+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    Amigos, recentemente eu mudei parte da minha rede, e mudarei o restante para vlan, entre minhas setoriais e meu concentrador, até essa parte tudo bem.
    minha pergunta e simples.

    eu gostaria de visualizar as conexões pppoe por interface ou por vlan, eu quero saber quantos clientes tem conectado em cada interface vlan, sem ter que selecionar todos os usuários. é possível fazer esse filtro?
    eu tentei pelo filtro do mikrotik mais não consigo ele só visualiza a interface ou a conexão pppoe.

    desculpem meu desconhecimento, mais se puderem me esclarecer essa dúvida.

  2. #2

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    Eu consigo essa informação em Interfaces.

    https://i.gyazo.com/d778d528b7b9d045...d619045515.png

  3. #3

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    amigo tem algo errado, se separou os painéis por vlan tem que criar o discador PPPoE na interface vlan, só com isso vc já visualiza normalmente os clientes por setorial

  4. #4

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    eu criei o discador pppoe por vlan, mais quando eu digito la no filtro o nome da vlan, ele só exibe a vlan e não as conexões pppoe a ela associada

  5. #5

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    prezado INT,
    essas informações eu também consigo, mais quando você tem mais de 20 setoriais em toda rede? o mais viável seria fazer um filtro por VLAN e ver quantos conexões pppoe ela tem no momento.

  6. #6

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    o ideal para este tipo de filtragem, independente do sistema usado, mas criar logins setorizados.
    ex. tenho os bairro1, bairro2, vilafinal

    entao crio os usuarios

    [email protected]1
    [email protected]2
    [email protected]nal

    etc...

    entao quando procurar por bairro1, estara apenas os logins com bairro1

  7. #7

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    teoria interessante, mais e quando o cliente mudar de endereço? meu sistema mk solutions permite alterar o login, mais e a consulta de conexões, os relatórios de acesso, que infelizmente perdem com alteração do usuario

  8. #8

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    Para estas situações você não apaga, nem muda o login, e sim desativa e arquiva o login anterior (para historico não só dos acessos, mas de mudanças de endereços do cliente) e cria-se o novo login...

    Caso não queira manter varios logins, pode criar o script para renomear o login dentro do radius_acct, seja por trigger do mysql, ou por bash script

  9. #9

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    Não sei como faria, mas aqui uso radius e vários servidores PPPoE, inclusive o servidor PPPoE muda quando o cliente conecta com um perfil pedindo IP Publico, ou seja, quando é IP Publico vai pra um servidor, quando é IP CGNAT vai pra outro e faço o controle por aí.

    Nunca uso nome de cliente em login e senha, em grande escala isso começa a dar problema. Sugiro que quem esteja começando ou com menos de 1000 clientes use NÚMERO DE CONTRATO como login.

  10. #10

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    andrercmeira: como seria esse script?

  11. #11

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    INT: não é exatamente isso que procuro

  12. #12

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    eu queria apenas quando eu fosse la no menu interface dentro do mikrotik, e eu realizasse um filtro (pesquisa) pelo próprio botão disponibilizado no sistema dos clientes que tão conectado na VLAN filtrada, ou seja tenha a VLAN BNET, quando eu digitar esse nome dentro do filtro ele exibir a VLAN e os clientes conectados a ela correspondente, mais não faz isso, ele exibi apenas a vlan

  13. #13

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    Cara, pensando no seu caso tive uma ideia muito massa usando freeradius e stored procedure no mysql, se já usar freeradius e quiser gastar um tempo em desenvolvimento, me manda um email, [email protected].

  14. #14

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    não uso free radius não.

  15. #15

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    Buenas @alextaws

    Infelizmente não tem como. Não lembro exatamente qual foi a versão que removeram a possibilidade de alterar itens dinâmicos por script (acho que foi por perto da 6.31). Se você usa uma versão que ainda possa alterar itens dinâmicos, da pra fazer um script para classificar as conexões do jeito que você quer, adicionando nas interfaces dos clientes um comentário com o nome da VLAN dele, dai você poderia filtrar por comment digitando o nome de VLAN.

    A partir de agora, a única forma que imagino de você conseguir fazer isso, seria criar vários perfis lá no PPP, um para cada PPPoE Server de cada VLAN, e então você usa um Local Address em cada perfil (IPs diferentes). Assim, você consegue filtrar as conexões PPPoE dos clientes pelo Local Address deles, e então você vai saber de qual VLAN eles vem.

  16. #16

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    Obrigado inquiery, vou testar isso. obrigado pessoal pela força

  17. #17

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    consegui, sua sugestão funcionou, obrigado, até quando não sair uma atualização capaz de classificar como imaginava que seria, essa esta sendo muito últil.

  18. #18

    Padrão Re: Visualizar conexões pppoe por interface VLAN

    Int, Boa noite.
    Pode me ensinar a criar servidor pppoe dentro da vlan?
    se possivel puder postar suas configurações fico muito grato.