+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Limite de Clientes conectados a uma setorial

    Bom dia,


    Tenho o seguinte ambiente:
    - Setorial AM-5G17-90;
    - Rocket M5;


    Consideremos que os clientes terão sinal até -65, CCQ variando de 85% a 100%, visada limpa, e clientes com planos de 2Mb à 5Mb.


    Minha dúdiva é:
    Como saber se minha setorial está ficando saturada ? O que devo analisar ?


    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Limite de Clientes conectados a uma setorial

    A antena em si, ou seja o painel segura quantos clientes você colocar... Agora o Rocket aí a conversa é outra...

    Ele segura até o limite de processamento dele, ou seja, até a capacidade máxima de transmissao 150Mbps em bridge e sem criptografia... Uma conta básica aí é uns 30 clientes... Mesmo porque ele não vai trabalhar em MCS15 o tempo todo, então não vai estar 100% do tempo na taxa máxima de transferência.

  3. #3

    Padrão Re: Limite de Clientes conectados a uma setorial

    Com wpa2/aes qual a banda maxima ?

  4. #4

    Padrão Re: Limite de Clientes conectados a uma setorial

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    A antena em si, ou seja o painel segura quantos clientes você colocar... Agora o Rocket aí a conversa é outra...

    Ele segura até o limite de processamento dele, ou seja, até a capacidade máxima de transmissao 150Mbps em bridge e sem criptografia... Uma conta básica aí é uns 30 clientes... Mesmo porque ele não vai trabalhar em MCS15 o tempo todo, então não vai estar 100% do tempo na taxa máxima de transferência.

    Pois é companheiro, seguidamente tenho lido questões parecidas... Mas quando se compreende que antena é elemento passivo, pode-se dizer que ela aguenta mil ou quantos quiser, como você disse. O que define a questão é o rádio....

  5. #5

    Padrão Re: Limite de Clientes conectados a uma setorial

    Alguem tem relatos de quantos acl pode-se cadastrar nos rocket M5, sei que em nano 5 são de 32 permitidos.

  6. #6

    Padrão Re: Limite de Clientes conectados a uma setorial

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pois é companheiro, seguidamente tenho lido questões parecidas... Mas quando se compreende que antena é elemento passivo, pode-se dizer que ela aguenta mil ou quantos quiser, como você disse. O que define a questão é o rádio....
    A.antena influência, porque. Se for 2x2 suporta mais clientes que 1x1. Antena de duas polaridades trabalha em full duplex envia a recebe ao mesmo tempo. 1x1 envia e depois recebe

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  7. #7

  8. #8

    Padrão Re: Limite de Clientes conectados a uma setorial

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    A.antena influência, porque. Se for 2x2 suporta mais clientes que 1x1. Antena de duas polaridades trabalha em full duplex envia a recebe ao mesmo tempo. 1x1 envia e depois recebe

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App
    Mas aí é construção, projeto ou seja lá o que se chamar. Mas vai continuar sendo uma antena..

    O que vai realmente melhorar o desempenho não é ela ser 2x2 mas sim o rádio..Novamentte é o rádio + banda liberada para cada cliente e que determina quantos vai conseguir.

    A antena vai continuar sendo elemento passivo e não determinante do número de clientes.
    Última edição por 1929; 31-05-2016 às 17:33.

  9. #9

    Padrão Re: Limite de Clientes conectados a uma setorial

    Num sistema 2T2R, usando digamos MCS15, você envia os 3MB que são os dados pra abrir um site, em digamos 0,3 segundos. Em 1T1R, com MCS7, esse tempo seria então digamos 0,6 segundos.

    Se você gasta menos tempo pra enviar os mesmos dados, você pode enviar dados pra mais clientes no mesmo tempo. Se 20 clientes de 3Mbps cada consomem tudo o que um rádio em MCS7 (1T1R) consegue trafegar, ao passa pra MCS15 (2T2R) vai precisar praticamente 40 desses clientes pra chegar no mesmo tráfego agregado.

    O padrão AC abriu mil possibilidades com 3T1R, 4T1R, e acho que vai até 8T2R. A intenção é bem essa, dar download pra muita gente, mas sem exigir um hardware muito parudo como estação (Um smartphone com só 1 chain, conectado num AP de mesa com 4 chains. A etapa de RF do smartphone custa US$ 4 e gasta 0,3W. A etapa de RF do AP custa US$ 40 e gasta 6W. O AP pode esquentar e gastar muito, mas o smartphone tem que gastar o mínimo de bateria). Mesmo que o upload seja feito só em 1 chain, o download agregado de várias estações é GIGANTE em digamos 4T1R, coisa tipo 350 a 400Mbps agregado (Lembra, 4T1R em AC. Dá pra sonhar com mal e mal 10% disso em 2T1R em N). E pode ter esse throughput agregado porque você tem 4 chains enviando, pra enviar uma serie de pacotes que some digamos 2MB leva milésimos de segundo, se tiver 20 clientes a cada 400 milésimos de segundo o rádio já enviou 2MB pra cada, enquanto num sistema 1T1R levaria digamos 160 milisegundos pra enviar esse monte de dados pra 1 cliente, depois mais 160ms pra outro, de modo que em 1 segundo daria tempo pra enviar esse pacote de 2MB pra apenas 6 clientes (Enquanto no 4T1R seriam 20 em menos de meio segundo).

    Mas claro que isso é feature do chipset, a antena todo mundo já disse que é elemento passivo nisso, não é responsável por atender mais ou atender menos clientes.

    Ah, e 2T1R em uso outdoor não é nada vantajoso, por isso não tem a venda setorial com 2 antenas na mesma polarização pra digamos ser uma base pra um Airgrid (Transmite em 2 chains na setorial (2T), recebe em 1 no cliente (1R)), pra uso outdoor com longas distâncias tem que ter isolamento entre os chains, usar antena de dupla polarização é o jeito mais barato.

  10. #10

    Padrão Re: Limite de Clientes conectados a uma setorial

    Obrigado a todos que ajudaram.
    Algumas das minhas dúvidas foram tiradas.