Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Olá a todos,

    Estou com o seguinte problema aqui, compramos 200mb de link para esse link chegar aqui na empresa temos um ptp entre a nossa central e a torre, a questão é que esse ptp só suporta passar 200mb e ja estamos precisando aumentar o link para uns 220mb, minha duvida é, existe a possibilidade de eu colocar um ptp extra, com radios mais simples e passar o mesmo link pelos 2 ptp, e quando chegar aqui na empresa juntar novamente ?? por exemplo, ficaria como esta na imagem abaixo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Project Passagem de LINK 2 radios.png
Visualizações:	164
Tamanho: 	40,0 KB
ID:      	64072  

  2. #2

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Não amigo... Se você separar esses 200mb, mesmo com load balance, ele nunca terá os mesmos 200mb... Exemplo: Você divide esses 200mb em 2 links de 100mb e agrupa eles do outro lado... Sua velocidade será de no máximo 100mb, com a distribuição de carga de trabalho em 2 links...

    Se há a real necessidade de se atingir a velocidade de 200mb, mude seu PTP pra Airfiber... Se não há a real necessidade de atingir essa velocidade, setorize sua rede em vários pontos, distribuindo a carga de trabalho. Exemplo: O setor A da empresa usa 80mb, o setor B usa 50mb e o setor C usa 70 mb... Você divide o link de 200mb em 3. Otimizando o fluxo da rede conforme a necessidade.

    Boa sorte!

  3. #3

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Procure por Bonding Mikrotik, que faz o que quer

  4. #4

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Não amigo... Se você separar esses 200mb, mesmo com load balance, ele nunca terá os mesmos 200mb... Exemplo: Você divide esses 200mb em 2 links de 100mb e agrupa eles do outro lado... Sua velocidade será de no máximo 100mb, com a distribuição de carga de trabalho em 2 links...

    Se há a real necessidade de se atingir a velocidade de 200mb, mude seu PTP pra Airfiber... Se não há a real necessidade de atingir essa velocidade, setorize sua rede em vários pontos, distribuindo a carga de trabalho. Exemplo: O setor A da empresa usa 80mb, o setor B usa 50mb e o setor C usa 70 mb... Você divide o link de 200mb em 3. Otimizando o fluxo da rede conforme a necessidade.

    Boa sorte!
    no caso minha intenção não é separar o link, é fazer ele passar por duas antenas, mas chegar na rb pelo mesmo cabo, por isso o uso do switch...será se não da certo mesmo ?

  5. #5

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Citação Postado originalmente por sgnetararuama Ver Post
    Procure por Bonding Mikrotik, que faz o que quer
    Sim amigo... ele vai agregar os links... mas a velocidade nunca mais será igual... Uma vez afunilada, pra sempre afunilada... Me corrija se eu estiver errado.. mas o Bonding é justamente pra agregar a disponibilidade e distribuir a carga de trabalho...

  6. #6

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Pode-se fazer com bonding ou mesmo balanceando onde a ether1 sai pela antena 1 e a ether2 sai pela antena 2 ae você coloca o peso na antena que passa mais banda

  7. #7

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Citação Postado originalmente por sgnetararuama Ver Post
    Procure por Bonding Mikrotik, que faz o que quer
    Amigo, dei uma pesquisada sobre o Bonding, pelo que vi aqui, o que ele faz é deixar um ptp como slave, ai caso o ptp principal caia o slave entra em ação...mas no meu caso eu preciso dos 2 ptp funcionando ao mesmo tempo... :/

  8. #8

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Citação Postado originalmente por taiendychyvu Ver Post
    Amigo, dei uma pesquisada sobre o Bonding, pelo que vi aqui, o que ele faz é deixar um ptp como slave, ai caso o ptp principal caia o slave entra em ação...mas no meu caso eu preciso dos 2 ptp funcionando ao mesmo tempo... :/
    Minha última contribuição para o tema... Afunilado 1x pra sempre afunilado...

    Se precisar dessa banda toda (quero baixar arquivos a 200mb) exitem 2 opções: Airfiber ou rádio licenciado...

    Se não precisar dessa banda toda (posso baixar arquivos a 10mb em vários locais).. Setorize sua rede... Não há outras opções.

  9. #9

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Bonding em modo balance-rr (há vários modos, esse do enlace slave é active backup) resolve seu problema, mas não é a melhor forma, não aproveita bem os dois PTPs pois parece que ele nivela pelo PTP de menor capacidade (se um PTP suporta 100Mbps e o outro 200Mbps, ele só vai jogar 100Mbps por cada um) e por isso é ideal para juntar duas ou mais conexões com a mesma capacidade e mesmo tempo de resposta.

    A melhor forma é balancear por rotas (ECMP, pesquise sobre), seja manualmente (uma rota default com dois gateways, sendo cada um de um PTP, faixas diferentes para cada PTP) ou OSPF com redistribute default nas duas interfaces dos PTPs.

    Esse método, ECMP, balanceará o tráfego entre os dois ou mais PTPs perfeitamente e lhe permitirá ajustar, jogar mais tráfego para um ou outro, apenas adicionando repetidamente o IP de do gateway por um PTP ou outro na rota default. Para isso tem que ter ajustes manuais de rota, acho que OSPF não tem recursos para fazer esse balanceamento mais detalhado sozinho.

    Pesquise sobre.

  10. #10

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Ou voçê gasta uns 10 mil a 20 mil com ceragom ou usa mikrotik com dois pares de antenas boas para fazer o enlace, amigo voçê pode ultilizar o bonding para fazer esse link agregation, ele funciona normal, esqueça esse cara do afunilamento, aqui tenho dois pares de antenas transportando um link de 300M 150 em cada par de antena faço isso com bonding, existe outras formas, mas ultilizei o bonding.

  11. #11

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Citação Postado originalmente por netonline Ver Post
    Ou voçê gasta uns 10 mil a 20 mil com ceragom ou usa mikrotik com dois pares de antenas boas para fazer o enlace, amigo voçê pode ultilizar o bonding para fazer esse link agregation, ele funciona normal, esqueça esse cara do afunilamento, aqui tenho dois pares de antenas transportando um link de 300M 150 em cada par de antena faço isso com bonding, existe outras formas, mas ultilizei o bonding.
    Me prove que se você agregar 2 links de 10mb você consegue fazer um download a 20mb que eu dou o braço a torcer!!!
    Se você dividir uma estrada de 100km/h em 2 de 50km/h e depois voltar a reunir ela, o que passa nos dois trechos de 50km/h não dá 100km/h.... Pode-se voltar a trafegar em 100km/h depois da união... mas no trecho dividido vai ser sempre 50km/h!!!!

  12. #12

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Pra provar que eu não tô loco... Aqui de outros tópicos falando sobre o mesmo assunto!!!

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Soma de link existe em outra esfera. Entende como soma por exemplo bonding.
    Agora essa soma de link que vc quer na pratica não existe. O balanceamento te da essa impressao porque no caso de provedores existem varios acessos simultaneos, e estes vão sendo dividido entre os links. Quando se visualisa na placa de saida do balanceamento verá um número "somado" que nada mais é que o trafego dividido entre os links existentes.
    Confio no Mikrotik para balanceamento.
    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara talvez eu esteja errado, mais hardware não soma link de jeito nenhum. Pode da uma sensação de maior velocidade pois você vai ta melhor administrando a carga entre os links. Lembrando essa é a minha opnião que pode ta certa, ou errada. Eu uso loadbalance em uma rb450g, o PCC aqui funciona muito bem, sem problema algum.
    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Para somar link, somente configuração de ponta a ponta (voce e a operadora).
    O resto só balanceia. Agora se vc tem um download accelerator e um server balanceando, logicamente vai parecer que está somando, já que nessa situação você está abrindo varias sessões.
    Se você colocar 10 adsls no peplink, no freebsd ou no mk, nenhum deles irá "somar".

    Saudações,
    Citação Postado originalmente por aprinou Ver Post
    soma de link nao existe a nao ser que vc tenha acesso as duas pontas cliente e operadora, ai sim conseguira trabalhar de varias forma pra se ter por exemplo um link de 2mb entregue pela operadora num parks e outro de 2mb entregue do mesmo jeito, as operadoras usao muito o multilink pra isso pois obtem acesso a ambas as pontas, o resto é só impressão, com mikrotik se usando both ports tera essa impressão num down usando um acelerador de downloads, enquanto ao amigo disse que se faz usando freebsd etc etc com mikrotik se faz tudo tranquilamente.
    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    não existe soma de link amigo
    imagna só vc tem 2 link de 1mb
    e vai fazer um download o maximo que vc vai fazer é a 128 kbps
    se vc for fazer 2 download vc tera no maximo 128 bkps em cada download
    pois não tem como vc dividir o arquivo em 2 partes pra vim por cada link
    Afunilou... afunilou já era... Como o pessoal falou... dá uma sensação de velocidade devido a distribuição de carga...

  13. #13

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Me prove que se você agregar 2 links de 10mb você consegue fazer um download a 20mb que eu dou o braço a torcer!!!
    Se você dividir uma estrada de 100km/h em 2 de 50km/h e depois voltar a reunir ela, o que passa nos dois trechos de 50km/h não dá 100km/h.... Pode-se voltar a trafegar em 100km/h depois da união... mas no trecho dividido vai ser sempre 50km/h!!!!
    teimoso não só um pouco né cara, kkk não ia responder pois como já disse usufruo dessa técnica a prova era essa mas não vou postar print de minha rb, não trabalho tentando provar nada para ninguém. eu sou do tipo que só trabalho mostrando em ação devido a distancia não vou poder torcer seu braço,kkkkk

    mas voltando ao que interessa o bonding sim unifica duas ou mais interfaces e cria "1 INTERFACE VIRTUAL E DIVIDE OS PACOTES ENTRE AS INTERFACES DEPENDENDO DO ALGORÍTIMO ESCOLHIDO ASSIM BALANCEANDO AS CARGAS ENTRES AS INTERFACES ESCOLHIDAS".

  14. #14

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    pra provar que eu não tô loco... Aqui de outros tópicos falando sobre o mesmo assunto!!!







    Afunilou... Afunilou já era... Como o pessoal falou... Dá uma sensação de velocidade devido a distribuição de carga...
    se liga meu velho use seu conhecimento não o dos outros !!!!!!!!!!

  15. #15

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    pra provar que eu não tô loco... Aqui de outros tópicos falando sobre o mesmo assunto!!!







    Afunilou... Afunilou já era... Como o pessoal falou... Dá uma sensação de velocidade devido a distribuição de carga...
    preste atenção ai no que os caras estão falando acima, acho que voçê não viu direito, o bonding que eu to falando não é o load balance que esse povo ta comentando, eu to falando em certa forma de um balanceador de carga mas que usa em si um algorítimo para fazer a divisão de envio de pacotes entre as interfaces elegidas.

  16. #16

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Bonding agrega a velocidade sim. O bonding deve ser interessante usando rb com cartões, 1rb 2 cartoes e duas antenas de cada lado.


  17. #17

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Da sim. Pode colocar que funciona.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Dependendo da distancia, hoje em dia temos os rádios com protocolo AC, e com antenas Algcom de 32dbi e rádios mikrotik 922AC consegue até mais de 250Mbps num mesmo conjunto, com distancia de até uns 40KM.

  19. #19
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Passar o mesmo Link por duas antenas diferentes, é possível ?

    Bom dia Galera
    O bonding funciona para enlace para rbs ex:
    vc tem um enlace de 50mb e coloca mais um de 50 mb faz o
    bonding vc vai ter os 100mb, já com link que vc compra da operadora de for da mesma operadora ou PTT vc faz o aggregation que é a mesma coisa que o bonding agora somar link de operadores diferente isto não vai funcionar dependendo do destino ex: copel o teste deles permite múltiplas conexões até vai dar uma sensação que somou, já em destinos que não aceite os múltiplos não vai somar

  20. #20

    Padrão

    bonding mikrotik vc so precisa saber disso o resto é so googlar