra essa banda não tem necessidade de equipamentos AC, irá te poupar uma grande dor de cabeça pois equipamentos AC são muitooooo sensíveis, pode ir sem medo é so alinhar direito e achar um bom canal.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida equipamentos para enlace.

    Bom dia amigo, você acha que com Rocket AC não fica legal, pois tenho 2 aqui que nem testei ainda e queria usa-los. Eles são mais sensíveis a interferência.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida equipamentos para enlace.

    Olha amigo, eu confio muito nas antenas dish da ubiquiti, são sensacionais, essas Algcom eu nunca usei, mas falam bem delas. Radome é somente para ambientes muito poluídos (muitos sinais por perto da torre transmissora e receptora) se próximo de ambas as torres tiver muitos transmissores ligados de concorrentes ou seu mesmo aí sim um Radome ajuda, se for um lugar limpo, aí o Radome não vai ser tão útil assim, vai somente melhorar a estética da antena.
    Quanto aos rádios, RB912 são bons (pra mim melhor que rocket M5) mas se quiser algo bem melhor vai de RB921 ou RB922, elas são AC, mesmo que não vá usar o AC por ele ser de difícil configuração e sintonia das antenas, as RBs são melhores que a RB912, teem melhor processamento e memória. É só configurar em modo N e não usar o AC.
    Invista em algo de qualidade, vai que no futuro vc precise passar mais que 50M.
    O segredo está nos Rádios (qualidade e configuração) e alinhamento das antenas (sinal entre -60 e -50) em ambas as partes, e fique atento aos canais e modulação dos MCS.

  5. #5

    Padrão

    Boa noite, não se iluda com equipamentos AC ainda mais numa distancia dessas, sinal -60 para N é ruim quantos mais para AC, não compare a estabilidade de uma RB912 em N com modulação que pode ser fixada com uma 921 e 922 que são AC na qual quem controla a modulação é a RB, e mesmo sendo colocada em N em todas que testei a qualidade foi inferior as 912, não sei se é culpa do chipset ou se é algum problema no projeto da RB, cuidado pois ela é o dobro de uma rb912 e o resultado se conseguir algo melhor vai ser pouca coisa.

    Citação Postado originalmente por eduardoalmeida Ver Post
    Pessoal sei que tem vários posts sobre o assunto, mas quero tirar uma dúvida.
    Preciso fazer um enlace de 23 Km para passar 50 megas full.
    Estou pretendendo usar um par de Rocket Ac R5ac-lite.
    A minha maior duvidas é sobre as antenas, quais seriam melhor.

    Ubiquiti Airmax Antena Rd-5g30 Rocket Dish 30dbi, com Radome Shield da Computech.
    Ou as Antenas Blindadas ALGcom com Radome Shield 0.6 - 29dBi.

    Tanto a visada quanto a zona de fresnel estão OK.
    Se alguém que já teve experiência puder me dar alguma dica fico agradecido.