+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida sobre o funcionamento dos espelhamentos

    Minha dúvida é mais técnica, digamos que tenho 2 hds de 80 giga espelhados com um servidor Centos. Um dos hds da problema e substituo por um de 320 giga, automaticamente esse de 320 passa a ser utilizado somente 80 giga certo?.
    Se o outro de 80 giga der problema e for substituído por outro de 320 gigas (Ficando 2 hds de 320 giga), ele sempre será um hd de 80 giga espelhado ou conseguimos aumentar o tamanho do disco para 320? Para aumentar é automático? Tem de ser feito por alguma ferramenta ou só formatando?

    No centos, tem alguma ferramenta visual que me ajude a manipular o espelhamento e redimensionar os hds?

  2. #2

    Padrão Re: duvida sobre o funcionamento dos espelhamentos

    Cara, em linux, esquece "ferramenta visual"!

    Sobre sua dúvida inicial, depende de como foi feito o RAID, nome correto para a técnica, se for um RAID a nível de software, no linux, é usado o MDADM, é excelente, e tem como fazer um grow (aumentar ou diminuir) do RAID e depois fazer resize nos sistemas de bloco onde os arquivos estão "hospedados", porém são procedimentos avançados, e se não souber o que esta fazendo você VAI FERRAR todos os seus arquivos e se o sistema estiver nesse RAID vai FERRAR o sistema também, e para sacramentar as suas possíveis duvidas futuras sobre ferramentas "Windows Like", mesmo que algo visual existisse seria perigoso, minha dica é sempre antes de fazer qualquer alteração de disco, tenha backup bom e conferido!

    Se estiver em RAID a nivel de hardware/controladora vai ter muito mais dificuldades. Geralmente essas controladoras são complexas de se configurar/recuperar arrays e cada uma tem uma configuração diferente da outra, existe uma certa similaridade mas cada uma é um caso diferente, se você não tiver conhecimento suficiente para dar manutenção e não tem certeza se seu backup está confiável NÃO MEXA nisso, é melhor você contratar um técnico de sua confiança que entenda do assunto e ficar vendo o ele fizer, mesmo assim não siginifica que o cara vai resolver seu problema, fique esperto, o bom mesmo são os backups conferidos e testados!