Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este tipo de ocorrência tem sido bem comum os relatos. E normalmente as explicações recaem sobre a instabilidade da rede wireless. Mas com as informações que você citou, como Aleatório, rede a cabo, clientes com roteador e clientes com pppoe direto no pc, dá para a gente desconfiar que o problema não seja na rede em si, mas que seja algo provocado pelo firmware do concentrador.
    Faz tempo que eu desconfio de instabilidade no pppoe do Mikrotik em suas várias versões.
    Já tentei usar e desisti do pppoe. Na época me diziam que era energia, cabo e outras mil coisas como Mtu etc.
    E o que dizer de uma rede toda wireless rodando pppoe sem nenhum cliente cair? Todos os clientes usam sxt lite 5 rses

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  2. #42

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Minha rede deu uma melhorada. O que fiz?

    Separei minhas RBs por Vlan. Uma Vlan separada tmb pro meus PTPs. Padronizei os MTUs em 1480. O Change TPC MSS no profile do mikrotik em yes. Keepalive Time out em 20. Aumentei o número de fontes alimentadoras de Rede altenada para contínua na rede cabeada (para eliminar a dúvida se a energia estava gargalada pela quantidade de switchs, pois não cheguei a fazer medição em horário de pico) e fiz um vídeo e mandei para os clientes informando como os cabos devem estar ligados no roteador, pois houve um episódio que um cliente fechou loop na rede colocando um patch cord da porta lan pra wan.... esse último, se foi o motivo do problema, .... pode ser que nunca venha a saber... mas as desconexoes reduziram 95% os outros 5% estou considerando clientes sem Roteador ou que os desligam quando nao estao usando. Continuo monitorando.

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  3. #43

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por djpicapau Ver Post
    Minha rede deu uma melhorada. O que fiz?

    Separei minhas RBs por Vlan. Uma Vlan separada tmb pro meus PTPs. Padronizei os MTUs em 1480. O Change TPC MSS no profile do mikrotik em yes. Keepalive Time out em 20. Aumentei o número de fontes alimentadoras de Rede altenada para contínua na rede cabeada (para eliminar a dúvida se a energia estava gargalada pela quantidade de switchs, pois não cheguei a fazer medição em horário de pico) e fiz um vídeo e mandei para os clientes informando como os cabos devem estar ligados no roteador, pois houve um episódio que um cliente fechou loop na rede colocando um patch cord da porta lan pra wan.... esse último, se foi o motivo do problema, .... pode ser que nunca venha a saber... mas as desconexoes reduziram 95% os outros 5% estou considerando clientes sem Roteador ou que os desligam quando nao estao usando. Continuo monitorando.

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App
    Mexeu em muita coisa ao mesmo tempo e agora fica difícil saber o que realmente ajudou. Mas creio que com as Vlan é que foi a principal mudança.
    Agora quanto a cliente desligar, daí a desconexão é normal. Só preocupa aqueles que desconectam e voltam.

    Citação Postado originalmente por engrobsonsouza Ver Post
    E o que dizer de uma rede toda wireless rodando pppoe sem nenhum cliente cair? Todos os clientes usam sxt lite 5 rses

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App
    Então, é isso que eu imagino. Se tem clientes com wireless caindo e outros não. E o mesmo com quem tem só a cabo, dá a entender que o problema não é na rede em si, mas no concentrador mikrotik. Se é problema no firmware, configuração ou qualidade dos componentes do concentrador, só cercando o problema e mexendo uma coisa de cada vez.

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por djpicapau Ver Post
    Estou a 3 semanas com esse problema e ainda nao achei solução. Minha rede é cabeada mikrotik. Implantei vlan... mas as desconexoes persistem.

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App
    Apesar das mudanças ainda não tenho uma informação concreta. Mas 2 clientes que sempre caiam na mesma hora eu descobri que é o mesma marca e tipo de equipamento. O curioso é que estão em redes diferentes e não tem comunicação entre eles.

  5. #45

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por gregorypv Ver Post
    Apesar das mudanças ainda não tenho uma informação concreta. Mas 2 clientes que sempre caiam na mesma hora eu descobri que é o mesma marca e tipo de equipamento. O curioso é que estão em redes diferentes e não tem comunicação entre eles.
    Qual a marca e modelo do roteador?

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  6. #46

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por gregorypv Ver Post
    Apesar das mudanças ainda não tenho uma informação concreta. Mas 2 clientes que sempre caiam na mesma hora eu descobri que é o mesma marca e tipo de equipamento. O curioso é que estão em redes diferentes e não tem comunicação entre eles.
    Eu imagino que não tenha nada a ver com a marca, já que os dois estão em redes diferentes. Alguma coisa no servidor é que deve causar isso. Não afirmo, mas tenho forte desconfiança que seja por aí. Senão não deslogavam ao mesmo tempo

  7. #47

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Infelizmente temos alguns pontos da rede que não dá pra resolver o problema de desconexão de clientes PPPoE.

    Noutra rede que uso somente IP fixo nos clientes, 0% de problemas.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Eu pretendo fazer isso em breve. Tenho poucos usuários e não tem ninguém reclamando. Eu só queria ver todo mundo estável pra ficar sossegado.

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App

  8. #48

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Eu tbm aqui com o mesmo problema o engraçado que antes de cair o ping esta baixo..

  9. #49

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    parceiro com relação a aumentar o tempo do keepalive timeout do pppoe server para 180 o MTU qual seria o mais indicado???

  10. #50

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Bom... Keepalive e MTU não tem relação nenhuma, só fazem parte de parâmetros de configuração do PPPoE. Contudo em meus clientes que ainda usam Mikrotik eu configuro 60 segundos de keepalive, e quanto ao MTU, é algo muito relativo, tem que fazer testes com tamanhos diferentes de pacotes para ver em que ponto vai começar a fragmentar os pacotes... Mas como regra geral para via rádio é bom deixar, no máximo, 1480, e para conexões a cabo ou fibra pode-se usar 1492. Recomendo que os amigos procurem algum material sobre PPPoE/redes para ter uma visão mais ampla sobre o assunto, ao invés de fazer perguntas sem sentido... Como o amigo na pergunta anterior fez, por exemplo, para um carro 2.0 turbo quantas rodas são necessárias... De modo geral serão sempre 4 rodas, desde 1.0 até 16.4 (Veyron)... Fica a dica, não faça pergunta ruim!

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  11. #51

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    1-problema tipico do mk isso sempre acontece principalmente em redes bridges por isso bom usar o servidor em uma unica porta da rb e depois do core por um switch pra fazer isolamento de portas isso evita os loops e o alto numero de requisições de broadcast na rede.
    2-tbm pode sigmenta a rede por vlans só que nesse caso ficaria um servidor pppoe em cima de cada vlan. por isso acho melhor 1

  12. #52

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Olá amigo,
    Eu estava com o mesmo problema de desconexão de pppoe na rede cabeada. Ontem instalei um Cisco 2950 e nele criei vlans, na RB criei uma vlan para cada conexão pppoe e no momento parece que parou o problema. Estou acompanhando se vai dar novamente ou não. Nos 2 clientes que tenho, um deles usa um Tp-link e outro usa um INTELBRAS.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.PNG
Visualizações:	259
Tamanho: 	20,4 KB
ID:      	66059

  13. #53

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por z4gors Ver Post
    Olá amigo,
    Eu estava com o mesmo problema de desconexão de pppoe na rede cabeada. Ontem instalei um Cisco 2950 e nele criei vlans, na RB criei uma vlan para cada conexão pppoe e no momento parece que parou o problema. Estou acompanhando se vai dar novamente ou não. Nos 2 clientes que tenho, um deles usa um Tp-link e outro usa um INTELBRAS.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.PNG
Visualizações:	259
Tamanho: 	20,4 KB
ID:      	66059
    E aí amigo....parou mesmo?

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App

  14. #54

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Opa,
    Eu estava acompanhando o andamento das conexões, e percebi que no usuário rosa havia caído o pppoe, ai deixei passar... No outro dia fui ver as logs da RB e vi que o pppoe dela não estava ativo, então fui na casa da mesma e vi que o roteador estava desligado. Concluindo, muitas das vezes pensamos que é alguma problema de configuração ou cabeamento que também não deve ser desconsiderado, mas também o usuário apenas desliga o roteador para utilizar a tomada para outras coisas, ou por questão de motivos pessoais.
    No outro cliente a conexão estava ativa a 17 dias, quando também houve uma queda na conexão pppoe dele, liguei de imediato para o mesmo e ele me disse que tinha desligado o roteador, porque a mulher dele estava usando a tomada para ligar o aspirador de pó.
    Tirando isso as conexões seguem estáveis, claro que criar vlans solucionou os meus problemas, o seu pode ser outra questão, fica mais por mostrar que havia o problema e como ele foi solucionado. Abraços!

  15. #55

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por z4gors Ver Post
    Opa,
    Eu estava acompanhando o andamento das conexões, e percebi que no usuário rosa havia caído o pppoe, ai deixei passar... No outro dia fui ver as logs da RB e vi que o pppoe dela não estava ativo, então fui na casa da mesma e vi que o roteador estava desligado. Concluindo, muitas das vezes pensamos que é alguma problema de configuração ou cabeamento que também não deve ser desconsiderado, mas também o usuário apenas desliga o roteador para utilizar a tomada para outras coisas, ou por questão de motivos pessoais.
    No outro cliente a conexão estava ativa a 17 dias, quando também houve uma queda na conexão pppoe dele, liguei de imediato para o mesmo e ele me disse que tinha desligado o roteador, porque a mulher dele estava usando a tomada para ligar o aspirador de pó.
    Tirando isso as conexões seguem estáveis, claro que criar vlans solucionou os meus problemas, o seu pode ser outra questão, fica mais por mostrar que havia o problema e como ele foi solucionado. Abraços!
    Mas a questão que citamos e a desconexão e conexão em seguida. Questão de segundos.


    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App

  16. #56

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Amigo pode ser o problema do ping, cliente q utiliza 100% da banda o ping da perca, e desconecta, crie uma regra no mangle chain postroute protocol icmp action= mark packet.. controle de ping e depois ka em queue simple crie uma regra com essa marca de pacotes


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  17. #57

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Descentraliza a rede coloca os clientes para autenticar no pop assim não vai sobrecarregar nenhum equipamento. Só pelo fato também que os túneis pppoe não passar pelos enlaces ajuda

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  18. #58

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Qual foi a solução?

  19. #59

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por xazamkim Ver Post
    Qual foi a solução?
    Sem solução ainda. Mas eu acredito que o problema está na camada de enlace.

  20. #60

    Padrão Re: Pppoe mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Olá srs.
    Como os amigos de cima também estou com problemas de quedas.
    Quando montei a rede utp já sabia das dificuldades,então menpreparei psicologicamente e tecnicamente fiz o possível.
    Cada porta da rb sai em direção única,quando para somente uma saída na porta é responsável.Cada porta tem seu server pppoe.Quando dá problemas fica fácil identificar defeitos.
    Porém fica fácil identificar mas certos defeitos continuam complicados de resolver.
    Meu problema é que em certos momentos do dia certos clientes passam a perder comunicação com o server,perde pacotes e com isso há quedas.Normalmente este problema se dá pela noite.Ou seja,um m.. pois já efetuei troca de switch,conectores,cabos e etc.Porém na hora e funciona e posteriormente vem apresentar o defeito.
    Já testei os cabos e troquei os switches.Na porta só tem o server pppoe,o problema se dá de um trecho em diante.Teoricamente seria fácil resolver mas o problema é aleatório.
    Perguntas.
    Cabos de má qualidade podem causar perdas de pacotes e quedas ?
    Sei da recomendação.Mas funciona em grande parte do dia.Cabo passando próximo a rede Elétrica pode vir a apresentar estes problemas ?
    Enfim.Quem puder ajudar fico grato.