Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Olá a todos do fórum, criei este novo tópico pois o outro entraram em um assunto completamente diferente do que foi apresentado tendo um tópico sem rumo, decidi fecha-lo por motivos óbvios. Bem, é o seguinte, estou com um "pepino" em minha rede. Irei apresentar a faca e o queijo logo abaixo:

    Problema: Os usuários do meu PPPOE deslogam em locais aleatórios em qualquer horário do dia sem ter nenhum tipo de aviso, por exemplo, está tudo funcionando agora na casa de CLIENTE, do nada para tudo lá, na casa de CLIENTE2 que é vizinho do primeiro individuo continua com internet e ele aparece logado e funcionando. No WIFI ocorre o mesmo(somente em 2 AP's enquanto os outros funcionam 2 funcionam normalmente). Ocorre também do PPPOE cair para 100 pessoas de uma direção mas algumas desta mesma direção continuam logados no PPPOE. O erro que ocorre é <pppoe-FULANO>: terminating... -peer is not responding, logo em seguida ele é deslogado e reloga após um curto periodo de tempo. Algumas vezes também ocorre o seguinte erro: PPPoE connection from (MAC) was already active - closing previous one.

    Topologia: CCR 1009, nela está configurada uma bridge com todas as portas, nesta bridge utilizo HOTSPOT e PPPOE juntos, mudando somente o POOL de ambos os protocolos, sendo HOTSPOT 192.168.10.X à 192.168.11.254 e PPPOE 192.168.12.X à 192.168.13.254. Tenho cerca de 245 usuários nela com velocidades mistas, de 2MB até 8MB. Desta RB está saindo um cabo que leva para cerca de 90% da rede a internet em ambos protocolos (HOTSPOT e PPPOE). De um tempo para cá migrei toda a rede para PPPOE devido a problema com alguns clientes digamos, "reinões", que colocam o famigerado cabinho na porta LAN de seu roteador deixando assim a rede com DHCP e para evitar tal problema, preferi mudar para PPPOE pois soube que neste protocolo não acontece isto, dito e feito, fui aos poucos passando de casa em casa e mudei tudo por assim dizer, restando cerca de 11 no HOTSPOT.

    Informações adicionais: até um tempo atrás, mudei a rede principal para GIGABIT, trocando switch's, cabos e caixas até onde ocorre a divisa entre 4 direções, 1 para outro bairro, outra para uma grota, e os outros 2 para outros bairros. Não subdividi a rede por conta da distancia entre tais pontos já que não moro em um ponto estratégico por assim dizer. Proximo da onde eu moro tenho alguns poucos clientes, cerca de 9 e estes 9 pegam bem dizer diretamente da RB e não ocorre este problema neles, pelo menos não que eu tenha percebido.

    Tentativas de solucionamento: meu chefe diz que pode ser configuração, já mexi de cima abaixo, para esquerda e para direita na aba de PPP, mudei MTU, MRU, KEEP ALIVE TIMEOUT porém sem sucesso. Continuou o mesmo problema. Chegamos até mesmo a trocar a RB, que antes era uma 1100AHX2 colocamos a CCR1009 e mesmo assim nada. Já atualizei também o MK da mesma para a mais recente, 6.35.2, problema persiste ...

    Sugestões?

  2. #2

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    semana passada na rede de um amigo começou dar isso tbm, só que é wireless, ubnt, foi feita a att pra 5.6.5, resolveu voltando fazendo um downgrade na rocket

  3. #3

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Edmilson, não é que o tópico tenha mudado de rumo... fui revisar e o assunto continuou o mesmo, "desconexão de pppoe".
    O que aconteceu é que mais pessoas entraram relatando o mesmo problema... Para você ver, o assunto é mais comum do que se pensa..

    E como sempre as "dicas" aparecem de todo lado...

    Eu me reportei lá a uma questão interessante. No seu caso está acontecendo com rede cabeada.... isto já elimina as "dicas" relacionadas com wireless e comprova que o problema é mais abrangente...
    Com isso eu penso que seja somente dentro do servidor pppoe mas não configuração, pois o problema ocorre de forma aleatória... Se fosse configuração do servidor pppoe como explicar que num cliente desconecta e no vizinho que está no mesmo cabo não desconecta?

    No nosso caso quem configurou o PPPoe foi uma pessoa experiente em Mikrotik acostumada a dar suporte pelo país inteiro.
    Quando surgiu o problema daí começou a novela.. troca a versão, estabiliza a rede wireless, muda MTU etc etc... e eu aqui desconfiado que o problema é de desenvolvimento do sistema. Mas quem sou eu para afirmar isso.

    "Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay"

    Alguma coisa está fazendo o servidor pppoe falhar... deixando ele instável... Parece que falta "robustez" ao serviço...

    Por isso como você destacou no final do tópico, SUGESTÔES? Elas virão e vai dar muita controvérsia ainda. No forum da Mikrotik a situação é a mesma pelo mundo inteiro.

  4. #4

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Veja se a licença mikrotik suporta a quantidade de tuneis pppoe que tem conectados.

  5. #5

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    vamos lá, loop, broadcast, conector vagabundo (acredite se quiser) etc.. tudo isso pode deixar sua rede instável e o pppoe desconecta mesmo, aumente o tempo do keepalive timeout do pppoe server para 180 e vê o que acontece ... agora se quer durmir em paz mude sua rede para roteada + vlan, já coloquei 750 online em rede bridge e te digo, é um erro, mas quando começamos acontece .... hoje tenho 16 rb's espalhadas, cada cliente autentica na rb mais próxima, enlaces e painéis isolados por vlan + roteamento ospf, acabaram meus problemas, posso sair com a família e curtir um feriado como este por exemplo ...

  6. #6

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por 06andre07 Ver Post
    Veja se a licença mikrotik suporta a quantidade de tuneis pppoe que tem conectados.
    Licença lvl 6, então sim, aguenta.

  7. #7

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    vamos lá, loop, broadcast, conector vagabundo (acredite se quiser) etc.. tudo isso pode deixar sua rede instável e o pppoe desconecta mesmo, aumente o tempo do keepalive timeout do pppoe server para 180 e vê o que acontece ... agora se quer durmir em paz mude sua rede para roteada + vlan, já coloquei 750 online em rede bridge e te digo, é um erro, mas quando começamos acontece .... hoje tenho 16 rb's espalhadas, cada cliente autentica na rb mais próxima, enlaces e painéis isolados por vlan + roteamento ospf, acabaram meus problemas, posso sair com a família e curtir um feriado como este por exemplo ...
    So que o que vem é o seguinte, como ja havia falado lá em cima, mudei a parte da rede que vai para as 4 divisas, e até mesmo, pessoas nesta nova rede, a rede GIGA, estão caindo da mesma forma! Será que algum conector em algum local deu problema e está dando todo esse problema na rede? Pelo menos na nova rede GIGA duvido muito que seja levando em conta que faz menos de 5 semanas que fiz esta mudança ...

  8. #8

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Edmilson, não é que o tópico tenha mudado de rumo... fui revisar e o assunto continuou o mesmo, "desconexão de pppoe".
    O que aconteceu é que mais pessoas entraram relatando o mesmo problema... Para você ver, o assunto é mais comum do que se pensa..

    E como sempre as "dicas" aparecem de todo lado...

    Eu me reportei lá a uma questão interessante. No seu caso está acontecendo com rede cabeada.... isto já elimina as "dicas" relacionadas com wireless e comprova que o problema é mais abrangente...
    Com isso eu penso que seja somente dentro do servidor pppoe mas não configuração, pois o problema ocorre de forma aleatória... Se fosse configuração do servidor pppoe como explicar que num cliente desconecta e no vizinho que está no mesmo cabo não desconecta?

    No nosso caso quem configurou o PPPoe foi uma pessoa experiente em Mikrotik acostumada a dar suporte pelo país inteiro.
    Quando surgiu o problema daí começou a novela.. troca a versão, estabiliza a rede wireless, muda MTU etc etc... e eu aqui desconfiado que o problema é de desenvolvimento do sistema. Mas quem sou eu para afirmar isso.

    "Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay"

    Alguma coisa está fazendo o servidor pppoe falhar... deixando ele instável... Parece que falta "robustez" ao serviço...

    Por isso como você destacou no final do tópico, SUGESTÔES? Elas virão e vai dar muita controvérsia ainda. No forum da Mikrotik a situação é a mesma pelo mundo inteiro.
    É, realmente, um amigo meu me aconselhou à fazer o seguinte, desfazer a bridge, retirar o HOTSPOT por completo, criar varios servers de PPPOE, cada 1 para 1 porta e colocar na lista ARP os MAC/IP das pessoas que pegam no celular. Fiz o teste, coloquei meu notebook direto na RB, retirei a porta da bridge, amarrei o IP/MAC no ARP e em DHCP SERVER também. Mudei na porta o ARP para reply-only, funcionou a internet, se eu desativasse no ARP ele bloqueava e a pessoa não navegava, se eu deixar desta forma, terei que fazer isto para todo mundo que for usar, amarrar o IP/MAC no ARP(isto é o de menos, já possuo tudo em mãos, dos atuais.) Creio que será cerca de 10 pessoas. Não fiz o teste do seguinte, se eu não amarrar o MAC/IP, ele vai aparecer no ARP, disto eu já sei, porém, ele vai ter acesso a internet? No caso, vai usar de graça? Se estiver errando em algo teriam como me corrigir? Só quero fazer o seguinte, retirar o HOTSPOT, deixar as pessoas que utilizam no celular, liberadas, com internet, porém com controle de banda sendo feito no DHCP SERVER sem necessitar de autenticação, somente os que eu autorizar, podendo simplesmente bloquear eles com o apertar de um botão.

  9. #9

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por JhoniVaz Ver Post
    semana passada na rede de um amigo começou dar isso tbm, só que é wireless, ubnt, foi feita a att pra 5.6.5, resolveu voltando fazendo um downgrade na rocket
    Em meu caso, acontece tanto no WIRELESS quanto no cabo, o que é muito estranho, me levando a crer que meu chefe está correto e tem alguma confiuração por trás disto tudo.

  10. #10

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    vamos lá, loop, broadcast, conector vagabundo (acredite se quiser) etc.. tudo isso pode deixar sua rede instável e o pppoe desconecta mesmo, aumente o tempo do keepalive timeout do pppoe server para 180 e vê o que acontece ... agora se quer durmir em paz mude sua rede para roteada + vlan, já coloquei 750 online em rede bridge e te digo, é um erro, mas quando começamos acontece .... hoje tenho 16 rb's espalhadas, cada cliente autentica na rb mais próxima, enlaces e painéis isolados por vlan + roteamento ospf, acabaram meus problemas, posso sair com a família e curtir um feriado como este por exemplo ...
    Loop não sei se entra aqui, pois já tive a sorte assim digamos de presenciar um feito por mim mesmo, durante a troca da rede 10/100 para a rede 10/100/1000 coloquei o antigo cabo junto ao novo cabo no mesmo switch, travou a rede por completo, travou até no meu PC que fica bem dizer colado na RB, só percebi após um tempo tal coisa. Broadcast, o que seria isto? Rede não suportando o trafego total? Conector vagabundo, bem ... pode até ser, só que como já lhe falei, até mesmo clientes na nova rede são derrubados, não faz nem 5 semanas que mudei tudo, fiação, switch's e conectores, mesmo na antiga rede tinha tais desconexões, o que me aconselha, olhar de poste em poste para ver se tem algo de errado com algum switch? Só que para fazer isto seria na sorte, pois aqui acontece o seguinte, não tem hora, não tem local, pode acontecer aqui agora e em outro bairro pode funcionar, deslogar 100 pessoas em um momento e em outro só 20.

  11. #11

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por edmilson2709 Ver Post
    Em meu caso, acontece tanto no WIRELESS quanto no cabo, o que é muito estranho, me levando a crer que meu chefe está correto e tem alguma confiuração por trás disto tudo.
    Então, com este "dado concreto" como diria um determinado ,dá para ver que o problema não é wireless. Desta forma já vai eliminando dicas relacionadas...a famosa instabilidade que é comum no wireless. A meu ver só sobrou o servidor Pppoe... e se para uns está redondinho e para outros não, principalmente nestes 10 clientes, o problema não é configuraçao do servidor pppoe.
    E se voltar a atençao para estes 10 clientes, o que eles tem lá que seja diferente dos que estão 100%?

  12. #12

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Também passo pelo mesmo problema.

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    monitora se no momento que começa a desconectar, tem algum cliente com pacotes tx ou rx alto demais ...

  14. #14

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então, com este "dado concreto" como diria um determinado ,dá para ver que o problema não é wireless. Desta forma já vai eliminando dicas relacionadas...a famosa instabilidade que é comum no wireless. A meu ver só sobrou o servidor Pppoe... e se para uns está redondinho e para outros não, principalmente nestes 10 clientes, o problema não é configuraçao do servidor pppoe.
    E se voltar a atençao para estes 10 clientes, o que eles tem lá que seja diferente dos que estão 100%?
    Estes 10 clientes utilizam de outro cabeamento, separado do da rede principal.

  15. #15

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Cara eu desconfio que seja problema no kernel que não roda 100% ainda nas CCRs,
    Um serviço como este tem que ser o nucleo totalmente estável para não haver erros, porque você acha que nas RBs1100 não da problemas

  16. #16

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    cara eu desconfio que seja problema no kernel que não roda 100% ainda nas ccrs,
    um serviço como este tem que ser o nucleo totalmente estável para não haver erros, porque você acha que nas rbs1100 não da problemas
    discordo plenamente as ccrs estão dando conta do recado para que foi designada, agora as vezes falta o tecnico que configura ela, saber o que esta fazendo e saber dimensionar a caixa, hoje por exemplo tenho 4 ccr 1036 8g 4s rodando em torno de um pouco mais de 100o clientes passando em torno de uns 300m cada, no começo só fiz configurar e botar pra rodar, só vivia travando, mas parei, sentei parei para reconfigurar e mudar o que tava errado e ta rodando de boa agora, num dá nem 10% da cpu usada.

  17. #17

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Cara verifica se na hora que desconecta os clientes nenhum dos núcleos da sua ccr ta em 100%, se poder também acaba com esse hotspot, hotspot ficou para local pequeno tipo uma pousada, e nada de bridge isso tira o sono de tecnico, e verifica se ta tendo perca de pacotes !!!!!

  18. #18

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Cara eu desconfio que seja problema no kernel que não roda 100% ainda nas CCRs,
    Um serviço como este tem que ser o nucleo totalmente estável para não haver erros, porque você acha que nas RBs1100 não da problemas
    Aí sim eu acredito que o problema possa estar... É aquilo que eu disse antes... será que o servidor pppoe é realmente estável na RB utilizada?


    Citação Postado originalmente por edmilson2709 Ver Post
    Estes 10 clientes utilizam de outro cabeamento, separado do da rede principal.
    Mas você disse que num assinante cai e no vizinho que usa a mesma estrutura não cai. É baseado nesta declaração que eu me baseei para dizer que o problema não seria instabilidade na rede mas sim no servidor.

  19. #19

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Cara, pode parecer bobagem, mas se usar radius e estiver com interim-update, se o radius não suportar a carga de atualização o pppoe derruba o cliente, já passei por isso, caso não use radius, esquece a dica. Vejo que o problema do mikrotik é a falta de logs detalhados, é um saco, deve ser por isso que nem uso mais, hehe, hoje administro ao todo mais de 50k de conexoes pppoes de todos os meus clientes, tudo através de Debian + Accel-PPP, já cheguei a ter 3k de conexões em apenas um servidor com 5% de processador usado, huahushsau, parece mentira, mas funciona.

  20. #20

    Padrão

    Minha rede é toda cabeada também e tenho o mesmo problema. Uma hipótese que eu tenho é que seja oscilação na rede elétrica. Como tenho muitos switchs espalhados uns estão em uma fase e outros em outra. Mas ainda estou verificando. Pode ser problema no kernel da RB mesmo. Eu troquei de RB. Tinha uma 750 que chegava a 90% de cpu (achava que poderia ser isso) agora estou com 1016-12g e acontece a mesma coisa. Desconecta e conecta as vezes na mesma fração de segundos.
    Um colega disse que pode ser até um conector. E isso é a pura verdade. Eu pensei em comprar um certificador de cabo,mas é muito caro. Eu não tenho tantos clientes assim pra bancar um certificador de 12 mil reais.Esse certificador pega o conector fora do padrão. Isso é show de bola! Mas quem fatura alto e visa na qualidade deveria homologar toda instalação com um desse.
    Eu pretendo tirar o PPPoE por causa desse problema,mas antes vou instalar o zabbix e monitorar os roteadores do cliente(disponibilidade e banda) pra ter mais dados antes de fazer uma mudança dessa.