+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Equipamentos - Começando com o pé direito

    Olá Pessoal, tudo bem?
    Gostaria de Sugestões dos nobres amigos com maior experencia, quando a custo-benefício em relação a equipamentos e insumos de nossa área de atuação.

    Acredito que o tópico possa servir de referência e para a troca de informação entre todos os usuários, por isto, pretendo separar em tópicos as indicações.

    Gostaria que os membros com maior experiência indicassem linhas de equipamentos e marcas, para os respectivos itens:

    1) Access Point (AP)
    Levando em consideração o custo-benefício, tenho estudado entre duas marcas: Ubiquiti e Intelbras. No caso, estou pedindo a opinião do fórum entre os seguintes aparelhos (Ou sugestão de outros que possam ser mais vantajosos)
    Basestation AM-5G20-90 20DBI 90º + Rocket M5 (Ubiquiti)
    ou APC-5M-90 90º - Intelbras

    Gostaria de opiniões no tocante a qualidade de sinal, gerenciabilidade etc.

    2) Cabo de redes, indoor e outdoor, quais usam e recomendam?
    Trabalhei com cabos que ressecaram, se partiram, e até agora não consegui encontrar uma marca que me atendesse com um custo aceitável!

    Caso os membros possuam outras sugestões de tópicos / etc, gostaria que comentassem para que possamos gerar uma discussão.

    Aguardo a sugestão dos mais experientes!

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos - Começando com o pé direito

    Minhas recomendações são:

    1) Não use setoriais de 20dBi, isso é um exagero, desnecessário. 20dBi é coisa para muitos e muitos quilômetros e hoje é totalmente impossível oferecer um serviço via rádio de qualidade com esse tipo de abordagem. O ideal, por causa de interferência e bandas maiores, é trabalhar com células com raio de cobertura menor.

    Caso insista nas Basestations (da UBNT, logicamente. Quem chama setoriais de outros fabricantes de Basestation é quase analfabeto e não entende de marcas), use a AM-5G17-90. Mas também sugiro verificar os produtos da Computech. Acho feio o acabamento externo, mas são bem projetadas e funcionam muito bem.

    Quanto ao rádio: Rocket M5 é o rádio 5GHz N mais antigo que ainda vejo comercializando e não aguenta muita coisa, não recomendo usá-lo. Não tenho informações suficientes para opinar sobre os rádios Intelbras, mas sei que há muitos relatos de problemas de ferrugem terrível nas estruturas de fixação desses painéis APC.

    Recomendo usar RB912 no AP, mas com SXT nos clientes! Não invente de misturar fabricantes, o RouterOS é chato com modulações se misturar, pior ainda se jogar CPE SISO no meio (o que nunca deve ser feito - se quiser desperdiçar dinheiro com SISO, ao menos não misture com MIMO).

    A propósito, não misture fabricantes de jeito algum. 802.11 já é gambiarra para uso outdoor, os protocolos TDMA são o que melhoram um pouco isso, não jogue fora por causa de preço em detrimento da qualidade. A propósito, SXT está com preço e custo-benefício melhor que qualquer outra CPE, se usar MikroTik não há motivos para misturar.

    2) MPT, sem dúvidas. É 100% cobre, tem modelos outdoor e o preço parece ser bom (cotei há muito tempo e era), embora preço não deva significar muito nos cabos que vá usar na sua infraestrutura. Nos clientes eu não sei dizer qual cabo barato é resistente, mas nunca tive problemas em minha instalação própria com esses que nem marca tem. Tente ao menos proteger o cabo que desce do CPE dentro do cano, embaixo do telhado, etc. e não vai precisar preocupar muito com a qualidade dele.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos - Começando com o pé direito

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Minhas recomendações são:

    1) Não use setoriais de 20dBi, isso é um exagero, desnecessário. 20dBi é coisa para muitos e muitos quilômetros e hoje é totalmente impossível oferecer um serviço via rádio de qualidade com esse tipo de abordagem. O ideal, por causa de interferência e bandas maiores, é trabalhar com células com raio de cobertura menor.

    Caso insista nas Basestations (da UBNT, logicamente. Quem chama setoriais de outros fabricantes de Basestation é quase analfabeto e não entende de marcas), use a AM-5G17-90. Mas também sugiro verificar os produtos da Computech. Acho feio o acabamento externo, mas são bem projetadas e funcionam muito bem.

    Quanto ao rádio: Rocket M5 é o rádio 5GHz N mais antigo que ainda vejo comercializando e não aguenta muita coisa, não recomendo usá-lo. Não tenho informações suficientes para opinar sobre os rádios Intelbras, mas sei que há muitos relatos de problemas de ferrugem terrível nas estruturas de fixação desses painéis APC.

    Recomendo usar RB912 no AP, mas com SXT nos clientes! Não invente de misturar fabricantes, o RouterOS é chato com modulações se misturar, pior ainda se jogar CPE SISO no meio (o que nunca deve ser feito - se quiser desperdiçar dinheiro com SISO, ao menos não misture com MIMO).

    A propósito, não misture fabricantes de jeito algum. 802.11 já é gambiarra para uso outdoor, os protocolos TDMA são o que melhoram um pouco isso, não jogue fora por causa de preço em detrimento da qualidade. A propósito, SXT está com preço e custo-benefício melhor que qualquer outra CPE, se usar MikroTik não há motivos para misturar.

    2) MPT, sem dúvidas. É 100% cobre, tem modelos outdoor e o preço parece ser bom (cotei há muito tempo e era), embora preço não deva significar muito nos cabos que vá usar na sua infraestrutura. Nos clientes eu não sei dizer qual cabo barato é resistente, mas nunca tive problemas em minha instalação própria com esses que nem marca tem. Tente ao menos proteger o cabo que desce do CPE dentro do cano, embaixo do telhado, etc. e não vai precisar preocupar muito com a qualidade dele.
    Olá meu caro, tudo bem?
    Estou saindo de um cenário totalmente amador, para um mais profissional.
    Consegui, finalmente, dar andamento na licença SCM e pretendo atuar em um bairro na "zona rural" do município a principio, com potencial de 300 clientes.

    Já possuo cerca de 20 clientes, com um cenário super amador!
    Mikrotik Rb 750 com servidor PPPoe -> Wom 5000 em bridge como AP e clientes com outros Wom 5000 fazendo nat.

    Contudo, em cada Wom AP, não consigo conectar mais do que 5 clientes com qualidade. Não procurei investir pois até então nao tinha torre e nem a SCM.
    Optei pela intelbras devido ao suporte, mas lendo o fórum, percebi que não fui feliz na minha decisão! rs! Então, hora de chacoalhar a poeira e começar denovo com o pé direito. Pelo menos carrego comigo um conhecimento incial (E consegui evitar as omni!)

    Agora, pretendo profissionalizar os equipamentos, contudo mantendo o pé no chão pois não quero sub-utilizar nenhum equipamento (Comprar um equipamento para 200 clientes simultâneos por exemplo, seria um desperdício!)

    Minha dúvida é a principio sobre o AP, pretendo trocá-lo o mais rápido possível e ir trocando minhas estações aos poucos, conforme for adquirindo novos assinantes (Ou se conseguir um investimento / empréstimo, trocar todas de uma vez!)

    Por isso, peço a opinião dos amigos quanto aos próximos passos que devo dar em meu provedor. queria uma orientação sobre ordem de importância dos seguintes itens:
    Mk Auth,
    Cache,
    Trocar a RB 750 (Uma RB 433ah será que suporta quantos clientes? rs)
    E o que eu imagino que seja primordial, trocar o AP!


    Mais uma vez muito obrigado ao forum pelas instruções!

  4. #4

    Padrão Re: Equipamentos - Começando com o pé direito

    TsouzaR falou tudo. Setorial UBNT AM-5G1-90 mais RB912-out (Basebox) e sxt nos clientes (até 3,5KM), não invente de misturar SISO com MIMO, nem fabricantes diferentes.
    Cabo FTP MPT 100% cobre, blindagem mais dreno para aterramento, excelente, mesmo nível furukawa.

  5. #5
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Equipamentos - Começando com o pé direito

    Ultimamente tenho trabalhado com a linha WISP+ e PRO da Intelbras e sem contratempos. Vale a pena uma pesquisada.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos - Começando com o pé direito

    O que vocês acham da Sxt-g 5hpacd-sa como AP? Todos os clientes seriam SXT Lite 5. Iria utilizar 4 Sxt-g 5hpacd-sa na torre.